Jump to content

Duvida com devolucao - Qtdade Fisica, Usavel, Real


Recommended Posts

Bom dia pessoal.

Mudamos nosso sistema para o prestashop a pouco tempo, até então tudo tranquilo.

 

Minha duvida é com relação a devolucao de mercadoria/cancelamento de pedido.

 

Suponhamos que um cliente entre em nossa loja e faz um pedido de um produto X em que temos 2 unidades disponiveis hoje.

 

Ele pensa melhor e resolve CANCELAR o pedido.

 

Quando altero o status do pedido para DEVOLVIDO, o valor da venda automaticamente sai do sistema. OK.

 

Quando verifico a gestão do estoque( saber se retornou a disponibilidade do produto para venda) atraves do menu ESTOQUE-GESTAO DE ESTOQUE ele me lista 2 unidades disponiveis. OK.

 

Porem quando entro no "STATUS ATUAL DO ESTOQUE" e seleciono o produto em questao, ele me apresenta:

QTDADE FISICA 2 

QTDADE USAVEL 2

QTDADE REAL 1

 

Alguem sabe me responder PORQUE quantidade real = 1? sendo que o pedido foi marcado como devolvido?

 

Link to comment
Share on other sites

Está usando o estoque avançado ?

 

O prestashop reserva produtos que foram vendidos e ainda não foram entregues. Assim que o cliente receber a mercadoria, só aí é que poderá devolver. Após a devolucao, vc. é que libera o produto adicionando este novamente ao estoque através da função de devolução.

 

Para usar a devolução, deverá ativar a mesma. Aba "compras -> devoluções de mercadorias -> ativar devoluções.

Fez alguma alteração nos Status dos pedidos ? Aba "compras -> status" ?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Está usando o estoque avançado ?

 

SIM.

 

O prestashop reserva produtos que foram vendidos e ainda não foram entregues. Assim que o cliente receber a mercadoria, só aí é que poderá devolver. Após a devolucao, vc. é que libera o produto adicionando este novamente ao estoque através da função de devolução.

 

Certo, marquei o produto como ENTREGUE, Depois Marquei como pedido cancelado. "FUNCAO DEVOLUCAO" a qual vc se refere, é o menu COMPRAS - DEVOLUCAO DE MERCADORIA? Não consigo adicionar uma devolucao lá.  Aparece opcao ATIVAR DEVOLUCAO (S/N) - LIMITE DE VALIDADE E PREFIXO NA LISTA ABAIXO. NA LISTA ACIMA, em que deveria incluir as devolucoes, nao da para adicionar, aparece nenhum registro encontrado na listagem. ( logado como ADMIN)

 

Para usar a devolução, deverá ativar a mesma. Aba "compras -> devoluções de mercadorias -> ativar devoluções.

Esta ativado.

 

Fez alguma alteração nos Status dos pedidos ? Aba "compras -> status" ?

Apenas adicionei 2 opcoes EXTRAS para clientes que ja sao cadastrados e que efetivam pagamentos parciais, mas nao editei nenhum dos status anteriores e os que criei nao foram marcados em momento algum no Pedido. Criei o Pedido ja com STatus ENTREGUE ( retirada local) e depois alterei para DEVOLVIDO.

Edited by selectshop.at
por efeitos de respeito aos usuários e regras do fórum , evite de usar escrita vermelha. (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Vc. não consegue adicionar uma devolução, pois o pedido não estava marcado com entregue. Deverá seguir os steps de acordo com os passos que vem primeiro.

 

Qual a versão Prestashop em uso ? O uso do estoque avançado é realmente necessário ? Este somente complica a coisa.

 

Nos status vc. não fez nenhuma alteração? Tem certeza ? Ponha aqui um screen da sua configuração dos status.

Link to comment
Share on other sites

Vc. não consegue adicionar uma devolução, pois o pedido não estava marcado com entregue. Deverá seguir os steps de acordo com os passos que vem primeiro. 

 

Deixa ver se entendi. Preciso entao fazer a devolucao apenas com o status do pedido marcado como ENTREGUE? Depois de alterado para DEVOLVIDO, posso voltar a ENTREGUE e efetivar a devolucao entao?

 

Qual a versão Prestashop em uso ? O uso do estoque avançado é realmente necessário ? Este somente complica a coisa.

1.6.1.3, Não tenho certeza, começamos já usando o avançado e até então funciona bem, meu problema é apenas na devolucao ou cancelamento. Estou quase zerando o estoque todo do produto e fazendo de novo.

 

 

Nos status vc. não fez nenhuma alteração? Tem certeza ? Ponha aqui um screen da sua configuração dos status.

Estou colocando o print do Status e das outras telas.  Assim vai conseguir entender exatamente meu problema. A questao é no produto FULL METAL D1 BRANCA/VERMELHO TAMANHO XL.

ESTOQUE-GESTAO DO ESTOQUE -> Marca 6 unidades total, sendo 2 unidades XL o que esta CORRETO.

ESTOQUE-STATUS ATUAL DO ESTOQUE -> 6 unidades FISICAS, mas apenas 5 REAIS, sendo apenas 1 unidade XL ( correto seriam 2 pois foi devolvida uma venda de uma)

PRODUTO -> LISTA APENAS 5 UNIDADES COMO DISPONIVEIS, OU SEJA, esta usando a quantidade REAL que no caso esta incorreta porque a devolucao nao entrou.

 

 

YxCDmlb.jpg?1

 

 

EIpDH5Q.jpg?1

 

cETCfNy.jpg?1

 

AXw1ysF.jpg?1

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Quais os status que usou ? Estes adicionados como ID 16-22 para marcar os seus pedidos, ou os nativos com ID 1-15 ?

 

E quais sao os status de devolucao em uso (veja screen) ?

 

Bom dia. Verifiquei agora e os status usados eram de IDS 16-22.  " ENTREGUE" e DEVOLVIDA". Devo tentar voltar ao ststus nativo ENTREGUE e tentar efetivar a devolucao?

 

attachicon.gifdevolucao.png

Veja que os seus status estao mexidos. Anexei um screen para os status que vem com a configuracao nativa. Compare e altere de acordo.

 

attachicon.gifstatus.png

 

Comparei e apenas a fatura do BACKORDER dos nativos estava diferente, ja coloquei os nativos todos iguais.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...