Jump to content

Ganchos - um bom tutorial seria excelente


Recommended Posts

Amigos,

 

O que sinto falta aqui, é um tutorial sobre os ganchos dos módulos, algo que não aponte só para o link http://doc.prestashop.com/display/PS15/Hooks+in+PrestaShop+1.5#HooksinPrestaShop1.5-Existingfront-officehooks e sim alguém mostrando como é, os porquês de fazer assim ou assado, o que dá e o que não dá.

Isso ajudaria demais e adiantaria bastante os projetos e aumentaria o interesse de todos pela ferramenta Prestashop.

 

Fica a sugestão.

 

Beltrão.

Link to comment
Share on other sites

É interessante fazer isso sim José Beltrão, o problema é que o assunto além de ser bem específico, o "aluno" precisa de um conhecimento mínimo para poder entender corretamente o que se passa. Por isso muitas vezes alguns usuários avançados costumam recomentar apostilas e manuais, é preciso ter uma base sólida, mas acabam sendo mal interpretados pela maioria. Não da pra fazer isso com poucos tutoriais se me entende.

 

O que você pode fazer é procurar conhecer o básico do Smarty e Php 5. Depois poste sua dúvida que fica muito mais simples o aprendizado, por que o assunto em geral é extenso demais.

 

Boa sorte. Abraços.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pedro, concordo plenamente com a busca do conhecimento, me incomoda quando vejo usuário aqui no fórum fazendo seu projeto perguntando por cada configuração necessária, deixando claro não busca estudar sobre o assunto.

O meu projeto já está funcionando e em testes, com tema modificado, cartão de crédito homologado e testado, pagamento de boleto instalado testado na emissão e no pagamento/recebimento no banco e o módulo dos correios redondinho com envio e-sedex e com preços de acordo com a tabela vigente dos correios.

Muitas modificações fiz diretamente nos códigos onde houve necessidade, não sou expert nisso, mas trago esse conhecimento e as manhas do Joomla.

Quando ao assunto do gancho, só quis externar que existe pouca informação geral e acessível na comunidade, como por exemplo, acharíamos nos fórum do Joomla, para um assunto tão importante e fundamental para o sucesso de projetos Prestashop, é algo a se repensar, e é um erro estratégico para as ambições de ver o Prestashop como líder no segmento, não publicar tutorias por achar que os usuários tem limitações ou falta de base sólida, isso vai levar o Presta a ser usado apenas por experts, o que com certeza não ajudará a popularizar o sistema, se me entendes.

 

Beltrão.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, o smarty é muito importante para o desenvolvimento do projeto, até porque é ele quem escreve na camada de visão tudo quanto é informação anteriormente 'carregada' por módulos ou sistema. E ignorá-lo pode fazer dele um gargalo no que se diz respeito a popularização e aprendizado, concordo. Não sei bem as estratégias de marketing do Prestashop, tenho meus palpites, mas com relação ao fórum, a comunidade ativa de desenvolvedores ainda é bem pequena e por isso muitas vezes é complicado dar atenção a todas as dúvidas por falta de tempo, o que também reflete no conteúdo técnico aqui disposto.

 

Acredito que o Prestashop foque mais o público lojista, e procure simplificar a ferramenta para usuários comuns conseguirem configurar sua loja e vender sem complicação. Ele cumpre essa função, mas sabemos que para personalização a necessidade de um desenvolvedor experiente é vital, porém por utilizar de tecnologias não diretamente relacionadas a sua regra de negócio, o mesmo não é tratado com o empenho desejado.

 

Estou criando um canal de vídeo aulas sobre Prestashop, e é interessante mencionar esse assunto, é algo que eu possa ajudar a comunidade porque realmente o conteúdo sobre smarty é pequeno.

 

Quando puder, vou postar um manual em PT-BR sobre Smarty.

 

Até mais.

Link to comment
Share on other sites

Observo mais uma coisa, sistemas como o Prestashop é usado por usuários individuais, pessoas que buscam em programas assim, uma forma de se inserir no mercado para trabalhar, ganhar dinheiro, com qualidade e poucos custos, não só para si como para os clientes, diferente de grandes empresas de desenvolvedores para web que em um único projeto para um grande cliente envolve vários profissionais, mas com um custo astronômico (e justo).

Desde que aprendi a criar sites em Joomla, todo mês tenho pelo menos um trabalho em desenvolvimento, e as vezes preciso recusar ou adiar outros por ser sozinho nas tarefas.

Há dois meses iniciei meus estudos em Prestashop, meu primeiro trabalho irá ao ar a qualquer momento, dedicação total para esse novo desafio, principalmente para entender as coisas do sistema, mas os Ganchos, á os ganchos, realmente há uma carência muito grande de tutorias, o que eleva em muito o tempo médio para acabar um projeto.

 

sds,

 

Beltrão.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Concordo plenamente com o José Beltrão. A plataforma prestashop é dividida em vários segmentos

 

1) O projeto da loja

 

2) Variações do projeto com: nº de colunas, topo, rodapé, banner e corpo da página. Tudo isso na primeira página.

 

3) Categorias que acabam compondo o menu e chamando uma página específica para cada categoria. Ai podemos enganchar as colunas e dentro das colunas enganchar várias opções.

 

Me parece extremamente simples separar isso da administração da loja.

 

4)  Projeto para administração da página: incluir, deletar: produtos, categorias, etc. Me parece extremamente desorganizado. Outra coisa triste é que se fazemos uma consulta e inglês as respostas são muito mais precisas. Acredito que aqui quem realmente entende não fica trocando idéias.

 

Corpo da página com paginação: um labirinto

 

5) Projeto para o Back-office e front - office. São coisas totalmente diferentes e fica tudo no mesmo saco. Back-office deveria ser, somente, para Catálogo, Compras, Clientes e regras de preços.

 

6) Configuração da loja. Um projeto à parte que poderia ser objeto de tutoriais simples e objetivos

 

Os criadores do prestashop não fazem mudanças no projeto geral para modular os projetos de forma mais objetiva?

Quem poderia fazer isso?

 

Fui mecher na minha página já pronta e... pinba: prejuizos a vista já que não posso divulga-la com as duas fixas azuis com textos que trabalham contra

 

www.fashioswarovski.com

 

Como faço para que apareça todos os produtos nesta página inicial e não estas faixas?

Link to comment
Share on other sites

Este tópico aqui já  é um tanto velho, mas existe uma exclente documentacao a respeito da architectura, inclusive chart da base de dados e os ganchos que o Prestashop usa para desenvolvedores. Mais acho que nem é necessário dizer muito, porque se explica em si.

 

http://doc.prestashop.com/display/PS16/Fundamentals+of+PrestaShop+Development

 

Tanto que esta documentacao já existia quando o tópico inicial foi escrito no ano 2013.

Edited by selectshop.at (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...