Jump to content

[Dúvida] Trabalho académico de Business Intelligence sobre a base de dados da Prestashop


Recommended Posts

Olá,

 

sou um utilizador "novato" do prestashop.com. Eu preciso de desenvolver uma solução SQL Server de Business Intelligence sobre uma loja que utiliza esta aplicação. A ideia é, naturalmente, programar o SQL Server para ler informação da base de dados (...) e desenvolver o BI habitual (produtos mais vendidos, clientes que mais compram, etc.), bem como toda a componente de "investigação" sobre os dados de navegação do site (páginas mais vistas, etc.)

 

Gostaria de colocar duas questões:

- esta aplicação já faz Business Intelligence "internamente" ?

 

*** - Onde é que poderei obter a documentação essencial de forma a compreender o programa, e principalmente, a base de dados gerada? ***

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro,

De forma muito ligeira, o Business Intelligence está relacionado com a análise da informação de negócio; o exemplo por excelencia do BI são geralmente os hipermercados (o que mais se vende, que produtos mais se vendem em conjunto, quais são os clientes que mais compram, horas do dia a que mais / menos se compra etc.). Neste caso, o meu objectivo consiste na análise da BD de forma a obter esta informação mais habitual (para além do que já referi, neste caso poderia por exemplo identificar quais os clientes que mais compram, a que paises pertencem, etc.).

Só agora estou a ter contacto com o prestashop, e estou a ver que este já dá muita desta informação...... de qualquer forma, o meu objectivo é recolher a BD (ou parte desta) para o SQL Server, e a partir daí utilizar funcionalidades do SQL Server para concluir então sobre estes aspetos que referi.

Ou seja, para poder extrair esta informação, tenho naturalmente de perceber a 100% o desenho da base de dados existente.

Obrigado pela ajuda.

Ricardo

Link to comment
Share on other sites