Jump to content

[Dúvida] Trabalho académico de Business Intelligence sobre a base de dados da Prestashop


Recommended Posts

Olá,

 

sou um utilizador "novato" do prestashop.com. Eu preciso de desenvolver uma solução SQL Server de Business Intelligence sobre uma loja que utiliza esta aplicação. A ideia é, naturalmente, programar o SQL Server para ler informação da base de dados (...) e desenvolver o BI habitual (produtos mais vendidos, clientes que mais compram, etc.), bem como toda a componente de "investigação" sobre os dados de navegação do site (páginas mais vistas, etc.)

 

Gostaria de colocar duas questões:

- esta aplicação já faz Business Intelligence "internamente" ?

 

*** - Onde é que poderei obter a documentação essencial de forma a compreender o programa, e principalmente, a base de dados gerada? ***

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Olá Pedro,

De forma muito ligeira, o Business Intelligence está relacionado com a análise da informação de negócio; o exemplo por excelencia do BI são geralmente os hipermercados (o que mais se vende, que produtos mais se vendem em conjunto, quais são os clientes que mais compram, horas do dia a que mais / menos se compra etc.). Neste caso, o meu objectivo consiste na análise da BD de forma a obter esta informação mais habitual (para além do que já referi, neste caso poderia por exemplo identificar quais os clientes que mais compram, a que paises pertencem, etc.).

Só agora estou a ter contacto com o prestashop, e estou a ver que este já dá muita desta informação...... de qualquer forma, o meu objectivo é recolher a BD (ou parte desta) para o SQL Server, e a partir daí utilizar funcionalidades do SQL Server para concluir então sobre estes aspetos que referi.

Ou seja, para poder extrair esta informação, tenho naturalmente de perceber a 100% o desenho da base de dados existente.

Obrigado pela ajuda.

Ricardo

Link to comment
Share on other sites

Sim, realmente o prestashop já dá muita informação estatística.

Ainda faltava dar alguma, como um relatório dos clientes que compraram um determinado artigo. Acho que também não dá um relatório à quanto tempo não fazem compras os clientes...

No entanto, não sei que informações precisas em particular da base de dados.

Outra componente interessante são as tabelas de pesquisa e como são construídas...

Qualquer dúvida, pergunta.

Pedro

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Olá Pedro,

 

- poderias explicar que dados de navegação ficam guardados na base de dados, e em que tabelas?

 

- por exemplo, na tabela ps_page_viewed, de onde vem o id_page?

 

- em ps_referrer o que é suposto ser guardado? No caso dessa tabela nao ser preenchida, que opção é necessária activar?

 

O meu grupo gostaria de analisar o numero de acessos às paginas, bem como as entradas e saidas do carrinho de compras.

 

 

Obrigado,

 

Ricardo mf

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

 

A tabela guest tem vários elementos. Mas, o que vejo principalmente a guardar, é o sistema operativo e o browser.

Quando alguém visita a página, cria uma nova entrada com estas informações. Se o cliente estiver identificado (com o login) guarda o id dele também.

 

A tabela page_viewed, nunca reparei muito. O id_page, só analizando as funções que o utilizam. Pode ser tão simples como no specific_price e ser só para ser único e indexável.

 

As entradas e saídas penso não serem guardadas. Só o estado do carrinho. Para isso teria de ser criado um módulo que aproveitasse os hooks disponiveis. Mas não seria muito complicado criar.

As páginas, que um cliente visita, só se estiverem guardadas na connections.

Cada cliente pode terá um id_guest. Neste caso não devem usar logo o id_customer, pois cliente nem sempre é registado e nem sempre tem o login...

Na tabela connections, guardará a última página vista. O número de acesso a determinada página é possível guardar, mas não que clientes a visitaram.

 

Como digo, ainda falta um pouco de dados a guardar a nível estatistico. Estarias a pensar analizar o que existe ou até em criar um módulo para analizar?

 

Desculpa não poder ser sido mais útil.

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...