Jump to content

Desabafo, por uma comunidade PS melhor e pela evolução do mesmo!


aykou

Recommended Posts

Não é por nada, mas estou um pouco chateado com algumas coisas nessa comunidade, ainda não fiz perguntas pois uso muito a ferramenta de buscas, mas vejo que algumas coisas não são respondidas... provavelmente por motivos esnobes, e quando são respondidas é em tom grosseiro ou de descaso.

Eu tentei usar o magento, desisti por gostar muito de coisas bem atualizadas e o magento atualmente é impraticável para não programadores brasileiros. Mas na versão 1.9.x tem muitos temas, muitos modulos, muito suporte da comunidade, eles ensinam a risca ou dizem onde está o problema pra pessoa ir procurar em outros lugares.

Resumindo é uma comunidade acolhedora, assim como python, outra comunidade que gosto muito.

 

Claro que vou deixar os moderadores zangados, podem ficar lhes dou razão, mas se continuar assim o PrestaShop (pelo menos Brasil/Portugal) vai continuar assim... fraquinho, com pessoas vindo e indo, tudo comprado, e com preços abusivos (para brasileiros onde USD e EUR está mais que 3x o valor da nossa moeda), e pouco comercio para os desenvolvedores de serviços, comunidade pífia entre outros problemas.

 

Vejo muitos moderadores que são o oposto do que estou falando aqui e que isso serva para os membros também!

 

Uma breve detalhe:

Sou eletrotécnico em químico, acredito que no forum não exista pessoa que entenda mais do que eu em qualquer um desses assuntos. Quando aparece alguém com ideia errada em ambos ou mesmo que não saiba de determinado assunto, eu ensino procurando ver o nível de entendimento dela. Não adianta eu balbuciar palavras ao vento se eu não mostrar com detalhes como se faz, como no caso que fez eu redigir esse texto, o fulano estava com problema que se resolve editando HTML e CSS, foram ríspidos com ele, se o forum não é "lugar" de HTML e CSS custava dizer que os problema eram nesses assuntos e que ele deveria buscar soluções fora do forum?
Sei que alguns querem um forum sem nenhuma duplicidade de post, mas se fosse fácil assim nem existiria moderadores, como todo forum, vai chegar gente preguiçosa, vai ter gente aproveitadora, vai ter desatentos e etc.. 

https://www.prestashop.com/forums/topic/540205-quero-mudar-ligue-nos-ja/

Não quero gerar brigas, é apenas um aviso para melhorar a comunidade! Estou quase partindo para o magento, mesmo desatualizado, para brasileiros parece a melhor opção, mesmo sendo mais complexo...

Extremamente triste

Link to comment
Share on other sites

Para comecar, se vc. nao gosta das respostas, isto pode ter muitos motivos. A maioria delas já foi respondida, por isto fica em aberto. Muitos usuários simplesmente nao usam a ferramenta de busca.

 

A comunidade aqui é muito pequena. Se vc. observar, sempre sao as mesma pessoas que respondem às perguntas. Quero lembrar, que a ajuda aqui é á base gratuíta (e tempo disponível). Se nao existem usuários colaborando com conteúdo, tmb. o contexto fica em crescer.

 

A minha sugestao: convido vc. ajudar na melhora do contexto. Ajude tmb. vc. respondendo perguntas de outros usuários. Aqui cada usuário é bem-vindo. Nao somente como interessado ou procurador de solucoes, mas sim como ajudante.

 

E de maneira nenhuma fiquei zangada com a sua crítica. Toda comunidade somente é o suficiente boa, se existem pessoas que tmb. contribuem nao somente com perguntas, mas tmb. com respostas.

 

Quanto ao problema com HTML, CSS, etc. Isto nao é tema do fórum Prestashop. Nós presumimos que usuários que mexem nesta base, tbm, tenham nocao do que fazem. Cursos básicos de informátioca existem de milhoes no net (youtube, outros fóruns). O fórum aqui somente trata de problemas específicos à software Prestashop e nao sao ferramenta de coisas básicas como HTML, php, ou problemas com produtos terceirizados, etc.

 

Quanto á duplicidade de posts. Isto depende: Todos os problems comuns foram juntados em único tópico. Infelizmente existem usuários, que mesmo vc. linkando NAO QUEREM LER !! A única coisa que nos resta é pedir que leiam. Para os que aqui ajudam fica mesmo tedioso responder sempre à mesma velha história...

 

E por fim: isto sem querer parecer arrogante: Cada um usa a software de sua preferência. Como ex-usuário Magento eu conheco os problemas desta software. Se vc. decidir mudar somente pela pobreza de conteúdo no fórum Prestashop Português, entao eu sinto e lhe desejo tudo de bom com o Magento, que necessita de muito mais conhecimentos técnicos e um servidor dedicado para rodar sem problemas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não estou nem um pouco afim de gerar atritos, até me arrependi da critica, mas já está ai agora vai ficar, você fez eu repensar alguns pontos, mas a outros em questão.

A questão do Magento eu já expliquei, minha escolha continua sendo o PrestaShop, porém a critica ainda continua, ou a comunidade melhora ou pelo menos o Brasil vai sofrer com isso, claro que logistas com programadores e logistas grande não sentem nada, mas logistas pequeno como eu que precisam apenas de ferramentas simples como Correios, PagSeguro e outros básicos para o funcionamento da loja sofrem muito.

 

Para eu conseguir um modulo simples que ao meu ver deveria ser nativo como correios eu passei 2 dias até encontrar FKcorreios, e o PagSeguro que tive que instalar o FK também pois o oficial não instalou... coisas básicas que não deveriam ser fáceis, lojistas como eu provavelmente irão se fortalecer como já me fortaleci nesses 2 anos em atividade e logo irá comprar módulos melhores e não nativos, mas como micro lojistas como eu e outros vão sobreviver e melhorar a comunidade ou mesmo agradar aos desenvolvedores?

Não quero que a comunidade PrestaShop Brasil seja como a python, alguns gatos pingados procurando soluções e os amantes incontentáveis.

Como disse antes, não estou disposto a atritos, só quero uma comunidade mais forte e para que venha ferramentas básicas que auxiliem novatos e os forcem a ficar aqui.

Link to comment
Share on other sites

Nao esqueca que primeiramente o Prestashop foi desenvolvido na Europa (Franca). O headquarter mudou para os USA, sendo que estes dois países/continentes foram focus (e ainda continuam). É claro que o Prestashop quer expandir, só que os desenvolvedores situados na Franca e nos USA nao tem conhecimento nenhum dos standards em outros países. Para isto é necessário que desenvolvedores de outros países comecem a se ativar. Isto nao acontece de um dia para o outro, ainda mais se a comunidade Brasileiro/Portuguesa é muito pequena e o Prestashop um programa exótico nestes países.

 

Nao estou defendendo o Prestashop ou a minha posicao, mas relatando o que aconteceu no decorrer destes anos, já que com muitos anos de Prestashop posso relatar do futuro. Se nao encontramos gente boa querendo desenvolver (gratuítamente) em conjunto com o Prestashop nestes países, vai ficar mesmo por aí. Eu por estar na Europa e ainda mais na Áustria que possue outras específicas, conheco como Brasileira nativa os requisitos, mas tmb. nao todos, pois já estou fora do país há mais de 30 anos....

 

Precisamos encontrar pessoas, como vc. que tenha know-how, reportam, venha com idéias novas, desenvolvam para a comunidade Portuguesa (Brasil e Portugal), mas está difícil mesmo. Como vc. diz: empresas de grande porte que usam o Prestashop possuem desenvolvedores php e SQL próprios e nao vao ajudar por aqui. Outros nao tem tempo ou vontade de fazer algo de graca.

Link to comment
Share on other sites

Bom, minha parte irei fazer, tentar outra vez estudar PHP que por sinal é uma linguagem que eu ainda não entendo o motivo de estar no TOPO, mas isso é outro assunto, se eu conseguir ter sucesso, pelo menos o básico irei tentar disponibilizar, afim de atrair devs profissionais a desenvolver módulos a preços mais atraentes e eficientes para nos.

Obrigado por entender e desculpe se exagerei...

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão é saudável.

 

Concordo com ambos, quando dizem que deveria haver mais respostas, mais ajuda da comunidade, mas também não dá pra exigir que 2 ou 3 pessoas com conhecimento boa-vontade respondam tópicos sobre dúvidas de HTML/CSS ou mesmo de outras plataformas que eventualmente são postadas aqui. 

 

Na prática, é importante que todos entendam que é uma solução Open-Source que funciona perfeitamente, com a qual se pode conseguir o básico gratuitamente, e geralmente se consegue ter a loja online "funcionando" com bastante tempo e esforço pessoal.

 

Mas, assim como qualquer plataforma, é preciso ter um projeto bem definido (desenvolvimento, benchmark, marketing digital, etc...) e não tenham a ilusão de que qualquer loja terá um resultado excelente, sem um ótimo projeto e sem investir em profissionais experientes e especializados para atender a cada uma dessas necessidades. 

 

Bom trabalho a todos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos,

já agora peço desculpa pelo meu Portugués/Brasileiro que está muito italianizado:-)...bem effetivamente a comunidade portuguesa/brasileira não é muito ativa, mas isso como escreveu Selectshop é devido mesmo ao facto que o PS é um software desenvolvido em França e logo pouco usado em PT e em BR. Imagine que eu vivo em Portugal e começai a usar este Prestasho nas primeiras versões...bem foi traduzir todo para PT porqué não existiam traduções na epoca!!.Fiz todo sozinho linha depois linha e foi adaptando a plataforma.

Eu costumo construir e desenvolver loja e-commerce e quando começai usavo a plataforma Opencart, mas ahimé aquela plataforma foi desenvolvida para mercados americanos e tinha ( ainda tem ) um grave problema em contabilizar as contas no carrinho..incrivél mas na Europa cria grande problema de contabilitade se os vosso artigos presentam preços com decimais. Depois esperimentai Magento...bem se com Opencart uma função implica 10 linhas de codigo com Magento precisam 30!! No way, abandonai a plataforma e começai a estudar esta otima plataforma que é Prestashop. Eu acho que na ultima versão estavel que é a 1.6.1.6 realmente temos a possibilitade de construir e montar uma loja perfeitamente funcionante sem ser obrigado a alterar o codigo ou comprar modulos. Eu acho que os modulos presentes de default são mais que suficientes para ter uma loja. Eu são contrario a alterações do codigo "core"....antes ou depois surgem problemas. Normalmente quando preciso de funcionalidades avançadas encontro-as nos addons,há centenas de modulos bem feitos que funcionam bem, mas raramente cumpro modulos. A nivel grafico de costume é sufficiente alterar os Less/Sass que são os fixeiros que geram dinamicamente os css ( mas não em todos os templates) e já temos o pretendido...depois é só jogar com os Hooks para colocar os modulos na posição pretendida e o jogo é feito!.Tambem é possivel forçar modulos em posição determinadas...mas há sempre a possibilitade de alterar os fixeiros tpls e criar override...quero dizer esta plataforma adpta-se facilmente as esigencias da maioria dos logistas.

 

Agora um coisa que devem saber ( digo isso porqué reparo muitas vezes em topic de varios idiomas .."Ps Backoffice lento".."Ps Slow".." O ps está lento no frontend etc etc): Pessoal cuidado com o Servidor onde voces installam Prestashop! Esta escolha é a primeira coisa em que devem prestar atenção. Digo por esperiencia direta. Só há dois meses tinha uma mesma loja carregada em dois servidores diferentes ( foi um test que fiz), todo esattamente igual..uns 3000 produtos com muitos atributos e combinações...agora praticamente com uma loja para editar um produto passavam 19sec ou mais....na outra 2 sec no max, um missil! Curioso que a mais lenta era o servidor mais caro!!:-)....por tanto o espaço web deve ser otimizzado para o vosso PS...php a partir do 5.6...versão do PS a partir da 1.6.1...Memcached "on" mas se mesmo não é possivel ativar o Memcached o APC tambem é ok....os 3 CCC ativos( mas isso depende, devem só esperimentar porque as vezes fica pior)...depois ver as "minimization" no servidor tipo Page Speed da Google mas alguns servidores têm o NGINX que faz o seu trabalho. Ok mas estou a ir OT verdade? Se calhar quando tenho um bocado de tempo ( há muito para escrever a cerca disso ) vou abrir um topic mesmo dedicado a este assunto se me permittem naturalmente!!.

Eu muita vezes não respondo aos topics porqué passo raramente pelo forum e de costume escrevo no italiano onde estou mais a vontade com o idioma só por isso, mas gostavo partecipar tambem aquí considerado que vivo em Portugal, só que aquí tenho vergonha a escrever porqué o meu portugués é uma desgraça!!!:-)..não é por esnobbe ou outra tretas, falta só isso:-), estamos dentro de uma comunidade opensource e o bom disso é que cada um dá o proprio contributo que seja pequeno ou grande não importa, importante é ser presente e ajudar..damos para receber verdade?. Por tanto se quiserem eu posso dar um salto nestas bandas e se há argumentos em que posso ajudar e em que estou preparado ficarei contente de fazer.

 

Abraço

 

Fabrizio

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...