Jump to content

Calculo de IVA


Recommended Posts

Olá,

 

Estou com dois problemas em relação ao IVA.

 

no carrinho de compras, o IVA aparece aplicado após o cálculos dos portes de envio. O serviço de portes de envio está isento de IVA. Como alterar esta ordem de cálculo?

 

alguém sabe como fazer a aplicação de IVA diferenciada para Açores e Madeira na parte de calculo final da encomenda? se o fizer nas regras de impostos por distrito por exemplo logo, o IVA simplesmente não me aparece calculado na apresentação de produto.

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Ao criar a transportador tem uma opção (no passo 2) para activar ou desactivar o IVA.

 

wBdyTKv.png

 

 

O IVA só será aplicado quando a loja souber de onde é o cliente, depois do mesmo estar registado e com o local definido esta ira aplicar a taxa predefinida.

Link to comment
Share on other sites

Oi,

 

Quanto à transportadora, mesmo estando definida sem IVA estava a aplicar o IVA ao valor final encomenda+portes e não apenas à encomenda. Honestamente não sei qual terá sido o problema, mas apaguei a transportadora, voltei a criar e com tantas voltas que dei agora já esta a fazer o calculo bem. Embora o valor dos custos de manuseamento agora apareçam também sem IVA mas isso é o menos.

 

Sobre as zonas, o que precisava era de ter sempre o valor a 23% visível para todos os clientes e visitantes. A diferenciação aparecer apenas após login de cliente registado com referencia as zonas diferenciadas ou depois na parte de encomenda.

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

É a minha primeira loja "Prestashop- 1.6.0.8" e tenho um pequeno problema.

 

Quero que apareça o valor do produto já com IVA e ele está aparecer s/ IVA, só quando vou para finalizar a encomenda é que aparece.

 

Que devo fazer para aparecer o IVA, quando alguém visualiza o produto.

 

Obrigada pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

Voltando um bocado à questão inicial do tópico.

 

Tenho o IVA definido por distritos o que permite aos utilizadores de Madeira e Açores terem as taxas de IVA diferenciadas ao fazerem o registo das suas moradas.

 

A questão é que ao fazer isto, como o IVA se torna dependente da morada de registo, para quem não está registado aparece o preço do artigo sem IVA.

 

Há forma de definir para os visitantes, para quem não está registado ou não fez login o preço dos productos com um valor de IVA fixo?

Link to comment
Share on other sites

Pois, na parte das definições de grupos de clientes, está definido com IVA para os visitantes, a questão é se há algum sitio ou alguma forma de definir qual a taxa para determinado grupo.

 

Como a taxa em portugal varia conforme o local, só depois do login é que a loja sabe qual a taxa a aplicar e daí não apresentar o IVA aos visitantes.

Link to comment
Share on other sites

Já tentei criar regras para os visitantes mas só funciona com alguns productos para dar a volta a isto.

 

Nos productos que têm combinações, o que no meu caso é a maior parte, por algum motivo estranho, algum bug, qualquer coisa, ao criar as regras de preço para os visitantes, deixam de funcionar as opções das combinações. Tanto de variação de preço como de imagens.

 

Alguém tem alguma ideia ou sugestão?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Resolvido. Ou pelo menos remediado.

 

Caso alguém esteja com o mesmo problema, deixo a solução que encontrei para a minha loja.

 

Resulta pois tenho poucos produtos e o registo dos clientes é obrigatório. Assim, dupliquei produtos e categorias.

As categorias com os produtos com IVA variável estão visíveis apenas a clientes registados, já com morada definida.

As categorias exactamente iguais mas com o IVA fixo de 23% estão visíveis apenas a visitantes.

 

Não é o ideal, funciona para quem tem poucos produtos mas permite que os visitantes ao se registarem não se "assustem" com o aumento do preço devido ao IVA.

 

Se alguém souber uma solução como deve de ser e funcional, continuo à procura.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olá,

 

 

sim, é isso que quero, mas como é que consigo definir que para aquele grupo, os visitantes, o IVA são os 23%?

 

 

Ana Coelho há aqui qualquer coisa que eu não entendo. Tanto quanto sei o IVA é sempre cobrado de acordo com a taxa em vigor no local da transação. Ou seja, no meu caso, a minha empresa é do Barreiro, os produtos que comercializo estão sujeitos á taxa de IVA de 23% para todos, excepto para clientes de fora da União europeia, ou no caso de serem empresas de fora de Portugal mas da EU e que tenham um numero de IVA válido no VIES.
Nestes dois casos não haverá lugar a aplicação da taxa de IVA.
Exceptuando estes dois casos, todos os restantes clientes devem pagar os 23% de IVA quer sejam do Continente, dos Açores, Madeira ou de qualquer outro país da EU.

O que não entendo é a necessidade de IVA diferenciado para grupos de clientes, excepto os casos que referi e que são facilmente configuráveis em "Localização-->Regras fiscais" em que se pode escolher os países a quem determinado imposto é apresentado.

Para o caso de querer apresentar os produtos com IVA apenas a um determinado grupo de clientes, vá a "Clientes-->>Grupos-->Alterar" e defina a que grupos de clientes quer mostrar os preços com IVA. Na minha versão Prestashop 1.609, a opção de apresentação dos produtos com/sem IVA está invertido. "Sem IVA" significa "Com IVA".

 

 

Resolvido. Ou pelo menos remediado.

 

Caso alguém esteja com o mesmo problema, deixo a solução que encontrei para a minha loja.

 

Resulta pois tenho poucos produtos e o registo dos clientes é obrigatório. Assim, dupliquei produtos e categorias.

As categorias com os produtos com IVA variável estão visíveis apenas a clientes registados, já com morada definida.

As categorias exactamente iguais mas com o IVA fixo de 23% estão visíveis apenas a visitantes.

 

Não é o ideal, funciona para quem tem poucos produtos mas permite que os visitantes ao se registarem não se "assustem" com o aumento do preço devido ao IVA.

 

Se alguém souber uma solução como deve de ser e funcional, continuo à procura.

 

Não sendo um expert, acho que a opção de duplicar produtos e categorias não é lá muito bem visto pelo "S. Google", já que vai dar duplicação de URLs.

 

 

Olá,

 

É a minha primeira loja "Prestashop- 1.6.0.8" e tenho um pequeno problema.

 

Quero que apareça o valor do produto já com IVA e ele está aparecer s/ IVA, só quando vou para finalizar a encomenda é que aparece.

 

Que devo fazer para aparecer o IVA, quando alguém visualiza o produto.

 

Obrigada pela atenção.

 

McColibri se ainda não solucionou vá a "Clientes-->>Grupos-->Alterar" e defina o "Método de apresentação do preço para: Sem IVA". Penso que se trata de um erro e esta opção está ao contrário. Ao definir "Sem IVA", os preços apresentados na loja vão reflectir a aplicação do IVA.

Espero ter ajudado. (Ou provocado ainda mais confusão!) :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 

 

McColibri se ainda não solucionou vá a "Clientes-->>Grupos-->Alterar" e defina o "Método de apresentação do preço para: Sem IVA". Penso que se trata de um erro e esta opção está ao contrário. Ao definir "Sem IVA", os preços apresentados na loja vão reflectir a aplicação do IVA.

Espero ter ajudado. (Ou provocado ainda mais confusão!) :)

Prezados,

 

No Brasil não existe IVA (ninguém nem sabe o que é isso e mesmo estando escrito "sem IVA" só atrapalha a venda por gerar insegurança ao cliente na hora de comprar). Simplesmente se vende com os impostos inclusos, então estava desesperado pra tirar a mensagem do IVA. Depois dessa dica melhorou, mas ainda aparece a mensagem "(taxa incl.)", o que gera desconfiança no cliente. O certo seria uma opção em "Clientes-->>Grupos-->Alterar" que permita simplesmente eliminar a mensagem de "(taxa incl.)", ou melhor ainda, personalizar a mensagem

 

Desculpe o tamanho da fonte, eu não enxergo direito sem óculos

Obrigado

Edited by emenezes (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Olá,

 

Relativamente ao IVA, tenho um problema ainda maior: como vendo artigos em segunda mão, o IVA deveria incidir apenas sobre a margem, mas não sei como fazê-lo uma vez que, quando coloco IVA, ele assume que é sobre o total. Por isso, na minha loja decidi colocar como "tax rule" - "no tax" e espero que o meu contabilista consiga tratar depois do assunto (não sei como...)

 

Obrigada,

Rita

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

Relativamente ao IVA, tenho um problema ainda maior: como vendo artigos em segunda mão, o IVA deveria incidir apenas sobre a margem, mas não sei como fazê-lo uma vez que, quando coloco IVA, ele assume que é sobre o total. Por isso, na minha loja decidi colocar como "tax rule" - "no tax" e espero que o meu contabilista consiga tratar depois do assunto (não sei como...)

 

Obrigada,

Rita

Não sei se existe algum módulo que faça com que os impostos incidam apenas na margem de lucro mas penso que não.

De qualquer modo, o importante é dar a conhecer ao cliente qual a importancia que vai pagar a titulo de impostos.

A minha sugestão é que essa informação seja colocada em cada artigo e em local bem visível de modo a que o comprador saiba que do valor que vai pagar, (X) corresponde a IVA. Se os artigos que vende poderem ser usados para fins profissionais, esta informação assume ainda maior importancia se o comprador for uma empresa ou empresário que faça dedução de IVA.

A factura que a plataforma Prestashop emite automáticamente "se activada essa opção" não tem valor fiscal, assim, ao emitir (manualmente ou por programa certificado) a factura fiscal, ficará bem claro qual o montante cobrado em IVA sem que isso dê muitas dores de cabeça ao contabilista.

Link to comment
Share on other sites

@ Lux-a-porter - Por vc. já ter pago o IVA do produto é correto que vc. somente vai pagar a diferenca. No entanto para efeitos contabilistas vc. terá que ter uma nota fiscal de compra para poder provar esta diferenca. Nao creio que seja correto vc. anunciar os seus produtos SEM taxas. Por favor verifique isto com um expert no sistema de taxas para produtos usados. Aqui nao podemos lhe dar dicas de como deve fazer, porque a sua dúvida é uma questao legal. Assim que vc. souber o que fazer instruído por um expert, podemos lhe dar dicas. Antes é muito perigoso para vc. mesmo. ficando até devendo impostos para o estado e pagando multas posteriores...

Tudo também depende se a sua empresa contabiliza COM ou SEM TAXAS mesmo (Pequenas empresas, com volume X por ano, ás vezes sao isentas de impostos). Verifique isto por favor com o seu contabilista ou um expert em impostos sobre produtos usados.

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá,

 

Estou com dois problemas em relação ao IVA.

 

no carrinho de compras, o IVA aparece aplicado após o cálculos dos portes de envio. O serviço de portes de envio está isento de IVA. Como alterar esta ordem de cálculo?

 

alguém sabe como fazer a aplicação de IVA diferenciada para Açores e Madeira na parte de calculo final da encomenda? se o fizer nas regras de impostos por distrito por exemplo logo, o IVA simplesmente não me aparece calculado na apresentação de produto.

Julgo que existem aqui alguns mal entendidos, o que e natural em Portugal pois precisamos de fazer um doutoramento para conseguir fazer uma factura...

 

1º Se se vende um artigo ou se se presta um serviço em Portugal, ele e sujeito a IVA (embora com excepçoes, mas essas sao sempre isentas enquanto durarem). Assim, se se vende um produto X e se se leva um valor pela entrega, ambos devem ser sujeitos a IVA. O porte deve ser considerado um serviço associado.

2º A taxa de IVA depende da localizaçao da empresa e nao da do cliente. Se a empresa esta sediada no Continente, factura com o IVA do continente mesmo para vendas para a Madeira ou Açores. A excepçao a isto e a exportaçao para outros paises, mas isso requer um outro doutoramento...

Link to comment
Share on other sites

Julgo que existem aqui alguns mal entendidos, o que e natural em Portugal pois precisamos de fazer um doutoramento para conseguir fazer uma factura...

 

1º Se se vende um artigo ou se se presta um serviço em Portugal, ele e sujeito a IVA (embora com excepçoes, mas essas sao sempre isentas enquanto durarem). Assim, se se vende um produto X e se se leva um valor pela entrega, ambos devem ser sujeitos a IVA. O porte deve ser considerado um serviço associado.

2º A taxa de IVA depende da localizaçao da empresa e nao da do cliente. Se a empresa esta sediada no Continente, factura com o IVA do continente mesmo para vendas para a Madeira ou Açores. A excepçao a isto e a exportaçao para outros paises, mas isso requer um outro doutoramento...

 

Ou não!

Se por exemplo o envio for feito por correio registado, o valor do envio está isento de IVA nos termos do artº 9 do C. IVA.

A factura pode ser emitida com IVA para todos os artigos e isentar a despesa de envio, referindo obviamente o motivo da isenção.

De acordo com alguns contabilistas, convem juntar a factura dos CTT aquela onde foi cobrado o envio sem aplicação de IVA.

Link to comment
Share on other sites

Bem visto. o nº 23 desse artigo refere essa isenção. Mas na medida em que o proprietário da loja não deve ser um seviço público postal, não estando assim isento, deverá, a meu ver, não referir "portes" mas referir "reembolso de despesas de portes" e deixar junto a factura dos correios para justificar a isenção. Não me ocorreu essa situação pois trabalho com uma transportadora. E o seu comentário, que é muito pertinente, vem reforçar o que eu disse: neste país para se emitir uma factura é necessário um doutoramento...

Link to comment
Share on other sites

Ou não!

Se por exemplo o envio for feito por correio registado, o valor do envio está isento de IVA nos termos do artº 9 do C. IVA.

A factura pode ser emitida com IVA para todos os artigos e isentar a despesa de envio, referindo obviamente o motivo da isenção.

De acordo com alguns contabilistas, convem juntar a factura dos CTT aquela onde foi cobrado o envio sem aplicação de IVA.

Neste caso vc. deve nao adicionar IVA ao correio registrado. IVA neste caso nao será adicionado e nem calculado no carrinho pela porcentagem estar zerada.

 

Também aqui na Áustria o correio para letras até 200 g nao cobra imposto. Sendo assim tenho correio até 2000 g e correios com mais de 200g que é com imposto. O carrinho é que escolhe neste caso o modo de transporte.

 

No caso de correio registrado vc. deveria fazer o mesmo. Adicionar correios "normal" e correios registrado. O cliente entao vai poder escolher entre os dois e o carrinho calculará automaticamente os impostos de acordo com a regra correios ou a regra correios registrados.

 

Tanto que no bloco de IVA da nota fiscal vc. ve detalhadamente o que está sendo calculado.

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...