Jump to content

[Projeto] SAFT-PT


Recommended Posts

Aqui abro o projeto deste módulo. Espero que aqui sejam postadas todas as contribuições, idéias, imagens, arquivos e tudo o mais que seja julgado pertinente ao assunto.

Em todo módulo, sempre sei qual será o resultado final esperado, assim tenho como me orientar. Nesse caso, nunca vi esse SAFT, tão pouco vi o resultado em ecrã.

Toda informação é importante.

Link to comment
Share on other sites

Como solicitador original para que fosse criado este módulo vou aqui colocar os links já fornecidos que tenho sobre o assunto ;) .

Acrescento ainda que julgo não ser necessário visualizarmos no ecrã através do back-office o ficheiro saft-pt. Apenas temos de o gerar a partir de lá.

Links enviados:

Portal Saft-PT

Validador e Demo Saft-PT


Novos Links:

Validador Oficial das Finanças Portuguesas

Página Oficial do Saft-PT

Saft-PT em Open Source
- diz open source mas pede 39.99€ pelo código fonte e já tem interegação para prestashop disponivel ;)

14620_uNV5BpKH7E10JPafVxwG_t

14621_mXhD0QxIemiAzXLNbwhT_t

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

nao vem colmatar porque necessitas sempre de ter um software... a não ser que vendas unicamente pela net.
Se tiveres uma empresa ou loja física, terás sempre de ter o software...
Acho que este projecto não tem grande interesse para quem pretende:
-Ter um controle de stock:
Gestão de números de série de artigos.
Stock real e stock disponível
Tratamento de lotes
Controle de stocks por artigo/armazém/lote.
Gestão de entradas e saídas em unidades diferentes da unidade de stock.
-Ter uma CC de clientes:
-Ter uma CC de Fornecedores.
-Ter um apuro de ivas para a contabilidade todos os finais de mês.
-Ter mapas de vendas por vários factores
-Tesourarias
E principalmente poder ter apuros de lucros, aquilo que mais me importa é saber num determinado momento quanto ganhei por:
- produto
- por tipo de categorias
- por tipo de documento
- por vendas em um determinado período de tempo.
Compreendo a ideia do exadra mas quem não usar um software para gerir paralelamente a empresa acaba por se perder um bocado. A administração do presta é muito limitada.
E há um factor muito importante, a qualquer momento podemos ficar sem servidor, podemos desconfigurar algo e ficamos limitados.

Aquilo que comecei a fazer foi:
Como tenho um software próprio muito completo e que funciona muito bem... pus o meu programador a inventar uma forma de importar e exportar dados para os presta.

É algo que ainda vai demorar algum tempo mas que vai funcionar.

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu estou a analisar o código para gerar SAFT feito por Rui Gouveia para o Simple Invoices. Contudo, apesar do código ser muito claro, ele é personalizado ás API's nativas do Simple Invoices.

Se unirem vários interessados, $39,99 euros fica barato, adianta o serviço e, transposto a geração em si do SAFT, passaríamos às personalizações para aperfeiçoamento.

Quanto ao código do Rui Gouveia, só procurar pelo nome no Google + SAFT-PT, o ficheiro fica no OSapo.

Link to comment
Share on other sites

nao vem colmatar porque necessitas sempre de ter um software... a não ser que vendas unicamente pela net.
Se tiveres uma empresa ou loja física, terás sempre de ter o software...
Acho que este projecto não tem grande interesse para quem pretende:
-Ter um controle de stock:
Gestão de números de série de artigos.
Stock real e stock disponível
Tratamento de lotes
Controle de stocks por artigo/armazém/lote.
Gestão de entradas e saídas em unidades diferentes da unidade de stock.
-Ter uma CC de clientes:
-Ter uma CC de Fornecedores.
-Ter um apuro de ivas para a contabilidade todos os finais de mês.
-Ter mapas de vendas por vários factores
-Tesourarias
E principalmente poder ter apuros de lucros, aquilo que mais me importa é saber num determinado momento quanto ganhei por:
- produto
- por tipo de categorias
- por tipo de documento
- por vendas em um determinado período de tempo.
Compreendo a ideia do exadra mas quem não usar um software para gerir paralelamente a empresa acaba por se perder um bocado. A administração do presta é muito limitada.
E há um factor muito importante, a qualquer momento podemos ficar sem servidor, podemos desconfigurar algo e ficamos limitados.

Aquilo que comecei a fazer foi:
Como tenho um software próprio muito completo e que funciona muito bem... pus o meu programador a inventar uma forma de importar e exportar dados para os presta.

É algo que ainda vai demorar algum tempo mas que vai funcionar.


no Prestashop tem estatisticas:
- por categoria.
- por produto individual ou em grupo.
- por periodo.
- por fornecedores.
- etc.


Explora melhor a tab das estatisticas... não é tão completa como um programa de facturação, mas já tem muita coisa e depois existem mais módulos para adicionar, sendo apenas uma questão de procura-los e de fazer alguns á nossa medida como o da questão dos Totais por IVA se não exestir nenhum módulo já feito para isso.

Eu como só vou ter loja online prefiro simplificar as coisas e ter só uma base de dados e um programa.

Os backups diários são importantes por diversos factores e um deles é o do server online falhar ;)

Eu vou efectuar um backup diario e assim posso ter a loja em localhost actualizada com o backup da loja online sempre que desejar ;) .

Para quem tem uma loja fisica será mesmo necessario ter um programa de facturação ou entao abre um cliente generico na loja online por onde processa todas as vendas ao balcão.
Link to comment
Share on other sites

Noosa que canseira. estou fazendo uma exêgese no fichheiro saft.php para o simple invoices. Se alguem tiver acesso a outros exemplos, agradeço. Não descarreguei o Colibri, muito grande para ver um ficheiro apenas. E minha conexão é via radio, no notebook, assim, vivo caindo. Mas penso estarno caminho certo. Até a semana que vem quero por aui partes do co´digo,não para discyutir o código em si, mas para acertarmos de onde vem os dados e como apresentálos. Quem tiver um programa de faturamento que gera o saft e conhece seu resultado esperadopoderá ajudar e muito.

Link to comment
Share on other sites



no Prestashop tem estatisticas:
- por categoria.
- por produto individual ou em grupo.
- por periodo.
- por fornecedores.
- etc.


Explora melhor a tab das estatisticas... não é tão completa como um programa de facturação, mas já tem muita coisa e depois existem mais módulos para adicionar, sendo apenas uma questão de procura-los e de fazer alguns á nossa medida como o da questão dos Totais por IVA se não exestir nenhum módulo já feito para isso.

Eu como só vou ter loja online prefiro simplificar as coisas e ter só uma base de dados e um programa.

Os backups diários são importantes por diversos factores e um deles é o do server online falhar ;)

Eu vou efectuar um backup diario e assim posso ter a loja em localhost actualizada com o backup da loja online sempre que desejar ;) .

Para quem tem uma loja física será mesmo necessário ter um programa de facturação ou entao abre um cliente genérico na loja online por onde processa todas as vendas ao balcão.


Olá,

Para facturar as vendas da loja física, no prestashop, usando o modulo superuser se resolve boa parte do problema.

Eu em Espanha utilizo um programa grátis (sem actualizações), do qual somos distribuidores, é o Factusol, não sei se está adaptado para Portugal, mas sei que está para muitos países. Eles tem um modulo grátis para lojas online, só que falta um modulo para fazer a conexão com o prestashop. Tem gente em Espanha já trabalhando neste modulo.
não sei se isto vos pode ajudar a fazer uma aplicação.
a pagina web do Factusol é: http://www.sistemasmultimedia.com/es/factusol.php

cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

Bem,

No que puder ajudar, estou às ordens. Informo apenas que neste momento não tenho grandes recursos para vos ajudar, uma vez que ainda não utilizo qualquer software de gestão nem tão pouco o saft-pt. No entanto tenho por aí o colibri e posso gerar alguns exemplos.

Estou às ordens.

Link to comment
Share on other sites

Mas eu penso que a questão do @Exadra é ter que usar duas bases de dados. Para ele, gerar os relatórios apartir do PS é melhor. Óbviamente um programa e faturação e contabilidade especializado e que gere o SAFt é ótima opção, ainda mais se se conectar diretamente à base de dados do PS.

A discussão está interessante.

Link to comment
Share on other sites

Para quem usa o projecto Colibri, depois de falar com os criadores do software, penso que seja possível uma integração completa. Vejamos, é possível a utilização do Colibri com MySql, penso que desta forma seja mais simples a integração.

O Colibri funciona com postgres ou mysql. Se alojarmos a base de dados no nosso servidor, é possível que seja mais simples a integração.

Falta saber se é possível a edição do Colibri para essa integração. Talvez assim houvesse ainda a possibilidade de inserção de produtos remotamente

Pensando alto? Talvez!

Link to comment
Share on other sites

A questão é estrutura da base de dados. Esse tipo de integração eu pensei em tentar com o Simple Invoices. mas esbarrei nessse problema. De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde, os relatórios serão gerados com dados da base do PS. Eu ensaiei também, muito tempo atrás, consegui, mas não fui adiante, conectar o BrOffice.

Link to comment
Share on other sites

Eu já pensei em falar com o pessola do Colibri para tentar uma interegação com o prestashop, mas eu gosto de simplificar as coisas e preferia que o prestashop fizesse tudo com módulos, para não ter que andar a gerir 2 programas ao mesmo tempo.

Mesmo que se faça a interegação a actualização não é automática....

Com a facturação do Prestashop temos a vantagem de a factura ficar logo disponivel online para o cliente ;)

E assim gerimos tudo a partir do mesmo Backoffice.

Obrigado pela contribuição Joca ;)

Mozack experimenta a gerar um saft-pt e envia para o Ehinarr.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Eu sou assim, quando não resolvo uma coisa num módulo, faço algumas outras em outro. Como gerar o xml está resolvido, agora a alimentação deste com as informações correctas, aí é outro caso. Estou a fezer do meu modo, melhor, do jeito que acho que deva ser...veremos no que vai dar.

Link to comment
Share on other sites

Mas eu nos links que te enviei e postei aqui da ultima vez acho que já referiam essas alterações pois elas entraram em vigor no inicio de Outubro senão estou em erro ...

Aguardo pela evolução do módulo... enquanto ando ás voltas com a criação dos meus produtos no site.

Link to comment
Share on other sites

Sim concordo, pois mudaram varias coisas e regras.
Eles cada vez mais complicam as coisas...
Concordo com o controle, ás fugas que existem, mas nós pequenos acabamos sempre por ser aqueles que mais pagamos.
Um simples software, que permitia fazer um bom controle da nossa empresa, começa por não funcionar pois não esta adaptado a certas medidas e as pequenas software-house para o implementarem tem de subir os preços.

Há tempos um amigo meu, programador, disse-me que as leis trabalham a favor das grandes software-house... começo a dar-lhe razão...

Link to comment
Share on other sites

São os lobbies presentes de todos os sectores presentes na politica que tem o poder de mandar sair leis que os beneficiem ...

Se não houverem mudanças constantes nas regras as empresas deixam de facturar e assim tá sempre a torneira aberta para eles >:(

Link to comment
Share on other sites

Nosso sistema de contabilidade actual é o POC até ao fim do ano, e para simplificar o nosso sistema de contabilidade e ajustar aos outros países como os da união passa então para SNC. Trata -se de um conjunto de normas coerente com as normas internacionais de contabilidade em vigor na União Europeia.

Tenta de pesquisar “SNC” no Google para mais detalhes.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Tenho andado a brincar com o Primavera Express, gratuito, e aquilo é muito bom e já devidamente preparado para o SAFT.

Pretendo mesmo trabalhar em 2 plataformas, o PS e o PRimavera Express. É óbvio que é um pouco chato ter que trabalhar em duas, mas o Express é um programa de facturação quase completo, com tudo o que um pequeno lojista precisa e é muito fácil de usar. Com umas pequenas indicações de um primo contabilista até eu, que sou nabo na contabilidade, mexo naquilo.

Link to comment
Share on other sites

Eu pago ao contabilista para alguma coisa... contabilidade é com ele ;)

eu preocupo-me em vender e facturar e ele trata da papelada toda que é para isso que lhge pagamos...

uma plantaforma já dá que fazer quanto mais duas...

mas se queres duas plantaformas tens o projecto colibri que parece porreiro também ;)

Link to comment
Share on other sites

Eu pago ao contabilista para alguma coisa... contabilidade é com ele ;)

eu preocupo-me em vender e facturar e ele trata da papelada toda que é para isso que lhge pagamos...

uma plantaforma já dá que fazer quanto mais duas...

mas se queres duas plantaformas tens o projecto colibri que parece porreiro também ;)


O Primavera Express é de FACTURAÇÃO unicamente. Um pequeno comerciante por conta própria que não ultrapasse os 10 mil euros de facturação não precisa de grandes contabilidades nem contabilistas para nada.
Link to comment
Share on other sites

mas isso é para quem factura serviços e consegue fugir a facturar muita coisa...

se tiver um negocio a vender artigos e só facturar 10000€ reais num ano então é melhor fechar a porta e ir trabalhar para uma empresa a não ser que tenha uma margem de lucro brutal em que dos 10000€ vendidos o lucro tenha sido de 8000 a 9000€ e o custo da mercadoria tenha sido só 1000 a 2000 € o que mesmo assim daria um ordenado mensal na volta dos 600€ o que é muito pouco mesmo para quem ainda tem de pagar as despesas inerentes ao funcionamento da sua actividade comercial ;)

no meu caso vou facturar peças de automóveis , que se insere num mercado extremamente competitivo e com margens de lucro apertadas. Aqui não á qualquer possibilidade de fuga e é tudo facturado como manda a lei e senão facturar pelo menos 10000€ por semestre o negócio não vai compensar.

o contabilista vai ser sempre necessário... aliás eu já pago a um desde 1998 .... e papelada é com ele que é para isso que recebem uma avença mensal.

no caso dos empresários que não atingem os 10000€ anuais é como você diz :)

fica o aviso... facturem tudo o que é mercadoria como manda a lei porque agora muito do cruzamento de informações já é feito informaticamente e cada vez estão mais perfeitos pelo que facilmente vos apanham na curva. Não se esqueçam que eles podem inspeccionar até 10 anos atrás e daqui a 10 anos eu duvido muito que as coisas não estejam ainda muito mais controladas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Alguém pode me dizer como seria isso:

- Identificação do registo comercial da empresa.
Obtém-se pela concatenação da Conservatória do Registo
Comercial com o N.o do registo comercial no formato "Conservatória/No de Registo").

Como são esses números?

Link to comment
Share on other sites

Ui,

Boa questão. Se não me engano, apesar de estar um pouco fora, a designação, o nif, e registado na conservatória com o numero...

Ex.: WORTEN - EQUIPAMENTOS PARA O LAR, S.A.,
com sede Rua João Mendonça n.º 505, Senhora da Hora Matosinhos, pessoa colectiva n.° 503 630 330,
com o capital social de € 50.000, matriculada no Registo Comercial do Porto, sob o n.° 6824.

É isso?

Estou out nessas coisas de contabilidades e fisco (não estou integrado no sistema) :)

Link to comment
Share on other sites

A identificação do registo comercial é constituido pela numero da matricula na conservatória do registo copmercial da área onde a empresa tem sede...

No meu caso a minha empresa tem a matricula nº 4850/980625 na Conservatória do Registo Comercial de Setúbal.

Este número vem na certidão que eles emitem na altura do registo, que tem uma validade de 6 meses se não estou em erro e deve ser solicitado outra cópia nova sempre que o prazo tenha passado e precisemos do documento para cumprir alguma formalidade legal, mas o numero da matricula mantem-se sempre o mesmo alterando apenas o numero da certidão, sendo que os registos podem vir diferentes caso tenha-se mudado a sede, aumentado o capital, existam dividas da empresa registadas, etc. .

Portanto este numero não resulta da concatenação de outros numeros.

Se essa informação é necessária eu vou criar um campo no back-office e outro na base de dados para poder introduzir esse número de modo a ser utilizado posteriormente no saft-pt ;) .

Link to comment
Share on other sites

O Mozack postou ao mesmo tempo que eu e levantou outra questão...

A informação que ele refere tem que estar sempre presente nos documentos oficiais da empresa, bem como no website.

Acho que poderiamos usar no back office, o campo do registo nos contactos da empresa, para guardarmos essa informação e utilizarmos posteriormente. Se não puder ficar toda junta diz-me que eu crio os campos em separado.

Link to comment
Share on other sites

Amigalhaços!

Para mais detalhes sobre o assunto do número da conservatória é que agora a novas empresas constituídas tem o mesmo número que o do contribuinte (NIF) ou RNPC (registo nacional de pessoa colectiva) para simplificar.
É necessário colocar um campo para a o nome da cidade ou conselho onde se encontra a sede da empresa.

Link to comment
Share on other sites

Os detalhes acima já os tenho. Mas estou a enfrentar um probleminha: Onde estão os totais das facturas de cada compra? Eu os proocurei em duas tabelas: ps_order_slip e ps_order_slip_detail, mas apenas encontrei o shipping_cost (custo do frete).

Link to comment
Share on other sites

não conheço mas podemos criar uma a partir do tutorial para o numero de contribuinte do camonteiro no prestashop brasil ;)

eu criei várias mascaras para a fase de registo de um novo cliente a partir deste tutorial ...

é só editar o ficheiro mascara.js que está no tutorial e colocar lá a mascara para esse campo e chama-la depois no teu módulo.

acho que a mascara seria do genero:

$('input[@name=matricula]').mask('99999/999999');



mas temos o problema do novo tipo de matricula levantado ainda á pouco e aí a mascara já não funciona.

Link to comment
Share on other sites

Boas Ehinarr!

Dá uma espreitadela no fórum francês para a colocação do número contribuinte intra-comunitário. Falam do número do SIRET que é equivalente ao nosso registo comercial. Penso que esta dica pode ajudar.

http://www.prestashop.com/forums/viewthread/26530/installation_configuration_et_mise_a_jour/tutorial_ajouter_un_champ_tva_intracommunautaire_obligatoire

Meus cumprimentos

Chico Vilar

Link to comment
Share on other sites

Eu desisti da máscara, seria desnecesário. Assumindo que o nr é algo como 9999/999999, eu usei o seguinte código para tratamento de erros ( a m=ascara serviria a isso):

if (!preg_match("^[0-9]{4}/[0-9]{6}$^", $_POST['registo']))



Desta forma aceiraria apenas números e a barra (/).

Contudo não ficou estéticamente bem no arquivo gerado. Por isso retornei à entrada desse número sem a barra, verificando se é número ou não.

if (!is_numeric($_POST['registo']))



Essas validações (tratamento de erro), eu gosto de as fazer sempre ao máximo no lado servidor (php). Eu não confio muito no java, tampouco no que o usuário digita.

Link to comment
Share on other sites

Ehinarr,

Está certo o facto de ter um número sem a barra (/) porque em geral só se mete os primeiros algarismos da matricula. Mas o que é necessário de colocar é o local da Registo comercial por exemplo: Setúbal, Lisboa ou Porto. e no caso de uma nova sociedade (feita na hora ou não) o numero do registo comercial é o mesmo do contribuinte (NIF ou RNPC).

Link to comment
Share on other sites

Não sei o que se passou mas deixei de receber emails com as notificações dos posts ....

Para o CHICOVILAR:

Tutorial do camonteiro no forum brasileiro para adicionar um campo no registo de um novo cliente ver aqui

Tutorial para colocar mascara nos campos ver aqui

Esse numero de contribuinte Europeu vai entrar em vigor em Portugal?


Para o Ehinarr:

Essa solução até é melhor por causa de o numero da matricula agora ter passado a ser igual ao numero de contribuinte nas empresas constituidas recentemente ;)

Link to comment
Share on other sites

Nossa, quantas mudanças. Bom, eu deixo aqui o módulo gerando apenas a heades do xml, ainda não filtrando pr exercício.

Na verdade falta muito ainda. As funções estão presentes, mas ainda com muitos erros. Por isso eu as comentei e deixei apenas o bloco header.

Instalem e façam as considerações e sugestões de ajustes nescessárias para que fique perfeito o bloco, a fim de passarmos para o próximo (clientes). Obsservem também a estrutura do xml, principalmente o cabeçalho, acho que falta algo.

Editado: Esse ficheiro xsd me dá dor de cabeça. Aguém consegue entender?

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/272B6516-20CD-41A5-B144-38741DA9555B/0/SAFTPT_1_01.xsd

saft1.0.zip

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já instalei com sucesso.

Gostaria de ver a opção para gerar o ficheiro saft-pt numa das tabs do back-office, pois convem que fique visivel aos fiscais das finanças quando nos vierem fiscalizar ;)

Em relação ao ficheiro era mesmo bom que se conseguisse um exemplo para se puder comparar e avançar ...

Será que ninguém poderá facultar um saft-pt gerado do vosso software de gestão para pudermos comparar? Enviem por PM para o Ehinarr ou para mim se quiserem manter os dados do mesmo confidenciais.

Obrigado :)

Link to comment
Share on other sites

Ehinarr,

estou a preparar um exemplo de extracção de ficheiro saft-t-pt da minha aplicação para que possas analisar. amanhã já tens isso!

Estás no bom caminho, agora só falta alguns ajustes.

Aqui faço um apelo ao malta "tuga" para colaborar, mesmo seja no mais pequeno contributo.

Agradeço-te desde já o teu esforço.

chicovilar

Link to comment
Share on other sites

Assim mesmo é que se fala CHICOVILAR :)

Os tugas em geral tem um pequeno defeito... gostam muito de receber, mas na altura de contribuir com algo mesmo que não seja dinheiro é complicado :(

Mas aposto que quando o módulo tiver pronto vai bater recordes de download...

O que vale é que ainda existem tugas que compreendem o espirito inerente a este tipo de comunidade ;)

Desde já agradeço a tua disponibilidade :)

Link to comment
Share on other sites

Ehinarr

Como prometido, segue junto um extracto da minha aplicação. Claro que fica este ficheiro, por causa de confidencialidade, reduzido de facturas, clientes e produtos. Afinal só tens o essencial.

É necessário criar, no modulo, um "validador" de xsd para xml que vai fazer a comparação do ficheiro produzido com a estrutura de base fornecida pelas finanças. eu penso que isto é fácil de efectuar. por isso, mando junto um código que poderás alterar para que funciona para a nossa aplicação.

Agora é só progredir este modulo.
Mãos-a-obra.

Atentamente,

Chicovilar

PHP AND XML.zip

Link to comment
Share on other sites

Exadra até que ponto a nivel contabilistico tem validade as facturas emitidas a partir do prestashop???
Há algo aqui que me esta a fazer confusão.

Segundo um contabilista estas facturas deveriam obrigatoriamente de ter um registo paralelo num software registado.

Acho que seria importante, informares-te desta validade, talvez consultar a ASSOFT seria o ideal e mais seguro.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou comparando o que foi feito com esta portaria. É muito útil e explicativa. pelo que percebo, a minha header foi quase hole in one.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/140E9467-DF8B-46DA-BE14-CB666CBEF319/0/Portaria_1192-2009.pdf



esta é a melhor fonte de todas porque é a oficial ;)

estive a ler a legislação e penso que o nosso sistema de facturação é o da autofacturação, pois é o programa que emite a factura sem a nossa intervenção.

tenho de investigar a duvida levantada pelo TASG, falando com o meu contabilista e consultando as finanças e a lei que rege a facturação.
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

como já tinha enviado, mas volto a colocar novamente o FAQ que foi feito pela assoft e as finanças sobre o tema. Para o meu entendimento é que o PS é também um sistema de facturação e é necessário a colocação de extracção do saf-t-pt.
Como a validação é feita sobre a base do ficheiro XSD fornecido, neste caso pela finanças, e cumprindo todos os requisitos do manual estaremos na legalidade. Também, o PS é de código aberto (OPEN SOURCE) poderemos para mais segurança no tipo de licenças podemos colocar este situação na parte do forúm TAXES & LAWS para que esteja integrado no PS.

Com paciência, vamos lá chegar.....

Atentamente,
Chicovilar

faq.pdf

Link to comment
Share on other sites

Eu até me lembrei do projecto colibri que também é open source e é sobre contabilidade e facturação ;)

Depois de o saft-pt estar pronto comunicamos ao team prestashop para ser interegado na licença e até o podem aproveitar para outros paises com os necessários ajustes ;)

Link to comment
Share on other sites

que obriga a interegrar o saft-pt isso eu sempre soube e está escrito aqui no tópico ;)

a questão que o TASG levantou é se é obrigatório efectuar algum registo para que a facturação do prestashop, mesmo com saft-pt, possa ser usada com validade em termos legais.

Link to comment
Share on other sites

Pode, segundo que li, até 100mil euros anuais, depois com valor mais elevado, o software de facturação tem que ser certificado. Haveria um problema de não poderíamos utilizar este tipo de aplicação seja o prestashop, magento ou outro (open source), que nesta situação meteria em causa a nossa dedicação e trabalho nesta comunidade.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda não tive termpo para ler nada nem telefonar para me informar... chegaste a ver o que é necessário para certificar o software?

Se não fosse muito complicado e oneroso poderia tentar-se faze-lo nem que para isso tivesse-mos que criar um módulo de facturação para o prestashop e certificava-se só o módulo ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boas companheiros!

Estou de volta e, naquilo que estive a ler com relação a licença do Prestashop onde vai se inserir o módulo é uma licença vasta e que dá abertura de utilização muito livre do tipo OSL3.
Deixo uma ligação de um assunto já debatido no fórum francófono: http://www.prestashop.com/forums/viewthread/15222/discussion_generale/licence_des_modules_presta
E também as carecteristicas oficiais desta licença: http://www.opensource.org/licenses/osl-3.0.php
Aguardo dos vossos comentários
Atentamente
Chico Vilar

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que a utilização do módulo interegado no prestashop não tem qualquer problema de compatibilidade com as licençasa do programa...

Aliás o autor do módulo até pode impor licenças diferentes das do prestashop, pois o módulo é da sua autoria e elel é que decide sobre que tipo de licença o vai disponabilizar ;)

Se for necessário legalizar o módulo em Portugal teremos que ver as exigencias para a sua legalização:

- se implica legalizar todo o programa?

- se implica legalizar só o módulo?

Consoante o caso e a forma como o Ehinarr disponabilizar o módulo, informaremos o team do Prestashop e então se verá como proceder.

Poderá ser o Team Prestashop a Legalizá-lo ou quem o desenvolveu e como isso tem custos passará a ser um módulo pago.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou a acompanhar atentamente o desenrolar o desenrolar desta discussão. Ainda preciso de um bom exemplo para continuar. Senão, como saber se estou certo? Mas não acho que este módulo deva ser pago.


A ser pago só no caso de haver a necessidade de o legalizar em Portugal e como isso acarreta custos teria que se optar por essa solução sendo o autor um dos beneficiários e quem o legalizasse o outro beneficiario.
Link to comment
Share on other sites

No módulo que disponibilizei, pode-se perceber que as funções estão todas prontas para uso. Ou seja, o trabalho está práticamente feito. Eu trabalhei horas a fio a fim de deixar o módulo o mais adiantado possível. Falta-me para o que olhar e ver onde chegar... Até hoje, não vi um ficheiro SAFT completo pelo qual me orientar. Os documentos oficiais são sim um bom norteador, mas nada como um bom exemplo...Olhem o ficheiro saft.php e verão que está 80% pronto.

Link to comment
Share on other sites

Eu gostava bastante de te ajudar com o exemplo mas não tenho como arranjar um exemplo completo, pois todos tem medo de dar um exemplo verdadeiro de um ficheiro saft-pt da sua contabilidade.

Penso que o problema que se passa aqui é igual .... ninguém quer dar um exemplo real e assim fica dificil completar o módulo, mas garanto-te que depois de estar pronto muitos deles vão usa-lo sem terem contribuindo com nada e todos eles podem fornecer o exemplo do saft-pt :(

Mais uma vez vou afirmar... ENVIEM UM EXEMPLO COMPLETO PARA MIM OU PARA O EHINARR POR PM OU EMAIL QUE ASSIM NÃO O EXPÕEM A TODOS E A INFORMAÇÃO FICA CONFIDENCIAL E SÓ SERÁ USADA PARA ACABAR O SAFT-PT.

Desde já o meu obrigado a quem o fizer :)

Link to comment
Share on other sites

Cmo eu disse, o xml está já a ser gerado. Em que pese que atualmente apenas a header (cabeçalho), as funções para compôr o corpo do xml estão práticamente todas prontas. Questão de adaptação e tentativa e erro. mas vou paripassos.

Link to comment
Share on other sites

Eu, já tinha deixado, aqui, um extracto do saf-t-pt do meu sistema post #68. Claro, este está reduzido em clientes, fornecedores, produtos etc. Mas para a semana, o meu sistema ERP vai ser actualizado e, neste caso vou extrair um exemplo com a nova versão do saf-t-pt.
Deixo, abaixo, uma captura de ecrã do meu actual sistema para exemplo.

18265_YgK3W1LGAMMIEP5id90x_t

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Eu, já tinha deixado, aqui, um extracto do saf-t-pt do meu sistema post #68. Claro, este está reduzido em clientes, fornecedores, produtos etc. Mas para a semana, o meu sistema ERP vai ser actualizado e, neste caso vou extrair um exemplo com a nova versão do saf-t-pt.
Deixo, abaixo, uma captura de ecrã do meu actual sistema para exemplo.


Caro Chico,

Por acaso não tem já por aí a versão saft 1.01? Também ando à procura de um exemplo para implementar esta versão no software da facturação proprietário da minha empresa.

Se entretanto conseguir eu desenvolver, posto aqui o exemplo.

Cumprimentos,
DB07
Link to comment
Share on other sites

Eu, já tinha deixado, aqui, um extracto do saf-t-pt do meu sistema post #68. Claro, este está reduzido em clientes, fornecedores, produtos etc. Mas para a semana, o meu sistema ERP vai ser actualizado e, neste caso vou extrair um exemplo com a nova versão do saf-t-pt.
Deixo, abaixo, uma captura de ecrã do meu actual sistema para exemplo.


Caro Chico,

Por acaso não tem já por aí a versão saft 1.01? Também ando à procura de um exemplo para implementar esta versão no software da facturação proprietário da minha empresa.

Se entretanto conseguir eu desenvolver, posto aqui o exemplo.

Cumprimentos,
DB07


TAMBÉM NO POST #71
Link to comment
Share on other sites

Eu, já tinha deixado, aqui, um extracto do saf-t-pt do meu sistema post #68. Claro, este está reduzido em clientes, fornecedores, produtos etc. Mas para a semana, o meu sistema ERP vai ser actualizado e, neste caso vou extrair um exemplo com a nova versão do saf-t-pt.
Deixo, abaixo, uma captura de ecrã do meu actual sistema para exemplo.


Caro Chico,

Por acaso não tem já por aí a versão saft 1.01? Também ando à procura de um exemplo para implementar esta versão no software da facturação proprietário da minha empresa.

Se entretanto conseguir eu desenvolver, posto aqui o exemplo.

Cumprimentos,
DB07


TAMBÉM NO POST #71



Boas,

O que tem nesses posts são versões antigas (PT_1.00_01). Se for eu que estou a ver mal, as minhas desculpas.

Entretanto já fiz o meu, está validado pela aplicação da DGCI. Deixo aqui se ser jeito a alguém.

SAFTteste.zip

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...
×
×
  • Create New...