Jump to content

Protocol REST/SOAP


johnnrodrigues

Recommended Posts

Hello Comunity of Prestashop, how are you?

The reason for my contact is the following, I have already searched the internet for information on integrating your platform with another application, in the case of a customer here, we want to synchronize your software from your physical store (which is provided by another company) with the virtual shop we provide to him (PRESTASHOP).

I know that to do this I need to provide a Web Service and generate a key for them.

So far so good, what leads me to come and contact you is that, I have seen that PRESTASHOP uses REST protocol and they want to know if it is possible to use a SOAP protocol.

My question is: Does PRESTASHOP provide this other option SOAP protocol WEB SERVICE or REST protocol only?

Thank you very much in advance!


I would be very happy if you could clarify this for me, so that I can go to my client and explain better!

Thanks!

 

 

******Olá Comunidade da Prestashop, tudo bem?

O motivo de meu contato é o seguinte, já busquei pela internet toda informações sobre a integração da plataforma de vocês com uma outra aplicação, no caso de um cliente aqui, queremos sincronizar seu software de sua loja física ( que é fornecido por outra empresa) com a loja virtual que fornecemos a ele (PRESTASHOP).

Sei que para fazer isso preciso fornecer um Web Service e gerar uma chave para eles. 

Até ai tudo bem, o que me leva a vir contatar vocês é que, vi que o PRESTASHOP usa protocolo REST e eles querem saber se é possível a utilização de um protocolo SOAP.

Minha pergunta é: PRESTASHOP fornece essa outra opção de WEB SERVICE de protocolo SOAP  ou somente de protocolo REST?

Desde já, agradeço!


Ficaria muito feliz se pudessem esclarecer isso para mim, para que eu passe ao meu cliente e lhe explique melhor!

Obrigado!******

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Acho q vc está confundindo um modelo de comunicação entre sistemas (REST) com um protocolo de comunicação (SOAP).

Vc pode desenvolver em SOAP, cURL, etc... desde que esteja no formato que o WebService esteja esperando (XML no padrão correto), vai funcionar. 

Eu particularmente prefiro o cURL... acho que o SOAP está em desuso. Mas cada programador tem suas preferências...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Este tópico é antigo, mas na verdade eu entendo que não foi uma confusão... são dois tipos de web services. É possível fazer chamada SOAP ou REST através de cURL. De toda forma, eu também prefiro cURL/REST, e é certo que o SOAP está perdendo espaço, justamente pela facilidade e flexibilidade que o padrão REST oferece, já que você pode trabalhar com vários formados, enquanto o SOAP está amarrado ao XML.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...