Jump to content

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Estou a criar uma loja online. Optei por criar um design adaptado ao negócio que estou a criar e não usar os temas disponíveis no Prestashop. Para tal conheci através de uma empresa espanhola que faz configuração/assistência/alojamento e que trabalha com Prestashop, uma web designer que trabalha com eles e que desenvolveu o design da minha loja. Agora o informático da dita empresa espanhola deveria configurar a loja de acordo com o design que lhe foi enviado pela designer. Até aí não houve qualquer problema. O problema surge quando eu lhe envio o domínio que terá a página que me foi atribuido na criação da empresa através da "Empresa na hora" que é o domínio que eu quero mas ele diz-me que como é .pt não pode fazer a gestão do domínio já que só lhe é permitido fazer .es ou .com.

De salientar que desde o 1º e-mail qie trocamos em Outubro do ano passado, que ele sabe que eu sou e estou em Portugal... não seria normal que me tivesse dito desde um princípio que tinha essa limitação? Agora a minha dúvida é a quem posso recorrer em Portugal que me faça esse serviço de adaptação do layout desenvolvido pela designer à minha loja virtual. Agradeço respostas dos foristas com a máxima brevidade.

Marta

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde mcheta.

 

No caso de gestão de domínios, é verdade que a "jurisdição" - ditada pela IANA - delega que cada domínio de topo(ccTLD) deve pertencer a seu país, é importante que a empresa deixe claro que existem restrições na hora de gerenciar tais domínios mas isso não tem relação com a atividade de implementar tema a uma loja. Pelo que me parece, esta empresa não iria implementar de fato o tema em sua loja, porque isso envolve horas de estilização e programação para que o mesmo seja feito, o que pode se tornar um pouco caro. Uma coisa é aplicar um tema pronto a uma loja, com poucos cliques isso é feito, outra é estilizar todo o template em smarty(fora os módulos).

 

Agora, se existia um contrato dizendo que a empresa era responsável por aplicar o layout a sua loja, indiferente de problemas com domínio, a empresa deve fazer a atividade de implementação em sua loja e lhe passar toda a codificação. O domínio .pt voce consegue transferí-lo para outra host, isso é o de menos. O importante é o projeto de sua loja.

 

Mas para todos os efeitos, aqui no forum mesmo você consegue encontrar programadores que possam lhe ajudar a tocar este projeto. Se o que você disse não tem nada a ver com isso que eu expliquei, me desculpe :P.

Link to comment
Share on other sites

Ele deveria aplicar o design desenvolvido pela designer à minha loja no Prestashop. O que me diz é que ele pode fazê-lo e depois o alojamento ser transferido para uma host cá? Desculpe mas eu sou completamente leiga neste tema (por isso pedi para que me configurassem a loja e aplicasse o tema desenvolvido), ele deveria depois de implementado o tema desenvolvido, passar os "códigos?" a outra empresa para fazer o alojamento? Aconselha-me alguma específica?Obg

Link to comment
Share on other sites

Exatamente. Vou te explicar a grosso modo assim: Sua loja é um software de computador, e pode ser executado em qualquer máquina assim como um programa qualquer que você possui em seu computador. Imagine uma pasta com o nome de sua loja, que dentro existem centenas de arquivos que dizem como sua loja deve funcionar, e possa copia-la para um pendrive e leva-la para onde quiser... O princípio é mais ou menos este. você pode contratar alguem para desenvolver, e hospedar onde achar melhor.

 

Se a dita empresa foi contratada e paga para implementar o layout em sua loja, ela possui obrigação fiscal de fazê-lo. Vamos imaginar este tema - desenvolvido pela webdignser - como um vestido. O costureiro/alfaiate precisa de você o tempo todo para criar sua roupa sob medida? não, ele só precisa das medidas. Ele precisa de seu corpo para moldar o vestido? não, ele usa um manequim. Assim sendo, a empresa pode implementar seu layout em uma loja de teste dela própria, e te enviar somente os arquivos que lhe interessa, os arquivos do tema, agora em formato do Prestashop - lembra do vestido? - onde você mesma com um clique consegue instala-la.

 

A primeira ação que deve tomar, é procurar saber se a empresa tem obrigação de implementar o layout de sua loja, isto é, recortar a imagem em arquivos de loja. Se o pagamento inclui isso que lhe expliquei.

 

Boa sorte, qualquer dúvida volte a postar.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...