Jump to content

[RESOLVIDO] NIF - nº de contribuinte


Recommended Posts

Olá.

Tenho o Prestashop 1.5.4 instalado.

 

Gostaria de saber como fazer para que o NIF dos clientes seja um campo que aparece aquando do registo do cliente ou quando este faz uma compra.

 

Ou seja, preciso sempre de saber o nº contribuinte do cliente para emitir a fatura posteriormente.

 

Obrigado.

Edited by Laurentino (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Olá Carlos.

Obrigado pela resposta.

De facto, o único local on vi um campo para inserir o NIF é no backoffice em Clientes--> endereços.

 

Aqui aparecem listadosos endereços de todos os clientes e se clicar num cliente aparece o campo NIF, não preenchido, porque não é obrigatório. Não sei como alterar esta situação.

 

Cumprimentos.

Edited by Laurentino (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Obrigado @Laurentino por ter compartilhado a solução a para o seu problema, pelo que mereceu um Like This.

 

Entretanto como deve ter reparado pelos outros tópicos a tag correcta utilizar num tópico que o assunto está esclarecido é [RESOLVIDO] e não [solved] como colocou, e deve colocar a mesma no inicio e não no fim do titulo.

 

Titulo editado para corrigir a tag.

 

Obrigado pela compreensão ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa tarde

 

Eu Utilizo a versão 1.5.3.1 ao activar a opção indicada realmente aparece para preencher mas não é obrigatório.

 

"Em Preferências--> Clientes alterei o Tipo de processo de Registo para Padrão.

Deste modo surge um campo de preenchimento do NIF quando os clientes se registam."

 

Alguém sabe como colocar obrigatório?

Edited by ndrebelo (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Bem vindo á nossa comunidade @ndrebelo :)

 

Pode activar como campo obrigatório em Customers > Addresses na secção " Set required fields for this section" .

 

@exadra37 desde já obrigado pela resposta

 

Mas não da a mesma, no tipo de registo tenho colocado Padrão (criação de conta e morada), mesmo que eu vá ao que indicas quando o cliente se vai a registar e NIF continua a não ser obrigatório. Quando defino o campo que dizer tb só aparece lá o "dni"

Link to comment
Share on other sites

Na versão 1.5.3.1 que utilizo aparece um campo "vat_number" em Customers > Addresses na secção " Set required fields for this section" .

 

Não lhe aparece este campo?

 

Aparece eu selecciono eu coloco o visto e faço salvar mas depois quando vou a tentar fazer um registo no site não aparece como obrigatório.

 

Pode ver aqui o que aparece: https://dl.dropboxus...esta/presta.png

post-488628-0-56756400-1367429214_thumb.png

Link to comment
Share on other sites

Cotar um post só deve ser utilizado quando existe 1 ou mais respostas entre o post cotado e o que vai colocar, excepto quando quer efectuar a cotação parcial do texto do último post.

 

Experimente activar o Force Compile e desactivar a Cache em Advanced Parameters > Performance para que as alterações efectuadas tenham efeito.

 

Depois de verificar que funciona como pretende volta a activar a Cache e desactive o Force Compile.

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa pela primeira parte.

 

Relativamente a dificuldade neste momento já aparece a indicação

 

"Existe 1 erro

  • numero_nif é requerido ou obrigatório."

Mas não aparece o Campo para colocar o NIF

post-488628-0-93422200-1367430671_thumb.png

Link to comment
Share on other sites

Certo mas se a pessoa não preencher esse campo a seguir aparece o erro "numero_nif é requerido ou obrigatório." aparece tudo o resto que foi preenchido e

deve voltar a colocar a password mas o campo do NIF já não volta aparecer a não ser que tente fazer novamente o registo ou faça F5 a pagina e preencha tudo de novo.

 

E mesmo que preencha tudo novamente incluindo o campo do NIF o registo volta a falhar com o mesmo erro "numero_nif é requerido ou obrigatório."

 

E tenho o "vat_number" como obrigatório no Customers > Addresses na secção " Set required fields for this section" .

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa pela primeira parte.

 

Relativamente a dificuldade neste momento já aparece a indicação

 

"Existe 1 erro

  • numero_nif é requerido ou obrigatório."

Mas não aparece o Campo para colocar o NIF

 

Se tivesse sido mais explicito quando colocou o post acima cotado, eu teria entendido melhor a sua questão ;)

 

Acerca do que refere eu confirmo que na minha versão também sucede o mesmo, pelo que estamos perante um provável bug do Prestashop, pelo que o aconselho a reporta-lo no Bug Tracker http://forge.prestas.../Dashboard.jspa

 

Solução temporária para o bug é editar o ficheiro authentication.css que encontra na pasta /themes/nome_do_seu_tema/ e na última linha adicione o seguinte código:

.dni {
	display: block !important
}

Link to comment
Share on other sites

Peça desculpa por não ter explicado da forma mais correcta.

 

Já consegui tive de editar sim o ficheiro na directoria /themes/meu_tema/css/authentication.css

 

e depois no Customers > Addresses na secção " Set required fields for this section" activei o "dni" em vez do "vat_number" e assim obriga a preencher o NIF.

 

Sabe como se coloca o * a frente do texto? para indicar que faz parte do *Campo obrigatório como já existe noutros campos

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Fui ao /themes/meu_tema/lang/pt.php

 

$_LANG['authentication_b60bb13a87fe3ae5463aeb0980a5a8a1'] = 'Número de Identificação <font color="Maroon">*</font> ';

 

Já esta a funcionar tudo como pretendia

 

Obrigado pela ajuda

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Já vi que conseguiu colocar o número de contribuinte a funcionar como pretendia...

 

Obrigado por ter compartilhado a sua solução ;)

 

Sempre que um tópico ou post lhe for útil não se esqueça de agradecer ao seu autor, clicando em Like This, pois assim estará a dar o devido reconhecimento ao mesmo e a incentiva-lo a ser cada vez mais contributivo para o bem de toda a comunidade.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa noite

 

Tenho outra questão a colocar

 

Os campos para preencher como o NIF quando o cliente esta a fazer o registo já aparece como pretendia agora a minha questão é a seguinte:

 

Quando o cliente esta a fazer a compra e pretende que a morada de facturação seja diferente da de entrega quando ele vai a preencher da erro por falta preencher o campo NIF, onde coloco o código para aparecer esse campo? Ele já esta como obrigatório no registo e nesse passo tb aparece mas a Box com o campo não.

 

Agradeço ajuda se possível

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Olá,

 

não sei em relação a versões anteriores, mas no PS1.5.5 para aparecer o campo para inserir o NIF não é preciso editar nenhum ficheiro, basta is a Localização->Países e alterar o país. Depois lá, no final da página basta dizer Sim no campo "Necessita de um número de identificação fiscal?"

post-45511-0-79000000-1379681069_thumb.jpg

Edited by PA (see edit history)
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Boa Noite, 

 

Eu resolvi o problema de seguinte forma. 

 

Activar

Customers > Addresses na secção " Set required fields for this section", Vat_number

 

"Isto obriga a preencher o campo NIF"

 

Para mostrar no front end que é necessário preencher (campo obrigatório  *),

 

Ir no ficheiro /themes/nome_do_seu_tema/ authentication.tpl

 

editar os seguintes campos 

 $('#vat_number').hide();     => linha 68 +/-

 

para 

 

 $('#vat_number').show();  

 

 

e

 

<div id="vat_number" style="display:none;">         => linha 475, 476, 477
<p class="text">
<label for="vat_number">{l s='VAT number'}</label>
 
Para

 

<div id="vat_number">
<p class="required text">
<label for="vat_number">{l s='VAT number'} <sup>*</sup></label>   

 

 

E assim, obriga a meter NIF, sinaliza que é obrigatório e tem uma vantagem também insere o NIF nas Facturas e GR, porque utilizado o dni (opção Localização > Pais > Obrigação Taxa Imposto) não aparece nas faturas e GR.

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos...

 

li e re-li todo o post e no meu caso estava a usar a v1.5.5 e acabaei de atualizar para a v1.5.6 e o campo NIF teima em não aparecer.

 

Fiz todos os passos e mesmo assim nada acontece, dá sempre o errao de falta do número no ato de registo. Existe mais alguma solução?

 

Pedro

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá,

 

não sei em relação a versões anteriores, mas no PS1.5.5 para aparecer o campo para inserir o NIF não é preciso editar nenhum ficheiro, basta is a Localização->Países e alterar o país. Depois lá, no final da página basta dizer Sim no campo "Necessita de um número de identificação fiscal?"

 

Obrigada, PA, já estava a ficar desesperada por não conseguir resolver este problema, já que não percebo de alterações em ficheiros, e sou apenas uma usuária final, mas isto resolveu o problema da obrigatoriedade de NIF na hora de criação de registo de clientes.

 

Já agora, o PA ou alguém saberia dizer-me como colocar os campos em português de Portugal? Pois tudo aparece-me em português do BRasil e muitos termos são diferentes.

 

Desde já, muito obrigada!

 

 

versão do PrestaShop: 1.5.6.1

Nome do tema utilizado: default

Edited by brujah.girl (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Instala a tradução em Português daqui:

http://www.prestashop.com/en/translations

Olá a todos...

Isto aparece como resolvido por isso não sei se posso continuar, mas continuo confuso.

Parece que o campo vat_numero aparece só quando se preenche a companhia. Assim aparece no ficheiro autentication.tpl através do if na linha +-68 como Inovox.

Parece que a filosofia é a Espanhola dni para individuais e nif para empresas. Será?

Posso obrigar a mostrar no ficheiro tpl tirando o if?

Há outras implicações? Porque depois há mais if's com a company. Será só para a factura que eu não uso?

E se eu alterar os campos requeridos em endereços, que implicação tem neste ficheiro?

Sim no campo "Necessita de um número de identificação fiscal?" como diz PA está ativo, mas parece que o que faz é obrigar ao dni e não vat_number (aliás ambos traduzidos por nif).

A versão que eu uso é a 1.5.6.2.

Edited by armboa (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...