Jump to content

Mesmo produto com preços diferentes


Recommended Posts

Boa noite!

 

Estou trabalhando em um e-commerce no qual a lojista venderá os produtos para o Brasil e o Canadá. Ela quer cadastrar, para um mesmo produto, um preço para o Brasil (real) e outro para o Canadá (dólar).

 

Ela não quer fazer conversão automática, mas sim especificar preços diferentes para o mesmo produto em cada moeda, e que quando o cliente acesse a loja em português apareça em real, enquanto na loja em inglês apareça em dólar.

 

Não estou conseguindo solucionar isso, por isso agradeço se alguém puder me dar uma dica!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Com as opções normais não é possível ter 2 preços base para o mesmo produto, ainda mais vinculados ao país do usuário.

Seria necessário alterar o Core do PrestaShop bastante.

 

O ideal seria ter grupos de clientes para cada país (com desconto negativo), mas isso não resolveria para os visitantes.

Daí o cara entra na loja e vê um preço, quando faz o login, o preço é outro.

 

Uma opção mais simples é ter uma loja para cada país. Mas vai precisar gerenciar 2 lojas.

É muito mais simples redirecionar o usuário de um país para a loja correta do que lidar com os problemas que podem ocorrer tentando usar uma loja com vários preços.

 

[ATUALIZADO]

Outra opção é não utilizar a conversão automática de moeda e definir um fator fixo para a cotação.

Daí o preço em Dólar pode ser XX.XX% maior que o preço em Real.

 

Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Oi Daniel, obrigada pela ajuda!

 

Fiquei com uma dúvida, tu falou em usar uma loja pra cada país, seria multiloja né? Se eu utilizar multiloja e uma loja pra cada país, eu conseguiria, ao compartilhar o estoque, cadastrar um preço pra cada moeda?

 

 

No caso, a lojista conseguiria cadastrar, para o mesmo produto, um preço em dólar e outro em real? Ou seria necessário definir isto através da conversão automática utilizando fator fixo de cotação?

 

 

Se ela quiser que o preço em cada moeda tenha um valor definido manualmente (sem fórmula de conversão) ela teria que cadastrar o produto duas vezes, uma pra cada moeda?

 

Obrigada!

Edited by Bianca Matos (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Eu normalmente não utilizo multilojas... Sugeri lojas separadas mesmo.

Nem sei te dizer se compartilhando os produtos pela funcionalidade de Multilojas vc consegue ter preços diferentes.

 

Mas é uma opção.

 

Quanto à outra opção (fator fixo de conversão de moeda), se puder utilizar, será uma solução melhor e muito mais simples.

Não precisa cadastrar o produto duas vezes.

Link to comment
Share on other sites

Com multilojas, vc. nao pode manusear dois precos diferentes. Somente como o Daniel indicou, em vez de atualizacao do dólar automaticamente um valor fixo XXXX. Eu tmb. iria montar duas lojas completamente distintas, com dois bancos de dados em dois URL's diferentes neste caso. O multishop nao cobre o que vc. quer realizar.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Pra atualizar o tópico, queria informar que encontrei a seguinte alternativa:

  1. Utilizando multilojas, criei um grupo com duas lojas: "loja brasileira" e "loja canadense", compartilhando clientes e quantidades disponíveis para venda;

  2. Ativei o bloco de moedas (blockcurrencies) para as duas lojas;

  3. Desativei o dólar para a "loja brasileira" e o real para a "loja canadense";

  4. Estando no contexto do grupo onde estão estas duas lojas, defini a taxa de conversão entre dólar e real como 1;

  5. Selecionei o contexto de "Todas as compras";

  6. Acessei "Catálogo" > "Produtos", e cliquei em "Adicionar novos produtos" - o cadastro do produto em si é feito no contexto "Todas as compras", onde o nome, descrição e informações relacionadas devem ser salvas (Também é possível cadastrar nomes específicos para o produto para diferentes idiomas);

  7. Antes de cadastrar o preço, é possível selecionar o contexto de uma loja específica, acessar a aba preço (estando na página de edição do produto) e cadastrar um preço para ela. Cadastrei preços diferentes para cada loja, em reais (só aparece real no admin); como a taxa de variação é 1 pra 1, quando entro na loja brasileira, o valor definido para ela é exibido corretamente, em real; quando entro na loja canadense, o valor definido para ela é exibido corretamente, em dólar. Quando cadastra o preço ele exibe em real, mas para o cliente da loja canadense é exibido em dólar.

Está funcionando, será que pode ter algum problema?

Link to comment
Share on other sites

O Prestashop trabalha com Geolocalizacao. Sendo assim, se o seu cliente acessar com IP que nao seja BR e nem CDN (proxy) ele verá os precos da loja standard (master=BR), e terá aopcao de comprar em Real. Isto fura a sua configuracao. O mesmo se a pessoa que acessar a sua loja vier de outra parte do mundo.

Se vc. nao tiver problema com isto, pode até ir adiante assim. Se vc. somente vende para o Brasil e o Canada, entao pode tentar indo por ativando a geolocalizacao. Vc. desabilita por loja os países que nao sejam BR e nem CND, desativando a funcao de compra para todos os outros e ativando somente para BR loja Brasil, CDN loja CDN.

 

Tudo vai ficar mais complicado quando vc. agora for adicionar os precos de envio, pois o Canada é um país que usa estados...

 

Eu sinceramente iria montar duas lojas totalmente distintas, cada um com banco de dados próprio. A manutencao de precos mais tarde é muito mais fácil, pois vc. pode importar. distintamente.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Aproveitando o tópico de vocês seria possível apresentar vários preços para um único produto.

 

Digamos "por exemplos" que eu tenho 5 filiais e que em cada uma delas eu tenha um preço diferente para um determinado produto e que meus clientes possam escolher de qual filial comprar e o preço que vai para o carrinho de compras.

 

isto é possível?

Edited by claudneysessa (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Aproveitando o tópico de vocês seria possível apresentar vários preços para um único produto.

 

Digamos "por exemplos" que eu tenho 5 filiais e que em cada uma delas eu tenha um preço diferente para um determinado produto e que meus clientes possam escolher de qual filial comprar e o preço que vai para o carrinho de compras.

 

isto é possível?

 

 

A opaco é multistore/multishop. Para cada sub-loja vc. pode apresentar precos diferentes. http://doc.prestashop.com/pages/viewpage.action?pageId=29655414

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
On 10/2/2016 at 4:08 PM, selectshop.at said:

O Prestashop trabalha com Geolocalizacao. Sendo assim, se o seu cliente acessar com IP que nao seja BR e nem CDN (proxy) ele verá os precos da loja standard (master=BR), e terá aopcao de comprar em Real. Isto fura a sua configuracao. O mesmo se a pessoa que acessar a sua loja vier de outra parte do mundo.

Se vc. nao tiver problema com isto, pode até ir adiante assim. Se vc. somente vende para o Brasil e o Canada, entao pode tentar indo por ativando a geolocalizacao. Vc. desabilita por loja os países que nao sejam BR e nem CND, desativando a funcao de compra para todos os outros e ativando somente para BR loja Brasil, CDN loja CDN.

 

Tudo vai ficar mais complicado quando vc. agora for adicionar os precos de envio, pois o Canada é um país que usa estados...

 

Eu sinceramente iria montar duas lojas totalmente distintas, cada um com banco de dados próprio. A manutencao de precos mais tarde é muito mais fácil, pois vc. pode importar. distintamente.

como funcionaria caso tivesse outra loja para outra moeda ? poderia explicar melhor? estou com mesmo problema com minha loja e a multstore nao resolve

Link to comment
Share on other sites

On 1/28/2019 at 1:27 PM, wesleyhudson said:

como funcionaria caso tivesse outra loja para outra moeda ? poderia explicar melhor? estou com mesmo problema com minha loja e a multstore nao resolve

Depende de qual problema exatamente.

Vc pode trabalhar (com uma loja apenas) com atualização automática de câmbio ou com um fator fixo para 2a moeda.

Com lojas distintas vc tem mais flexibilidade. Mas dá mais trabalho tbm.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...