Jump to content

Inclusão de layout personalizado


Recommended Posts

Bom dia pessoal !

 

Sou novo no fórum e estou começando a mexer na loja de um amigo meu, e gostaria de aproveitar o tópico, para tirar algumas dúvidas, desculpe se for algum assunto já mencionado, mas não achei a dúvida igual a minha.

 

O primeiro passo foi, pegar copiar e colar o template atual (hostnet2) e renomeei com o nome da loja, e coloquei na pasta themes/nomedotemplate;

 

Em /config/defines.inc.php, alterei o define('_PS_MODE_DEV_', false) para true (Li em algum tópico sobre isso);

 

Depois fiz o processo de forçar a compilação e desabilitar o cache, depois disso eu consegui ver as modificações feitas no meu .tpl.

 

Tenho o template já desenvolvido em html, css, imagens e scripts e precisaria aplicar no theme que copiei.

 

Só que tive um problema na hora de alterar o footer e o header, o footer quando alterei funcionou tranquilo colocando o meu html, mas quando fui alterar o header, deu erro e não consegue carregar, mantive o doctype, header e o body normalmente como estava, ai tirei tudo abaixo do body do template padrão pra ver se funcionava e funcionou mas estava tudo em branco, só com a parte do meio!! Mas quando ponho a parte do meu html logo após o body, ai não abre de jeito nenhum, dá esse erro (Erro HTTP {500 (Internal Server Error): Ocorreu uma condição inesperada enquanto o servidor tentava completar a solicitação.), tem algo que precise ficar atento com essa personalização de template? No caso dos arquivos de imagens, css e scripts, é só colocar na pasta indicada do tema img, css e js respectivamente?

 

Agradeço desde já quem puder ajudar!

 

Att.

Samuel

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Um tem apara o PS partindo do principio que será o ultimo 1.5.3.1 tem uma estrutura. Deve dar uma vista de olhos ao tema default e ver como esta esta feito, depois altere o mesmo com o html e css do seu template.

 

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Um tem apara o PS partindo do principio que será o ultimo 1.5.3.1 tem uma estrutura. Deve dar uma vista de olhos ao tema default e ver como esta esta feito, depois altere o mesmo com o html e css do seu template.

 

Cumps

 

Fala carloscorp,

 

Então, a versão que está sendo usada é 1.4.4.1, terá alguma diferença?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Bom, consegui fazer algumas alterações!!

 

Outras dúvidas:

 

1 - Onde altero os conteúdos das colunas, do meio ($HOOK_TOP, $HOOK_LEFT_COLUMN, $HOOK_RIGHT_COLUMN) , etc ?

Procurei e procurei e nada!!

 

2 - Problema de acentuação, coloquei a minha parte, porém ficou com erro de acentuação, mantive o mesmo topo (doctype e head), o que pode ser?

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

1- Essas funçoes serve como uma espece de include, por exemplo:

$HOOK_HEADER: Carrega ficheiros para alguns modulos.

$HOOK_LEFT_COLUMN: Coloca modulos destinados no header (Top menu, carrinho etc.)

$HOOK_LEFT_COLUMN: Coloca modulos destinados a colona esquerda (Cactegurias, entre outros)

$HOOK_RIGHT_COLUMN: Coloca modulos destinados a colona direita

 

Para os alterar podes faze-lo pelo backoffice alterando a posiçao, etc. Como é obvio anda podes alterar os modulos.

 

 

2- Coloca o seguinte codigo dentro da tag header:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />

 

Neste Link tem mais informaçao sobre o assunto:

http://doc.prestashop.com/display/PS14/Coding+a+theme

 

Cumps

Edited by CarlosC (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

1- Essas funçoes serve como uma espece de include, por exemplo:

$HOOK_HEADER: Carrega ficheiros para alguns modulos.

$HOOK_LEFT_COLUMN: Coloca modulos destinados no header (Top menu, carrinho etc.)

$HOOK_LEFT_COLUMN: Coloca modulos destinados a colona esquerda (Cactegurias, entre outros)

$HOOK_RIGHT_COLUMN: Coloca modulos destinados a colona direita

 

Para os alterar podes faze-lo pelo backoffice alterando a posiçao, etc. Como é obvio anda podes alterar os modulos.

 

 

2- Coloca o seguinte codigo dentro da tag header:

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />

 

Neste Link tem mais informaçao sobre o assunto:

http://doc.prestasho.../Coding+a+theme

 

Cumps

 

Fala CarlosC, obrigado pela resposta!

 

Sobre o que você comentou, entendi perfeitamente como funciona, mas agora surgiu um problema pra mim!

 

Eu consegui achar aqui as posições e os modulos no adm, dentro dos módulos, tem seus respectivos .tpl, mas esses .tpl fica na raiz, não tem algo como /themes/meutema/modulos/modulo/arquivo.tpl, ou seja, que alterasse apenas no meu tema personalizado?

Por que se eu alterar uma propriedade class ou id, e eu quiser voltar para o tema padrão, ele vai ficar sem estilo, pois eu alterei o class/id daquele .tpl do módulo, não sei se você conseguiu captar o que estou querendo dizer...

 

No caso dos includes, vi que tem o HOOK_TOP, nele por exemplo tem os módulos de busca e as informações do usuário e do carrinho. No meu layout a parte de busca fica em outro local do layout, tem como eu personalizar um include?

Por exemplo: coloco {$HOOK_TOP_BUSCA}, na parte do html, e depois eu crio uma posição top_busca e ponho o módulo de busca na posição top_busca no adm, assim quando entrar na página, a busca vai estar posicionado onde eu quero e personalizado do meu jeito, isso é possível?

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Sim se copiar e colar o file tpl (Modulo) responsavel pela aparecia como indicou (/themes/meutema/modulos/modulo/arquivo.tpl) ele vai subrepor a aparencia do modulo.

 

Mas o melhor é tentar fazer as alteraçoes por css, reciclando ID e Class, colocando no ficheiro global.css do seu tema, o que nao conseguir crie um novo tpl. Da uma viata de olhos nesta pagina: http://webdesign.abo...sfaqimportn.htm

 

Nao vale apena criar novos hooks, deixe os ja existentes nos sitios correctos e tente usar css para posicionar o que pretende na pagina, é a melhor soluçao.

 

Cumps

Edited by CarlosC (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Sim se copiar e colar o file tpl (Modulo) responsavel pela aparecia como indicou (/themes/meutema/modulos/modulo/arquivo.tpl) ele vai subrepor a aparencia do modulo.

 

Mas o melhor é tentar fazer as alteraçoes por css, reciclando ID e Class, colocando no ficheiro global.css do seu tema, o que nao conseguir crie um novo tpl. Da uma viata de olhos nesta pagina: http://webdesign.abo...sfaqimportn.htm

 

Nao vale apena criar novos hooks, deixe os ja existentes nos sitios correctos e tente usar css para posicionar o que pretende na pagina, é a melhor soluçao.

 

Cumps

 

Bom, então eu copiando o tpl do modulo /root/modules/blocksearch/blocksearch-top.tpl e copiando para o meu tema /root/themes/meutema/modules/blocksearch/blocksearch-top.tpl, o que vai valer é a do meu tema certo ?

 

Então o problema de fazer e manter do jeito que está, mantendo os class's e id's, terei que refazer tudo novamente, ou seja, mexer no css, pois recebi o site ja pronto em html, css, scripts e etc, todos diagramados de outra forma, diferentes do padrão do prestashop. Por isso a pergunta se seria melhor ja fazer com o .tpl certo e só implementar a programação às tags do html.

 

Você disse que não vale a pena criar hooks, mas daria sim pra fazer certo ? O que envolve isso?

 

Pergunto porque, no layout padrão, a busca é logo no topo, e no meu tem o logo a esquerda, menu, e o box de usuário e carrinho, na 'primeira fileira', logo abaixo, um esquema de banner como 'segunda fileira', e logo abaixo um friso com um cor, onde tem a busca e mais algumas opções de menus, tipo separado em 3 linhas.

 

O que acha? Mesmo assim é a melhor forma seria mexer apenas no css?

Link to comment
Share on other sites

Bom, então eu copiando o tpl do modulo /root/modules/blocksearch/blocksearch-top.tpl e copiando para o meu tema /root/themes/meutema/modules/blocksearch/blocksearch-top.tpl, o que vai valer é a do meu tema certo ?

É isso mesmo.

 

Então o problema de fazer e manter do jeito que está, mantendo os class's e id's, terei que refazer tudo novamente, ou seja, mexer no css, pois recebi o site ja pronto em html, css, scripts e etc, todos diagramados de outra forma, diferentes do padrão do prestashop. Por isso a pergunta se seria melhor ja fazer com o .tpl certo e só implementar a programação às tags do html.

Faz as coisas como lhe der mais jeito, o melhor seria usar as mesmas ID e Class, mas como tens o o html e css ja feito, força com isso!

 

Você disse que não vale a pena criar hooks, mas daria sim pra fazer certo ? O que envolve isso?

É melhor nao porque é necessario alterar ficheiros fora do tema.

 

O que acha? Mesmo assim é a melhor forma seria mexer apenas no css?

É o mais fácil e rápido de se fazer, mas como já tens o tema feito agora a escolha é sua.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...