Jump to content

Porque Não Conecta Mais O Banco De Dados?


Recommended Posts

Amigos, já instalei a Prestashop muitas vezes, mas agora, ao tentar instalar a versão 1.6.1.4 está surgindo a seguinte mensagem de erro:

O servidor da base de dados não foi encontrado. Por favor verifique o nome de utilizador, a palavra-passe e os campos do servidor (DbPDO)

 

Esta mensagem surge na instalação, na página de configuração do banco de dados, quando clico em TESTAR A LIGAÇÃO À BASE DE DADOS AGORA. Não sei porque esta mensagem está aparecendo! Estou instalando a prestashop em meu computador (localhost), e uso o servidor WAMP. Antes de tentar instalar a loja, criei um banco de dados usando o phpMyadmin. Apenas fui em BASE DE DADOS, dei um nome simples para o banco de dados e cliquei em CRIAR. Não criei nenhum usuário específico, nem coloquei qualquer senha. Ficou o usuário ROOT, e sem senha. Na página de instalação, apenas entrei o nome do banco de dados, deixei o usuário ROOT, e o campo de senha em branco. Então cliquei em TESTAR A LIGAÇÃO À BASE DE DADOS AGORA, mas aí vem a mensagem de erro, dizendo que o servidor da base dados não pode ser encontrado!

 

Já instalei a loja diversas vezes com este procedimento, mas agora, não sei porque motivo, não está dando certo. Cheguei a desativar o firewall que tenho instalado na máquina, mas não surtiu efeito. Pensei que talvez fosse alguma falta de permissão em pastas, e então fui na pasta C:WAMP pelo Windows Explorer, cliquei em PROPRIEDADES - SEGURANÇA, e dei CONTROLE TOTAL a todos os usários. Testei novamente e o problema persiste.

 

O que pode estar havendo? Estou cometendo algum erro?

 

obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Entre em contato com o seu provedor. Ele deverá verificar através dos logs de erro no servidor o erro que está sendo produzido e corrigir, ou entao lhe dar a informacao correta de como se conectar ao banco de dados.

Obrigado! Estou instalando a prestashop localmente no meu computador; creio que o provedor não dará este tipo de suporte. Eu estava usando o WAMP Server, que instala Apache, Mysql e PHP localmente, mas como não estava conseguindo conectar o banco de dados, resolvi desinstalar o Wamp e instalei o programa similar EASYPHP. Com ele, consegui conectar o banco de dados ao clicar em TESTAR CONEXÃO AO BANCO DE DADOS na página de instalação da Prestashop. Neste momento pensei que o problema estava resolvido, mas quando cliquei no botão PRÓXIMO, para seguir com a instalação, então somente uma página totalmente em branco aparece. Tentei diversas vezes, mas sempre aparece a página em branco.

 

Resolvi então desinstalar o EasyPHP e tentar outro servidor local semelhante, o XAMPP. E já na primeira tela de instalação do Xampp apareceu uma mensagem de advertência, falando que uma possível configuração de controle de usuário do Windows poderia restringir a atuação do Xampp. A mensagem é a seguinte:

 

WARNING: Important! Because an activated User Account Control (UAC) on your system, some functions of XAMPP are possibly restricted. With UAC please avoid to install Xampp to C:\Program Files (x86) (missing write permissions). Or deactivate UAC with msconfig after this setup.

 

Eu uso o Windows 10. Procurei pelas configurações de controle de conta do usuário e coloquei no mínimo (há uma barra vertical de controle). Então prossegui até o fim com a instalação do Xampp. Ao iniciar o programa, aparecem outras mensagens de advertência, falando que as PORTAS necessárias ao funcionamento do servidor Apache podem estar sendo usadas por outros programas. Veja a mensagem abaixo:

 

09:36:37  [Apache]     Apache WILL NOT start without the configured ports free!

09:36:37  [Apache]     You need to uninstall/disable/reconfigure the blocking application

09:36:37  [Apache]     or reconfigure Apache and the Control Panel to listen on a different port

 

Como eu não sabia qual programa estava usando as portas que o Apache precisa, resolvi tentar iniciar o servidor Apache, clicando em START no Xampp. O Apache não pôde ser inicializado. Eu abri o arquivo ERROR.LOG, que tem o seguinte texto:

 

[Thu Jan 21 09:35:56.785459 2016] [ssl:warn] [pid 7816:tid 576] AH01909: www.example.com:443:0 server certificate does NOT include an ID which matches the server name

[Thu Jan 21 09:35:56.916982 2016] [ssl:warn] [pid 7816:tid 576] AH01909: www.example.com:443:0 server certificate does NOT include an ID which matches the server name

[Thu Jan 21 09:35:56.954744 2016] [mpm_winnt:notice] [pid 7816:tid 576] AH00455: Apache/2.4.17 (Win32) OpenSSL/1.0.2d PHP/5.6.15 configured -- resuming normal operations

[Thu Jan 21 09:35:56.954744 2016] [mpm_winnt:notice] [pid 7816:tid 576] AH00456: Apache Lounge VC11 Server built: Oct 13 2015 10:54:13

[Thu Jan 21 09:35:56.954744 2016] [core:notice] [pid 7816:tid 576] AH00094: Command line: 'C:\\xampp\\apache\\bin\\httpd.exe -d C:/xampp/apache'

[Thu Jan 21 09:35:56.970372 2016] [mpm_winnt:notice] [pid 7816:tid 576] AH00418: Parent: Created child process 7336

[Thu Jan 21 09:35:57.601296 2016] [ssl:warn] [pid 7336:tid 528] AH01909: www.example.com:443:0 server certificate does NOT include an ID which matches the server name

[Thu Jan 21 09:35:57.717185 2016] [ssl:warn] [pid 7336:tid 528] AH01909: www.example.com:443:0 server certificate does NOT include an ID which matches the server name

[Thu Jan 21 09:35:57.786198 2016] [mpm_winnt:notice] [pid 7336:tid 528] AH00354: Child: Starting 150 worker threads.

 

Creio que algo está interferindo na ativação do servidor Apache, e provavelmente foi o que aconteceu também com o Wamp e o Easyphp. Possivelmente as portas necessárias estão sendo usadas por outro programa. Li em algum lugar que o SKYPE pode usar as portas necessárias ao funcionamento de servidores locais, mas eu não tenho o Skype instalado neste momento. Preciso descobrir qual programa está usando as portas necessárias ao funcionamento dos servidores, mas não sei como fazer isto no momento.

 

Alguma sugestão?

Link to comment
Share on other sites

Não aconselhamos o use do Prestashop em servidores Windows (WAMP é Windows em uso local). Quanto ao Skype: não uso o mesmo desde 2 anos quando fiz o meu diploma como IT-técnico. Se vc. for verificar com wireshark as portas que o Skype abre, vai entender porque. O problema do skype é que ele abre um monte de portas, abrindo todo o seu sistema... e ele fuça em coisas que vc. não quer que ele fuça. Para mim é uma software com grande potencial maligno.

 

Para descobrir as portas abertas: com o programa acima mencionado wireshark ou então comando netstat na sua máquina local com o cmd.

 

Requisicao mínima ao servidor para rodar Prestashop: http://www.prestashop.com/forums/topic/236128-tutorial-servidor-configuracao-minima-para-ps-15/

Edited by selectshop.at (see edit history)
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não aconselhamos o use do Prestashop em servidores Windows (WAMP é Windows em uso local). Quanto ao Skype: não uso o mesmo desde 2 anos quando fiz o meu diploma como IT-técnico. Se vc. for verificar com wireshark as portas que o Skype abre, vai entender porque. O problema do skype é que ele abre um monte de portas, abrindo todo o seu sistema... e ele fuça em coisas que vc. não quer que ele fuça. Para mim é uma software com grande potencial maligno.

 

Para descobrir as portas abertas: com o programa acima mencionado wireshark ou então comando netstat na sua máquina local com o cmd.

 

Requisicao mínima ao servidor para rodar Prestashop: http://www.prestashop.com/forums/topic/236128-tutorial-servidor-configuracao-minima-para-ps-15/

 

Instalo no Windows apenas para preparar a loja e fazer testes. Quando está OK envio para o servidor na web. Já instalei inúmeras vezes; não sei o que está acontecendo agora que não passa da página do banco de dados na instalação. Já testei o Wamp, EasyPhp e Xampp, e com todos é o mesmo problema. Algo está errado.

Link to comment
Share on other sites

Desative a sua firewall e verifique os logs de erro. Também o Xampp possue um log de erros....

 

http://stackoverflow.com/questions/3719549/where-does-phps-error-log-reside-in-xampp

Obrigado, consegui resolver instalando uma versão do servidor Easyphp Devserver (14.1) que já vem com uma prestashop (1.6.0) e a instala automaticamente. Observei que esta versão da loja que foi instalada junto com o servidor estava rodando normalmente. Então copiei a pasta da versão mais recente da prestashop (1.6.1.4) para dentro da pasta do servidor. Criei um novo banco de dados e instalei normalmente. Desta vez não ocorreu o erro na página de banco de dados da instalação. Isto sugere que o problema que estava ocorrendo tenha alguma relação com as portas que estavam sendo usadas. Algum conflito de portas deveria estar ocorrendo, mas foi resolvido agora. Com relação à sua sugestão de desativar o firewall, eu já havia tentado isto, mas o problema continuava acontecendo. Eu vou aprender a configurar estas portas no Windows 10, para situações como esta.

 

Forte abraço!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...