Jump to content

Desativar produtos ou não? Estratégia de SEO


Recommended Posts

Olá tenho uma dúvida quanto SEO dos produtos e o Prestashop.

 

Quando tenho um produto e ele sai do estoque, eu costumo desativar os produtos para que deixem de aparecer no site, evitando que o cliente veja um monte de produtos indisponíveis no momento.

 

Porém, ao desativar um produto as opções que tenho são: pagina 404 ou redirecionamento 301 e 302. Sempre me recomendaram evitar estas opções para SEO, uma vez que a página antes indexada e agora não existe penaliza o site.

 

Existe alguma opção no presta para que quando um produto saia de estoque ele deixe de aparecer no site, mas sua URL continue ativa (sem a opção de comprar, claro)?

 

Agradeço toda a ajuda e ideias que possam ter.

 

abs.

Link to comment
Share on other sites

Nao desative completamente. Simplesmente desative "disponível para compra". MAS isso somente se o produto ainda estiver a venda. Se nao mais existir entao melhor desativar completamente.

 

PS: o seu avatar é a igualzinho a minha coelhinha "crumble"

 

Obrigado pela resposta selectshop.at, o problema é que desta forma os produtos continuam ativos para os clientes na pagina da categoria de produtos. Falo por experiência que isso é um tanto irritante para os clientes, ver um produto que não podem comprar porque esta indisponível.

 

Uma sugestão que deram é de mover os produtos para uma categoria "Fora de Estoque", mas isso demanda muito trabalho e dependendo da quantidade de produtos e rotatividade de estoque fica inviável a atualização manual.

Link to comment
Share on other sites

Outra opcao é trabalhar com estoque. Estoque 0 = mensagem "fora de estoque" automaticamente no produto e sem possibilidade de compra. Vc. além disto ativa o módulo de mensagens para produtos fora de estoque e o usuário pelo menos poderá enviar uma pergunta para previsao de disponibilidade. Isto cria mais confianca na sua loja....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá.

 

Minha sugestão: Você configura sua loja para vender somente produtos com estoque, caso o produto esteja esgotado, exibe uma mensagem de esgotamento e um botão de "avise-me quando chegar", assim como é em super stores. Agora, nas páginas em que exibe os produtos(category, homefeatured etc.), você simplesmente altera a página para exibir somente os produtos que possuem produtos em estoque. Simples.

 

Alternativa tpl ex: {if $product.quantity_all_versions > 0}{/if}

 

Assim, se o google indexar um produto que posteriormente acabou o estoque, quando o cliente acessar o link do google verá a página de esgotamento. Se o cliente acessar diretamente pelo domínio, o produto não vai aparecer nem na pesquisa, nem nas categorias.

 

Essa medida permite que somente os clientes que vierem da página de algum produto do Google, vejam o produto esgotado. Quando o google varrer sua loja novamente, o mesmo não encontrará mais o produto esgotado para indexar.

 

Obs: Utilize o webtools do google com sitemap atualizado para um melhor resultado.

 

Boa sorte.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá.

 

Minha sugestão: Você configura sua loja para vender somente produtos com estoque, caso o produto esteja esgotado, exibe uma mensagem de esgotamento e um botão de "avise-me quando chegar", assim como é em super stores. Agora, nas páginas em que exibe os produtos(category, homefeatured etc.), você simplesmente altera a página para exibir somente os produtos que possuem produtos em estoque. Simples.

 

Alternativa tpl ex: {if $product.quantity_all_versions > 0}{/if}

 

Assim, se o google indexar um produto que posteriormente acabou o estoque, quando o cliente acessar o link do google verá a página de esgotamento. Se o cliente acessar diretamente pelo domínio, o produto não vai aparecer nem na pesquisa, nem nas categorias.

 

Essa medida permite que somente os clientes que vierem da página de algum produto do Google, vejam o produto esgotado. Quando o google varrer sua loja novamente, o mesmo não encontrará mais o produto esgotado para indexar.

 

Obs: Utilize o webtools do google com sitemap atualizado para um melhor resultado.

 

Boa sorte.

 

Oi Luiz, obrigado por postar sua solução, fiz algo parecido utilzando um trigger no SQL, mas ainda não está do jeito que gostaria. 

 

Tenho alguns produtos que trabalho sob encomenda, estes estão com estoque 0, mas habilitados para venda mesmo sem estoque. Gostaria que estes produtos aparecessem na lista de busca e das categorias.

 

Alias, a ideia de colocar a opção "avise-me quando chegar" é uma ótima, mas preciso de um modulo para isso correto?

 

abs.

Link to comment
Share on other sites

Oi Luiz, obrigado por postar sua solução, fiz algo parecido utilzando um trigger no SQL, mas ainda não está do jeito que gostaria. 

 

Tenho alguns produtos que trabalho sob encomenda, estes estão com estoque 0, mas habilitados para venda mesmo sem estoque. Gostaria que estes produtos aparecessem na lista de busca e das categorias.

 

Alias, a ideia de colocar a opção "avise-me quando chegar" é uma ótima, mas preciso de um modulo para isso correto?

 

abs.

Sim, integrado em Prestashop, ou seja módulo nativo. Basta ativar e configurar:  back-office -> aba "módulos" -> procure lá por "alertas de correio" -> Notificações do Cliente = Ativar

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

Eu prefiro não desabilitar, mesmo que não venda mais o produto. Isso pode gerar uma rejeição, mas com os produtos similares abaixo, o usuário pode até continuar navegando.

 

Eu deixo ativo, mas desabilito a opção disponível para compra e desmarco a opção mostrar preço.

 

Além disso, no select visibilidade deixo a opção somente localizar, o que faz com que o produto não apareça no catálogo, e continue nas buscas orgânicas sem dar o erro 404.
 

Espero ter ajudado, e se eu estiver enganado, por favor me corrijam.

 

Abraço.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...