Jump to content

Integração De Sistema com Prestashop


Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem? Estamos com uma dúvida aqui. Temos um sistema em Delphi para lojas e um de nossos clientes gostaria de integrar o sistema com uma loja prestashop. Fizemos a instalação da loja e conseguimos fazer com que o sistema alimente todos os campos para a venda, porém estamos com problemas na parte de imagens do produto. Não conseguimos entender onde fica a demarcação no banco de dados referente a pasta das imagens. Eu já verifiquei que o sistema gera uma pasta, mas não achei onde o sistema guarda o caminho dessa pasta, seria tipo img/p/2/8/imagens.jpg esse caminho eu não acho onde está no banco de dados e não entendi como ele monta. será que alguém poderia nos dar uma luz? O sistema já faz todo o cadastro de forma automática, ficou pendente somente a imagem. Não gostaríamos de procurar outro script de loja, por esse motivo venho aqui pedir a ajuda de vocês para entender melhor como funciona essa parte das imagens. Desde já agradeço

Link to comment
Share on other sites

Olá, @jefmachia

O prestashop cria um registro no banco para cada imagem.
No seu exemplo seria a imagem com ID 28. Ela ficaria na pasta /img/p/2/8/28.jpg

Recomendo que utilize a importação de imagens pelo .CSV ou pelo WebService do PrestaShop, caso contrário pode ter problema de vinculação entre as tabelas do sistema.

 

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Daniel. O que seria importação de imagens pelo CSV ou WebService da Prestashop; Onde consigo o material para integração? Eu uso aqui direto do meu sistema ligado no banco de dados da prestashop no servidor que está hospedado. O meu banco permite acesso externo. Então meu sistema alimenta diretamente as tabelas no servidor. Agora via webservice eu nunca tinha ouvido falar, mas se for uma forma mais segura de importação mudo o desenvolvimento aqui. Poderia me dar mais alguns detalhes ?

Link to comment
Share on other sites

Olá, @jefmachia

A segurança estaria principalmente em utilizar as funções próprias do PrestaShop para fazer as modificações no banco de dados. Modificar diretamente o banco de dados também é eficaz, mas você tem que ficar atento às mudanças do banco de dados nas novas versões para não deixar dados faltando.

A documentação você pode ver aqui:

https://devdocs.prestashop.com/1.7/development/webservice/

Link to comment
Share on other sites

Muito bom Rodeigo, muito obrigado. somente ainda segue uma dúvida... De que forma eu trato as imagens ? O caminho e nome delas... Eu ainda estou perdido com isso.. Entendo que vou subir isso via FTP, mas ainda não entendi onde fica o nome das imagens no banco para que possa ser carregado na loja. É isso que ainda não estou entendendo. Se souber me de uma ajuda. Desde já agradeço.

 

Link to comment
Share on other sites

Se você utilizar webservice, seguindo a documentação, não vai precisar se preocupar com isso. O PrestaShop fará tudo para você. A documentação tem até  um tutorial de como modificar uma imagem de um produto:

https://devdocs.prestashop.com/1.7/development/webservice/tutorials/change_product_image/

Se quiser continuar com inserção direta, a tabela é ps_image, você deve inserir aí as imagens e depois pegar o id, e colocar as imagens no caminho conforme indicado pelo Daniel.

Link to comment
Share on other sites

32 minutes ago, Rodrigo B Laurindo said:

Se você utilizar webservice, seguindo a documentação, não vai precisar se preocupar com isso. O PrestaShop fará tudo para você. A documentação tem até  um tutorial de como modificar uma imagem de um produto:

https://devdocs.prestashop.com/1.7/development/webservice/tutorials/change_product_image/

Se quiser continuar com inserção direta, a tabela é ps_image, você deve inserir aí as imagens e depois pegar o id, e colocar as imagens no caminho conforme indicado pelo Daniel.

Então mas o estranho é que eu cadastrei um produto normalmente e quando eu fui procurar na estrutura o número do id não bate com o local da imagem e foi dai que surgiu a dúvida. Pois o ID não bate com a pasta da imagem onde está na pasta img/p/2/apasta da imagem. Mas vou dar uma olhada para ver se consigo montar ele via webservice, me parece realmente sem bem mais seguro.

Link to comment
Share on other sites

Estive olhando o documento e ficou uma dúvida nesse caso de cadastrar o produto. Como eu encontro a integração por exemplo do frete, do local onde ele vai aparecer na loja, das tags.... Existem essas opção ou as mesmas precisam ser feitas de forma manual no amd da loja?

Link to comment
Share on other sites

28 minutes ago, Rodrigo B Laurindo said:

Você não está buscando pelo id do produto? é que não é do produto, tem que ser o id da imagem, da tabela ps_image

Então o que o meu sistema faz é alimentar os campos com as informações e na imagem ele pega o sequencial agora eu não me lembro mesmo se coloquei o ID da imagem, mas acredito que sim. Eu vou fazer novamente um cadastro e vou alimentar a imagem com o ID que está na tabela e me certificar disso. Ai vemos se ela vai carregar. Assim que conseguir eu já dou um toque aqui. Até o momento estou quebrando a cabeça para conectar o delphi com o webservice e testar a comunicação.

 

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo deu certo aqui sim amigo. Era realmente o ID da imagem que não estava dando certo. Fiz uma postagem automática pelo sistema e depois coloquei a imagem manualmente na pasta e deu certo, apareceu tudo bonitinho tanto no adm quanto na frente da loja. Agora vou lutar pra ver se consigo fazer funcionar pelo webservice devido ser mais seguro. Até porque o delphi vai precisar manipular 6 tamanhos de imagens diferentes. E se eu fizer pelo webservice não vai precisar. Mas eu diria que o problema está solucionado e muito obrigado por disporem do tempo em me ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Agora ficou somente essa dúvida do esquema dos campos do webservice. Onde eu coloco o frete, meta tags, estoque, etc.... Existe uma documentação com o nome dos campos a serem alimentados via webservice ou no proprio prestashop tem essa informação?

Link to comment
Share on other sites

Você deve encontrar documentação na internet com os esquemas, ou pode dar uma lida com calma na documentação, lá tem informações de como conseguir. Se precisar também posso fazer para você componentes em Delphi para acessar a API de produtos - mas aí vou ter que cobrar :D que não é tarefa simples

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Rodrigo B Laurindo said:

Você deve encontrar documentação na internet com os esquemas, ou pode dar uma lida com calma na documentação, lá tem informações de como conseguir. Se precisar também posso fazer para você componentes em Delphi para acessar a API de produtos - mas aí vou ter que cobrar :D que não é tarefa simples

OK amigo. Obrigado pela dica. Eu trabalho para uma empresa não é particular meu o sistema eu somente presto serviço...Vou falar com eles sobre isso e se eles aceitarem podemos estudar isso sim. Qual valor seria ?

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...