Jump to content

Criar loja on line em Cloud ou Baixar ?


Recommended Posts

Ola colegas,

 

Mantive ausente por algum tempo dos meus projetos com prestashop e agora consegui o tempo que precisava para me dedicar a este Projeto, Peço a ajuda de pessoas mais experientes. Preciso pegar experiencia em criar lojas no prestashop.

 

Notei que o prestashop agora oferece baixar a versão ou criar a loja on line (cloud). Dúvida. Para uma pessoa que pretende criar 4 lojas virtuais ou mais e ficar o controlar essas lojas, qual a melhor opção? qual a melhor forma de evitar demasiados erros que vejo a todo instante no forum. Há alguma configuração segura para se evitar erros para que  as lojas funcionem perfeitamente?

 

Qual a dica que voces podem me dar para eu pegar pratica em criar lojas com rapidamente?

 

Ja fiz buscas aqui no forum e nao vejo nada mais atual, se puderem me indicar topicos mais diretos, tambem agradeço

 

Escrevam algo. Toda a palavra de quem queira me ajudar é bem vinda, escrevam algo....

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Oi Daniel. Eu experimentei e vi já de antemao que nao é uma opcao que sirva para mim. A razao e foi o que respondi na PM:

 

Serve para pequenas lojas e pessoas que nao querem mudar nada na software, ou seja usam standards.

Nao serve para grandes lojas ou multilojas e nem pessoas que preferem adaptar a software para uso próprio ou usar módulos nao nativos.

Vc. nao tem acesso ao seu banco de dados, somente através do back-office opcoes nativas. Serve para quem nao tem experiencia com SQL. Outros que queiram fazer reportes, importacao e exportacao de dados, acesso com Presta Store Manager por ex. nao serve.

 

O Prestashop Cloud é muito restritivo na flexibilidade de uso de produtos terceirizados. Vc. tem lá instalado um standard , pode instalar outros módulos mas com restricao, pois nao tem controle nenhum de FTP ou SQL.

Enfim o Prestashop Cloud é uma versao um pouco mais elaborada do Prestabox (se vc. já tinha mexido com isto).

Edited by selectshop.at (see edit history)
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Pessoal é viavel ter uma loja prestashop em um provedor gratuito  como o hostinger? ou me indique a melhor forma de hospedar uma loja, ja li o tipico de hospedagem, so me deixa mais confuso. Baixo custo, Estou em Portugal.

 

Digam algo, tada palavra é bem vinda

 

obrigado

Link to comment
Share on other sites

Normalmente provedores gratuitos são muito limitados, assim como a maioria dos provedores compartilhados.

Pode até ser que funcione em provedores (principalmente os que utilizam cPanel / WHM), mas não vai funcionar bem.

 

Recomendação pessoal: Contrate um VPS com cPanel. 

 

Se a loja for pequena, o mais simples VPS é bem melhor que qualquer servidor compartilhado.

E geralmente são escaláveis (possibilidade de melhorar a configuração do hardware sem mudar de servidor).

 

Quanto às empresas de hospedagem em Portugal, não conheço...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pessoal é viavel ter uma loja prestashop em um provedor gratuito  como o hostinger? ou me indique a melhor forma de hospedar uma loja, ja li o tipico de hospedagem, so me deixa mais confuso. Baixo custo, Estou em Portugal.

 

Digam algo, tada palavra é bem vinda

 

obrigado

Em 99,99% nao. Veja no link mais abaixo os requisitos mínimos a um servidor para correr Prestashop. Webspace gratuítos nao possuem estes valores, por que o interesse do provedor nao é oferecer um servico de alta qualidade, mas sim de qualidade inferior e encher o servidor com um monte de hosts para depois vender pacotes grandes a precos em geral grandes.

 

Procure um provedor idoneo que de antemao já oferece o pacote com os valores mínimos aqui citados: http://www.prestashop.com/forums/topic/236128-tutorial-servidor-configuracao-minima-para-ps-15/ PS 1.5 e PS 1.6. requerem os mesmos valores.

 

além do mais a versao php deve ser  5.3 ou maior e o servidor um linux. Servidores Windows nao servem.

 

Se vc. nao for fazer nenhuma alteracao no código da loja e usar os standards do Prestashop, poderá até usar o servico Cloud Prestashop ;-)

Edited by selectshop.at (see edit history)
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Obrigada por adicionar. Quando estava testando a cloud esta opcao ainda nao existia. Provavelmente adicionarem posteriormente porcausa dos retornos que tiveram dos testadores. E vc. também somente tem acesso às pastas

 

  • /themes to upload your own theme.
  • /modules to upload new features through modules.
  • /override for PHP files that change PrestaShop Cloud's behavior.

 

Se vc. quer adicionar algo no seu .htaccess já nao mais tem acesso. O acesso continua muito restritivo.

 

Outro ponto muito importante é que Prestashop nao quer e restringe o uso da cloud para somente produtos Prestashop. Nativos ou entao comprados nos add-ons. Módulos, temas e outro produtos terceirizados nao podem ser instalados de acordo com as condicoes de servico deles. É óbvio porque isto, nao ? Uma é a questao de seguranca do servidor e outra é uma questao financeira. ;-)

 

Acesso ao banco de dados com Heidi-SQL ou outro tool por fora infelizmente continua vedado. Vc. tem que usar os recursos do back-office aba Parametros Avancados -> gerenciador SQL, que na verdade nao tem nenhuma comparacao com os features do phpMyAdmin.

 

Quanto à performance. Eu queria testar com a minha loja de 10.000 produtos. Nao foi possível subir o csv com a quantidade de produtos em questao (time-out). Acabei desistindo, pois adicionar todos os produtos manualmente para efeitos de teste me pareceu muito trabalhoso. ;-)

 

Para quem está comecando com uma loja pequena de no max. 1.000 produtos uma opcao muito boa. Para lojas maiores com extras melhor contratar um servico de alojamento VPS (ou VPS cloud) próprio.

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...