Jump to content

Recommended Posts

Sou novo no prestashop, mas não consigo entender certas coisas.  Se alguém puder, por favor, me informe:

 

- Por que uma plataforma como essa não funciona, pelo menos dentro do padrão básico ?

 

- Por que o BO do Prestashop é leeeeento e nem sempre consegue carregar uma página ?

Já fiz todas as alterações que me disseram para otimizar o bicho e nada !  Ainda vejo os botões girarem eternamente... as páginas não serem carregadas... e por aí vai.

 

- Porque as funções padrão, como a importação de .csv que vive dando erro 404, não funcionam ?  É preciso sempre recorrer a módulos, nem sempre baratos, para fazer o que seria o básico ?

 

Existe alguma forma de fazer isso funcionar sem que seja necessário gastar cada vez mais ?

 

Já comprei o Store Manager e ele só tem boa utilidade para alguns casos.   Se você não conhecer funções sql, nem compre.  E isso não é divulgado pelo site deles.

 

Não é apenas um desabafo.  Eu REALMENTE gostaria de ter essas respostas.

 

Ainda bem que arrependimento não mata.

 

Grato !

 

Link to comment
Share on other sites

Da próxima vez por favor uma pergunta por tópico, para que o fórum não perca o fácil rastreamento/busca para outros usuários.

 

Vou responder as suas perguntas como segue:

- Por que uma plataforma como essa não funciona, pelo menos dentro do padrão básico ?

??? Nao entendi a sua pergunta, por favor especifique a sua dúvida.

 

 


 

- Por que o BO do Prestashop é leeeeento e nem sempre consegue carregar uma página ?

Já fiz todas as alterações que me disseram para otimizar o bicho e nada !  Ainda vejo os botões girarem eternamente... as páginas não serem carregadas... e por aí vai.

 

Provavelmente o seu servidor não atende às especificações mínimas necessárias. Verifique aqui neste tutorial: http://www.prestashop.com/forums/topic/236128-tutorial-servidor-configuracao-minima-para-ps-15/

 


- Porque as funções padrão, como a importação de .csv que vive dando erro 404, não funcionam ?  É preciso sempre recorrer a módulos, nem sempre baratos, para fazer o que seria o básico ?

 

Verifique a minha resposta anterior, além do mais vc. deverá verificar se o seu ficheiro csv não contém erros e foi salvado com UTF-8. Ficheiros modelo vc. encontra no back-office na opção de importação (em baixo ao lado direito)

Com o Presta Store Manager a importação deve funcionar, se o seu servidor atender à configuração mínima necessária. Verifique os logs de erro que se escrevem no servidor quando vc. tenta importar um csv.

Link to comment
Share on other sites

Olá renzogr

 

Antes de mais nada, desculpe por usar Traduz Google

Você menciona Store Manager para PrestaShop no post. Deve ser limpo que o conhecimento profundo sql não é obrigatório e pode-se usar o aplicativo para gerenciar dados sem ele. Há ferramenta / exportação de importação, uso de fácil, para uploads e atualizações do produto a granel. Ele permite importar informações de diferentes formatos de arquivo e não requer complicado configurar. Outro método de atualização do produto de massa é produto de massa Changer, usando o que armazenar os proprietários podem atualizar rapidamente a quantidade de produto (+/- valor ou valor fixo), preço e preço de atacado (+/-%, +/- valor, valor fixo), estado , consultas SQL inteligente de preços etc. são normalmente usados se você precisar para realizar algumas atualizações específicas, mas isso não significa que você não pode fazer nada com Store Manager ter nenhuma habilidade sql

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de acrescentar, que não é necessário nenhum conhecimento de SQL/SQL queries para importar produtos com o Store Manager. O método de importação é o mesmo, sendo que o Store Manager ainda possui mais opções para importar dados do que o back-office, isto é vc. pode importar mais dados para as tabelas do banco de dados do que os permitidos através do back-office. O porque nao funciona é muito provável ao fato que o seu servidor não está configurado como Prestashop necessita. Entre em contato com o seu provedor, leia os logs de erro do servidor e adapte a configuração do servidor aos valores necessários.

 

Para importar dados tanto com o back-office, como com o Store Manager (que eu mesma já uso fazem 5 anos) vc. somente necessita de conhecimentos de como criar/lidar e mapear ficheiros csv.

Link to comment
Share on other sites

Agradecendo e respondendo a todos:

 

Eu uso uma conta VPS da BlueHost, com 2 cores e 4 mb ram.  

(o phpinfo está aqui, se alguém quiser ver: http://lebrecho.com/phpinfo/phpinfo.php)

Não me parece pouca coisa para uma loja no início e com apenas 400 produtos.

 

Eu me refiro ao funcionamento básico, é quando o software funciona sem erros 404, timeout ou coisa assim.

Os CSVs estão corretos e são importados sem problemas, desde que dois ou três produtos por vez !  É o cúmulo !  Mais do que isso, dá timeout.

 

Se pesquisar no google, existem milhares de queixas de lentidão, erros 404 e outros no Prestashop.

Não sei como é possível um software funcionar assim.

Já fiz todas as alterações necessárias ao bom funcionamento.  

Todos (daqui do forum) que tiveram acesso aos dados do server dizem que está tudo ok.

 

Mesmo o Store Manager tem limitações, mas mesmo assim é melhor que usar só o BO.

Eu me refiro ao sql como a impressão de etiquetas (labels) e outras queries menores. 

 

Não sei como otimizar mais o Prestashop.

Se alguém tiver mais alguma sugestão, eu agradeço.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

@renzogr:

 

Infelizmente não tenho com verificar o seu phpini, pois o acesso é vedado.

Infelizmente Prestashop lento significa em 99% =  host incompatível para rodar o Prestashop.

 

Edit: consegui acessar (vc. levou uma aspa extra quando postou o link).

 

Pela configuração do servidor deverá rodar sem problemas. Vc. já ativou o modo debug ?

 

1) A loja é um upgrade ou vc. começou com a versão 1.6.1. ?

 

2) Está usando módulos extras não nativos ? Se sim quais. O modo debug + ou seja ativa todos eles, inclusive os do banco de dados, deverá lhe dar informação sobre bottle-necks. No seu FO o maior tráfico generado é o módulo manufacturers do seu tema, um monte de get/posts para este módulo com cada um deles com a resposta de mais de meio segundo. Este módulo vc. deveria descartar....

 

3) Vc. está usando cloudflare ? Pelo que vejo os erros 404 vem do cloudflare. Neste caso vc. deveria contatar o seu provedor cloudflare e verificar o .htaccess se este faz o hand over dos links corretamente. Desative cloudflare e verifique se a lentidao melhora. BTW: vc. está tentando demais do melhor: nginx + cloudflare, sendo que o nginx nao necessita de aceleração através de cache mesmo e nem sustenta cache em 100%. Use somente uma opcao (deixando somente o ngnix trabalhar para vc. ! Esta é técnicamente a melhor opção, sendo que melhoras somente deverão ser feitas no ngnix mesmo). O uso do cloudflare é um extra não necessário que que pode interferir.

 

4) Desative o Cache, Prestashop 1.6.1. nao mais sustenta nenhuma forma de cache, já que todas as versões php 5.4+ usam o Opcache que é mais poderoso do que qualquer módulo cache (se o servidor estiver configurado corretamente). ABA Parâmetros avançados -> desempenho -> opções de cache = NAO : Em comparacao com a minha loja de 10.000 artigos: ngninx sem cloudflare, com fast-cgi e sem cache: FO 2-3 segundos, BO 0,5-1 segundo de loading time.

 

5) Quanto a função de importação do Presta Sote Manager: a quais limitações vc. se refere ? Pelo meu conhecimento não existe nenhuma. Vc. pode importar todas as tabelas que contenham dados com este tool, sendo que o back-office se restringe à algumas tabelas padrão. Para imprimir labels, existe um módulo extra de compra para o Presta Store Manager. Informe-se usando a opção de suporte.

Edited by selectshop.at (see edit history)
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

 

Não. Não ativei o debug.

 

A loja começou e continua na versão 1.6.0.14

 

Já desabilitei o módulo "manufacturers" mas não ví diferença na velocidade.

 

2) Tenho vários módulos não nativos, mas me parece que problema já vinha antes.  Estou usando o Cloudflare, sim.  Achei que a nuvem me ajudaria na velocidade, mas não está parecendo.

Vou tentar instalar o nginx e ver o que acontece.

 

3) Os erros 404 já aconteciam antes da Cloud.  O BO ficava impossível de se trabalhar devido aos erros de "página inexistente" (que ainda acontecem) quando eu tento entrar na opção "módulos", por exemplo.

 

4) OK !

 

5) Algumas das limitações que vejo no SM está a de não permitir "forçar IDs" na importação.

Ele também tem um editor visual para labels mas é preciso conhecer alguma coisa de sql para poder fazer o template.  E isso não conheço (ainda).

 

Você acha que a velocidade pode estar ligada ao fato de que o server fica fora do Brasil ?  Não acho que deveria...

 

Mais uma coisa: tenho 61 módulos inativos/instalados (de outros templates e etc..)

 

Grato pela ajuda.

Edited by renzogr (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Eu sou extremamente grato aos desenvolvedores do Prestashop, aos membros deste forum e a outros núcleos que eu acesso para me orientar. Hoje tenho um ecommerce que cresce cada dia mais. Consegui executar tudo sozinho, explorando o fórum e perguntando aos colegas que se dispõe facilmente a ajudar.

 

Mesmo no período de crise, tenho vendido acima da minha expectativa. Utilizo módulos feitos pela antiga FokusFirst que também contribuirão muito para o bom funcionamento do meu site. 

Sou satisfeito com a plataforma e desejo que cresçam muito. 
 

Link to comment
Share on other sites

Recomendo que desinstale e apague todos os módulos que não utiliza, principalmente módulos não nativos.

Módulos ruins podem afetar tanto o BackOffice quanto o Front.

 

Um servidor fisicamente mais próximo (preferencialmente no país onde seus clientes estão), é sempre melhor, mas não é tão impactante a ponto de deixar o Admin muito lento.

 

Lembre de deixar o cache do Smarty ativado (não confundir com o cache externo - APC, xCache, Memcached, etc...), bem como o CCC.

 

Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Daniel.

 

Já fiz tudo o que me mandaram e mesmo assim o site continua lento.  Instalei o nginx, limpei os módulos e nada melhorou.

Aliás, por alguma razão, eu agora não consigo mais indexar os arquivos (ele para em 69/411).

 

Alguma outra sugestão ?

 

Grato.

Link to comment
Share on other sites

O seu servidor é um compartilhado ?

 

?? Ngninx já estava instalado, pelo que pude verificar analizando a sua página com o firebug. Nao sei o que ocorre com o sua loja. Deve ativar o modo debug e verificar erros, Além do mais deverá verificar os logs de erro do seu servidor, aposto que está escrevendo um monte erros igualmente...

 

Indexar arquivos ? Como assim ? O que vc. fez ?

 

ngnix, mysql e php não se instala em uma loja em produção, Isto sao básicos de um servidor, ou seja, antes de vc. instalar qualquer software terá que configurar o seu servidor. Após isto não mais se mexe no sistema básico, al´m de fazer upgrade do php e/ou módulos php instalados por extra.

 

 

 

3) Os erros 404 já aconteciam antes da Cloud.  O BO ficava impossível de se trabalhar devido aos erros de "página inexistente" (que ainda acontecem) quando eu tento entrar na opção "módulos", por exemplo.

Isto é um erro de configuração incorreta de direitos de escrita. Verifique os mesmos no link adicionado ao tópico #2 e gere um .htaccess novo.

 

Quanto à velocidade: sim pode ser um fato muito importante, pois cada request passa um monte de back-bones até vc. ter resposta. Aconselho sempre usar um servidor em seu país, ou então em países vizinhos (caso para a Europa). Brasil-> USA é um tanto longe e sim tem influência.

Para verificar a rota do seu computador até a sua página use o cmd do vindows com o comando:; tracert lebrecho.com. Isto lhe dará resposta de quantos back-bones o seu request passa antes de vc. alcançar a sua página. (para mim daqui sao 8, sendo que o que mais demora é para achar o seu domínio, depois passa por outros back-bones, inclusive o cloudfare).

 

Quanto ao Presta Store Manager, por favor use o suporte ou então o fórum do mesmo. Aqui nao podemos resolver problemas de produtos terceirizados. O suporte deles é excelente e a documentação idem. Verifique lá nos FAQ's

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...