Jump to content

Como criar novos campos e customizar o cadastro ?


Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem ?

 

Estou aqui com uma dúvida, estou criando um ecommerce utilizando prestashop 1.6 e o cliente não quer que o site seja aberto pra todos, ele quer que apenas clientes validados possam ter acesso aos produtos, isso eu consegui de boa, sei que la nas categorias eu posso dar as permissões, mas ai ele disse que não adianta ter somente aquele cadastro, que ele mesmo precisa validar, então vou ter que criar um novo grupo de clientes "Clientes Aprovados" ou algo assim, até ai tudo bem.

 

Mas dai ele disse que precisa mudar os campos, retirar alguns e adicionar outro como por exemplo CNPJ, e eu ainda não sei como faço isso, seria pelo backoffice ou como ? Outra coisa, quando o cliente se cadastra já é feito o login dele e aparece aquelas opções de cadastrar endereço, etc, mas como ele precisará validar os clientes eu preciso que seja redirecionada para uma página ou ali mesmo verifique o grupo dele e se nao for validado exiba a mensagem, obrigado por cadastrar, sua conta será validada, como faço isso por favor ?

 

 

Peço por favor que me auxiliem nisso ou me indiquem aonde posso encontrar informação sobre isso.

 

Muito obrigado desde já.

Link to comment
Share on other sites

Para lojas VIP existe um tópico de hoje mesmo tratando sobre o assunto: http://www.prestashop.com/forums/topic/372365-aprovar-cadastro-de-clientes/

 

Aconselho somente com solucao paga :(  Se o seu cliente tem um monte de extras, entao ela nao vai mesmo encontrar uma software que cobre tudo e seja de graca. Cada especialidade exige um pequeno gasto...

Link to comment
Share on other sites

Se me bem recordo título nao é campo necessário, assim com também nao a data de nascimento. Isto vc. resolve comentan do as linhas no ficheiro de cadastro do seu tema (authentication.tpl).

 

Nome, sobrenome, vc. simplesmente altera a traducao na aba Localizacao -> traducoes -> front-office -> seu tema -> idioma.

 

CNPJ é o que ? desculpa a minha ignorancia, mas estou fora do Brasil já fazem quase 30 anos.... Talvez vc. poss usar o campo "DNI"

 

NA ABA: Clientes -> enderecos" -> definir os campos obrigatórios para esta secao.

 

O campo telefone é um capo obrigatório e já está pré-definido no cadastro. Um dos dois campos de telefone deverao ser preenchidos, ou o celular ou entao o telefone fixo. Se nao quiser ambos, entao comenta as linhas de um dos telefones no ficheiro do tema na hora do cadastro (authentication.tpl)

Link to comment
Share on other sites

Se me bem recordo título nao é campo necessário, assim com também nao a data de nascimento. Isto vc. resolve comentan do as linhas no ficheiro de cadastro do seu tema (authentication.tpl).

 

Nome, sobrenome, vc. simplesmente altera a traducao na aba Localizacao -> traducoes -> front-office -> seu tema -> idioma.

 

CNPJ é o que ? desculpa a minha ignorancia, mas estou fora do Brasil já fazem quase 30 anos.... Talvez vc. poss usar o campo "DNI"

 

NA ABA: Clientes -> enderecos" -> definir os campos obrigatórios para esta secao.

 

O campo telefone é um capo obrigatório e já está pré-definido no cadastro. Um dos dois campos de telefone deverao ser preenchidos, ou o celular ou entao o telefone fixo. Se nao quiser ambos, entao comenta as linhas de um dos telefones no ficheiro do tema na hora do cadastro (authentication.tpl)

 

Sem problemas =) , o CNPJ é um documento que toda empresa tem, seria o CPF da pessoa fisica, como o cliente quer apenas vender para empresas certificadas por ele, então ele não precisa saber titulo(Sr. Sra.) e data de nascimento, ele precisa mais mesmo do nome, setor e cnpj da empresa, o que seria esse campo DNI ?

 

Outra coisa, eu vi aqui que tem como esconder o preço do produto para o grupo cliente e também na categoria posso configurar para esse grupo não ter acesso aos produtos, então eu criei um grupo clientes aprovados, onde após certificar a empresa cadastrada ele passará para esse grupo o qual terá acesso aos produtos, só que quando o cara se cadastra ele tem acesso a sua conta, como eu faria para verificar, se ele for do grupo cliente, exibir uma mensagem no my-account assim:"Sua conta será avaliada, assim que for aprovada pelo administrador você terá acesso aos produtos, por favor aguarde, obrigado"

 

Muito obrigado desde já.

Link to comment
Share on other sites

Estou tentando exibir o campo DNI o qual já alterei a tradução do mesmo lá no Traduções, mas não estou conseguindo obter sucesso, encontrei 4 instancias do mesmo no authentication.tpl:

{elseif $field_name eq "dni"}
{assign var='dniExist' value=true}
<div class="required dni form-group">
<label for="dni">{l s='Identification number'} <sup>*</sup></label>
<input type="text" name="dni" id="dni" value="{if isset($smarty.post.dni)}{$smarty.post.dni}{/if}" />
<span class="form_info">{l s='DNI / NIF / NIE'}</span>
</div>
{if $dniExist eq false}
<div class="required form-group dni_invoice">
<label for="dni">{l s='Identification number'} <sup>*</sup></label>
<input type="text" class="text form-control" name="dni_invoice" id="dni_invoice" value="{if isset($guestInformations) && $guestInformations.dni_invoice}{$guestInformations.dni_invoice}{/if}" />
<span class="form_info">{l s='DNI / NIF / NIE'}</span>
</div>
{/if}
{elseif $field_name eq "dni"}
{assign var=dniExist value=true}
<div class="required form-group dni_invoice">
<label for="dni">{l s='Identification number'} <sup>*</sup></label>
<input type="text" class="text form-control" name="dni_invoice" id="dni_invoice" value="{if isset($guestInformations) && $guestInformations.dni_invoice}{$guestInformations.dni_invoice}{/if}" />
<span class="form_info">{l s='DNI / NIF / NIE'}</span>
</div>

e

<div class="account_creation dni">
<h3 class="page-subheading">{l s='Tax identification'}</h3>
<p class="required form-group">
<label for="dni">{l s='Identification number'} <sup>*</sup></label>
<input type="text" class="form-control" name="dni" id="dni" value="{if isset($smarty.post.dni)}{$smarty.post.dni}{/if}" />
<span class="form_info">{l s='DNI / NIF / NIE'}</span>
</p>
</div>

Tentei colocar todos esses antes do campo nome(os que estão dentro dos if/ifelse eu coloquei soh a parte que está dentro e nao o if), testei 1 de cada vez mas não obtive sucesso, como faço pra exibir tal campo no cadastro inicial ?

Link to comment
Share on other sites

Campo DNI. Como já escrevi duas vezes, vc. abilita na

 

NA ABA: Clientes -> enderecos" -> definir os campos obrigatórios para esta secao - check no campo DNI. Vc. pode renomear este campo nas traducoes do fron-office na aba localizacao -> traducoes -> front-office -> seu tema -> idioma.

 

DNI ( http://en.wikipedia.org/wiki/Documento_Nacional_de_Identidad)  = CPF. Nao sei se tem check específico para a quantidade e forma de dígitos, mas isto poderia-se adaptar no banco de dados.

Link to comment
Share on other sites

Fui tentar agora mesmo, mas também os campos que eu liberei, nao estao aparecendo para mim. Realmente nao sei te dizer o porque. Até algumas versoes antes do PS 1.6.0.9 ainda estava funcionando. Vou dar uma olhada no fórum Inglês para ver se encontro algum bug ou solucao....

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Já sei o que está acontecendo. Os campos extras somente aparecem quando es usa o processo checkout 5 passos (OPC) estes campos nao foram liberados para o processo checkout rápido, ou seja uma página, assim como também nao para contas "guest".

 

No entanto mudando o processo tudo me aparece, só o DNI nao. Provavelmente ele foi programado com geotargeting, ou seja nao aparece em outros países além da Espanha.

 

Vc. vai ter que usar a solucao que mencionei mais acima.- tópico #2.

Link to comment
Share on other sites

Já sei o que está acontecendo. Os campos extras somente aparecem quando es usa o processo checkout 5 passos (OPC) estes campos nao foram liberados para o processo checkout rápido, ou seja uma página, assim como também nao para contas "guest".

 

No entanto mudando o processo tudo me aparece, só o DNI nao. Provavelmente ele foi programado com geotargeting, ou seja nao aparece em outros países além da Espanha.

 

Vc. vai ter que usar a solucao que mencionei mais acima.- tópico #2.

 

Hmmm, entendi, eu verifiquei e também tem esse numero VAT, será que não tem como eu traduzi-lo e usa-lo no cadastro inicial ?

 

Muito obrigado pelo seu suporte e desculpe o encomodo =)

Link to comment
Share on other sites

Já sei o que está acontecendo. Os campos extras somente aparecem quando es usa o processo checkout 5 passos (OPC) estes campos nao foram liberados para o processo checkout rápido, ou seja uma página, assim como também nao para contas "guest".

 

No entanto mudando o processo tudo me aparece, só o DNI nao. Provavelmente ele foi programado com geotargeting, ou seja nao aparece em outros países além da Espanha.

 

Vc. vai ter que usar a solucao que mencionei mais acima.- tópico #2.

 

 

 

Aeeeeeeee consegui =D e era bem mais simples, fuçando o código pelo codigo VAT eu vi que tem uma parte que ele faz um if verificando se é b2b, então fui no bakcoffice e tentei achar aonde ativa isso e encontrei em PREFERENCIAS_CLIENTES, a ultima opcao "Ativar modo B2B", eu fiz isso pensando em ter acesso ao codigo VAT onde eu traduziria para CPNJ, então para minha surpresa quando fui testar para ver se apareceria esse tal codigo VAT agora que o b2b está ativado, para minha surpresa aparece isso:

 

hPPX571.jpg

 

 

E o melhor, como pode ver já está traduzido pro Brasil, não preciso mais traduzir vat ou dni pois o cnpj já está implementado, a solução já existia, bastava apenas habiltiar essa opção =D

 

 

Muito obrigado =D

Link to comment
Share on other sites

Hmmm, entendi, eu verifiquei e também tem esse numero VAT, será que não tem como eu traduzi-lo e usa-lo no cadastro inicial ?

 

Muito obrigado pelo seu suporte e desculpe o encomodo =)

Sim, só que este VAT é o número de identificacao de taxa dentro da comunidade européia e ela é composta de treze dígitos, sendo os dois primeiros obrigatóriamente letras e o resto números. Alterar isto no banco de dados nao tem problema, só que vai afetar o sistema, pois vc. ativando ele afeta tudo o que tem de haver com os impostos. Eu nao iria usar este campo de forma nenhuma para uma ;)  manipulacao.

Link to comment
Share on other sites

E o melhor, como pode ver já está traduzido pro Brasil, não preciso mais traduzir vat ou dni pois o cnpj já está implementado, a solução já existia, bastava apenas habiltiar essa opção =D

 

 

Muito obrigado =D

Vc. tem certeza ? Nao colocou o CNPJ como hardcode em vez de VAT no script ? Se vc. coloca {l s='CNPJ'} entao está abrindo uma variável com o nome CNPJ que pode ser traduzida para outros idiomas. Nao acredito que VAT e CNPJ sejam o mesmo. VAT significa value added tax e a lógica é o trabalho com taxas/impostos. Vc. ativa ou desativa o imposto dependendo do tipo de loja. B2B vai desativar os impostos nos produtos de acordo com a geolocalizacao. CNPJ pelo que me disse é o CPF, mas tem dependencia para com taxas/impostos ?

 

PS: desculpe a minha pergunta boba, mas nao estou mais á par dos tributos ao estado no Brasil. Pode até ser que lhe serverirá assim como alterou, mas por favor controle fazendo pedidos teste. Pois isto pode dar um enorme problema se nao funciona como pensa.

Pelo que li por aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Cadastro_de_Pessoas_F%C3%ADsicas até pode ser igual ao nosso númer de identificacao de  taxas daqui da Europa ;) , mas nao sei se a lógica é a mesma. Por favor controle. Vc. sabe melhor do que eu se serve.

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Então, vc disse pra eu tentar traduzir o DNI para CNPJ e não deu certo, então eu tinha tentado fazer o mesmo com esse numero VAT, mas também não deu certo, então o que eu fiz foi acionar o modo b2b, que para minha surpresa crio uesses novos campos onde já tem cnpj e ie os quais EU NÃO TRADUZI, já estava traduzido.

 

 

o CNPJ é o documento de identificação da empresa, não tem nada haver com taxas ou outras coisas, é apenas um documento que comprova a validade daquela empresa, entendeu ?

 

Tranquilo cara, desculpa eu por estar tomando seu tempo com as minhas perguntas =)

Link to comment
Share on other sites

Pois é nao existe nada equivalente por aqui. Vc. tem duas solucoes: existe um módulo VAT (que é o nüumero de taxa de identificacao para envio de mercadoria intercomunitária). Aqui somente é validado o número. Uma empresa validada automaticamente se for comprar dentro da comundade européia pagará as taxas no pais aonde a empresa está localizada. Ou seja: vc. comprando acaba devendo as taxas, que com relatório fiscal mensal ao seu bureax de taxas vc. acaba pagando no seu país.

 

SIRET: unicamente a Franca nao somente tem este nüumero de taxa, mas um número que abrange mais do que as taxas intercomunitária. Por isso a Franca tem, e porque o número tem outro formato um campo extra definido SIRET.

 

Vc. ativando B2B abre uma logica totalmente diferente, que serve para todos os países. Cada país com a sua lógica que foi programada através da geolocalizacao. é até capaz que sirva para o Brasil, mas vc. vai ter que experimentar. Eu nao sei quem está trabalhando na geolocalizacao BR, ou seja com taxas e leis locais. Depois da saída da Janaina nao sei se tem alguém cuidando de requisitos Brasileiros. Se vc. já fez alteracoes, entao mude para o original e tento com o modo b2b. Talvez já esteja super elaborado e possa entrar em uso sem bugs. Ou vc. pode também perguntar o Daniel, se ele sabe em que pé está o desenvolvimento b2b na base de taxas e leis Brasileiras. Ele deve ter mais informacoes do que eu. http://www.prestashop.com/forums/user/82541-daniel-prestabr/

 

Documentacao b2b: http://doc.prestashop.com/display/PS16/Customers+Preferences

 

E VEJA O QUE ENCONTREI LÁ !!!

The customer profile has new fields related to professional information (Duns number in the USA, SIRET number in France, CNPJ number in Brazil, etc.),

Creio que já deve estar bem avancado o módulo. Mas antes de liberar, faca pedidos teste. Eu nao ponho a minha mao no fogo, pois mesmo com as taxas daqui ainda existem muitos bugs (apesar de Prestashop ter a sede na Franca, ou seja na comunidade Européia).

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa noite a todos!

 

Sou novo na área, estão não entendam mal caso esteje repetindo alguma pergunta já discutida... ;)

 

Então, estou traduzindo o meu site que está baseado no template base da versão 1.6 do PrestaShop. Tá tudo certo com a isntalação, porém tenho certa dificuldade em traduzir alguns campos, caso alguém tenha alguma idéia do que eles significam e como traduzi-los ou trata-los, desde já agradeço.

 

São estes:

  • VAT number;
  • DNI / NIF / NIE

 

Abraço...

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos!

 

Sou novo na área, estão não entendam mal caso esteje repetindo alguma pergunta já discutida... ;)

 

Então, estou traduzindo o meu site que está baseado no template base da versão 1.6 do PrestaShop. Tá tudo certo com a isntalação, porém tenho certa dificuldade em traduzir alguns campos, caso alguém tenha alguma idéia do que eles significam e como traduzi-los ou trata-los, desde já agradeço.

 

São estes:

  • VAT number;
  • DNI / NIF / NIE

 

Abraço...

Estes campos se referem a cadastros de empresas na Europa.

Se não me engano, VAT é como um CNPJ e NIF/NIE é como uma Insc. Estadual.

 

A Conny (selectshop.at) deve saber mais detalhes...

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

O VAT (Value Added Tax) representa um Número de IVA (Um valor que representa uma taxa num determinado Estado Membro da UE).

O NIF (Número de identificação fiscal) representa um contribuinte para a declaração de  impostos entre outros assuntos.

 

No caso da loja ser Brasileira nenhum dos campos deveria ser reutilizado, neste caso aconselho sempre a usar um modulo CNPJ, ate porque tem outras vantagens como a validação.

 

Cumps

Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...