Jump to content

Configurações Prestashop 1.6 (permissões x SEGURANÇA x estabilidade loja)


Recommended Posts

Oi gente!

(não sou programadora sou design e me atrevo a tentar entender um milímetro de programação, segurança afins) :D

Nas minhas andanças aqui no fórum encontrei alguns posts com orientações de segurança (em geral), mas nada tão fundo, ou seja um tópico dedicado 100% sobre a segurança da plataforma. Ai pesco aqui, ali e mais a minha experiência :/ Então preciso do pitaco de vocês  Select, Guest, Daniel, Neogest e outros colegas experts que estão há anos por aqui :D

 

Entendo que, dentre vários itens, a estabilidade e segurança depende das configurações do servidor (qualidade/tipo hospedagem)

Mas tem algo que me preocupa (muito): segurança da loja que em minha opinião (vai além de um https) pois estamos trabalhando com uma plataforma free de código aberto onde "todos" sabem bem sobre a estrutura de pastas, modulos free, por exemplo...

  1. Como podemos trabalhar para proteger, melhor, a estrutura?
  2. Sugerem módulos que ajudem a aumentar a segurança, sejam eles, pagos ou free?
  3. Sobre permissões  -- como vi um post do user Guest* abaixo: 
Todos os outros arquivos e pastas dentro destas pastas/sub-pastas devem ter permissão, incluido .htacces CHMOD 0640 ou 0644. Unica exceção: Os arquivos sitemap.xml e robots.txt no root da loja, estes devem ter permissão 0755 ao mínimo, mas nunca 0777.

Entendi sobre "os níveis de permissões" quanto menor mais seguro, mas aqui tenho uma dúvida: Se aplicarmos CHMOD 640 ou 644 para arquivos e pastas/subpastas os módulos (principais default de instalação e correios, pagamentos) funcionarão a contento (estabilizados)?

 

4. Vi em alguns artigos que a "alta latência" tb pode influenciar a ataques, procede?

 

Meus pitacos para tentar melhorar a segurança e claro muitas foram sugestões dos amigos aqui do fórum: