Jump to content

Aumentar desempenho do prestashop 1.6


Recommended Posts

Olá pessoal quais são as regras básicas para ter o maior desempenho no prestashop 1.6? Digo no quesito rapidez no carregamento das páginas, velocidade geral do site?

 

Estou utilizando hospedagem compartilhada na locaweb e as vezes acho que o site engasga.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  1. Um Servidor próprio (VPS ou dedicado), em um bom Datacenter no seu país, bem configurado, com PHP / MySQL nas versões atuais e, se possível, balanceamento de carga (Load balancer);
  2. Um sistema de cache muito bem configurado (Memcache / APC / OpCache);
  3. Servidores de mídia (Configurado em subdomínios ou em outro servidor). Esta opção triplica as chamadas de arquivos do servidor, mas  requer um Certificado SSL do tipo WildCard, para subdomínios;
  4. Configurar corretamente as opções de Cache e compressão (Admin > Parâmetros Avançados > Desempenho);
  5. Não carregar muitos produtos por página, especialmente na Home;
  6. Compactar imagens e utilizar CSS Sprites quando possível;

Aqui tem muitas dicas:

https://www.prestashop.com/forums/topic/236128-tutorial-servidor-configura%C3%A7%C3%A3o-m%C3%ADnima-para-prestashop/

https://www.prestashop.com/forums/topic/215803-dica-configura%C3%A7%C3%A3o-do-servidor-com-phpini-optimizado-para-prestashop/

 

Fora isso, não pode ter nenhum Erro de PHP em módulos ou overrides.

Módulos mal-desenvolvidos eventualmente podem gerar bugs que atrasam o processamento do servidor, e geralmente são difíceis de analisar.

 

Esqueci alguma coisa? 

Link to comment
Share on other sites

Daniel estava vendo as configurações Admin > Parâmetros Avançados > Desempenho

 

Na opção CCC (COMBINAÇÃO, COMPRESSÃO E CACHE)

 

Todos os meus estão desabilitados sabe se melhoraria se eu habilita-se?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Algumas configurações vão depender muito do número de produtos, módulos instalados e número de visitantes, então o ideal é ir fazendo testes constantes.

 

As coisas básicas que eu recomendaria seriam:

 

PHP 5.4 - ainda não recomendaria a 5.5 para o prestashop

Um bom servidor Linux sem limite para configurações (fique longe de Windows e de hospedagens compartilhadas)

2 a 4 CPUs (Se você faz muitas atualizações de preço, importação/exportação em massa de produtos etc, você vai precisar de mais/menos CPU).

Media server configurado

Sistema de cache

Eliminar módulos mal escritos ou sem utilidades

Compressão otimizada das fotos

Link to comment
Share on other sites

Algumas configurações vão depender muito do número de produtos, módulos instalados e número de visitantes, então o ideal é ir fazendo testes constantes.

 

As coisas básicas que eu recomendaria seriam:

 

PHP 5.4 - ainda não recomendaria a 5.5 para o prestashop

Todas as minhas lojas rodam com php 5.5.9 ou 5.5.24. O que eu nao recomendo é php 5.6.x e Prestashop 1.6.1., já versoes PS inferiores (PS 1.6.0.X) rodam sem problemas com php 5.6.x

 

PS 1.6.1. nao mais sustenta sistema Cache (APC ou outro), pois a partir da versao php 5.4 automaticamente se instala fast-gci e opcode cache que sao mais poderosos que módulo de cache extra. PS 1.6.1. nao roda de jeito nenhum com APC ou outro sistema de cache. memcached nao deveria ser usado de qualquer forma, independente da versao PS em uso, pois este sistema além de aumentar constantemente o tamanho do seu webspace, deixa muito a desejar.

Link to comment
Share on other sites

APC ainda é suportado sim pelo PS 1.6.1, por isso que eu recomendei PHP 5.4.  Então vai depender do sistema cache que você vai utilizar. O APC foi substituído pelo Zend Opitimzer (opcache), mas o APC é bem mais rápido então mais uma razão para utilizar a PHP 5.4 por enquanto.

 

Para PS 1.6.1 o Memcached funciona muito bem. Já para versões anteriores ele não é recomendável: http://build.prestashop.com/news/prestashop-1-6-1-0-performances/

Link to comment
Share on other sites

APC ainda é suportado sim pelo PS 1.6.1, por isso que eu recomendei PHP 5.4.  Então vai depender do sistema cache que você vai utilizar. O APC foi substituído pelo Zend Opitimzer (opcache), mas o APC é bem mais rápido então mais uma razão para utilizar a PHP 5.4 por enquanto.

 

Para PS 1.6.1 o Memcached funciona muito bem. Já para versões anteriores ele não é recomendável: http://build.prestashop.com/news/prestashop-1-6-1-0-performances/

APC não mais é suportado. Vc. deve estar tendo algo no cache, se fez um upgrade. Agora nem com php 5.5. e PS versão 1.6.0.14 ele funciona mais, depois de ter deletado todo o cache (flush cache no servidor) e deletado o cache no back-office. Veja aqui a confirmação oficial pelos desenvolvedores do Prestasho, que APC não mais funciona ( e também não os outros módulos de cache).  https://www.prestashop.com/forums/topic/448978-prestashop-1610-a-new-level-of-performances/page-2

 

O memcache não recomendo para versão Prestashop nenhuma, pois ele além de expandir o espaço necessário no disco ele dá problemas com muitos módulos e não cachea corretamente, o seja é um compromisso para servidores mal configurados.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

APC não mais é suportado. Vc. deve estar tendo algo no cache, se fez um upgrade. Agora nem com php 5.5. e PS versão 1.6.0.14 ele funciona mais, depois de ter deletado todo o cache (flush cache no servidor) e deletado o cache no back-office. Veja aqui a confirmação oficial pelos desenvolvedores do Prestasho, que APC não mais funciona ( e também não os outros módulos de cache).  https://www.prestashop.com/forums/topic/448978-prestashop-1610-a-new-level-of-performances/page-2

 

O memcache não recomendo para versão Prestashop nenhuma, pois ele além de expandir o espaço necessário no disco ele dá problemas com muitos módulos e não cachea corretamente, o seja é um compromisso para servidores mal configurados.

 

Então qual você indica ser a melhor opção?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...