Jump to content

Recommended Posts

Salve galera.

 

Comecei a trabalhar numa nova empresa, e temos um problema aqui: estamos desenvolvendo um site para vender cursos à distância. Para tal, usaremos o Presta para a loja virtual, e o Moodle para fornecer o curso.

 

O ideal, é termos um login único. Quando o usuário logar na home (que vai ser a loja), ele já terá acesso aos cursos que comprou. Para tal, a minha ideia é que o Moodle encontre os usuários não na tabela mdl_users, mas em ps_customers. Assim, o login será unificado.

 

Sei que há campos bem diferentes entre essas tabelas, mas alguns desses campos podem ser associados. Gostaria de saber se essa minha ideia é válida, e como devo proceder para fazer isso.

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo á nossa comunidade @Uchiha :)

 

Será mais correcto criar um módulo para o prestashop que registe o utilzador nas 2 bases de dados, quando se faz o registo de um novo utilizador e que no login active o utilizador nas 2 bases de dados.

Deixa ver se eu entendi. Então, deveria ser alterada a parte de cadastro de usuário. Essa deve ser adaptada para que ambas as tabelas sejam preenchidas. É isso?

Link to comment
Share on other sites

Nunca deve tocar nos ficheiros do core pois irá comprometer a possibilidade de efectuar upgrades futuros...

 

Primeiro que tudo e como programador e utilizador novo na plantaforma Prestashop deverá ler primeiro toda a nossa documentação oficial, disponivel no Menu Resources no topo desta página, especialmente o capitulo Developers Guide e assim ficará a perceber com o Prestashop funciona.

 

Leia mesmo tudo e aprenda a criar um módulo, a utilizar os Hooks e a utilizar as Classes no Override.

 

Assim poderá fazer praticamente tudo sem ter de tocar nos ficheiros do core ;)

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde Uchiha.

 

Atualmente trabalho com loja virtual Presta e também com o LMS Moodle. Posso te dizer que se tiver em mente desenvolver algum tipo de integração entre as duas plataformas, as coisas não são tão simples assim. Entenda que as plataformas são dois elementos distintos que não foram e nem estão preparados para se comunicarem entre si, as regras de negócios são muito diferentes.

 

Particularidades práticas de Prestashop, utiliza-se de: pseudo-sobrecarga(Override); copilação e cache de template smarty; módulos baseados em métodos e classes específicas; regras htaccess do servidor distintas.. A própria programação de core do Moodle tem foco extensível ao invez da centralizada do Presta, sem cotar outros detalhes. O que recomendo é trabalhar com interface de dados e separar bem a organização de ambos os sistemas, separar a área de vendas; de área de aprenzado.. porém trabalhar no mesmo layout.

 

Como exdra citou, evite alterar aquivos de núcleo. Desenvolva suas próprias aplicações e scripts para fazer os dois sistemas se conversarem. Uma dica que posso deixar é desenvolver um script de alteração, que após realizado o cadastro na loja virtual inserir o mesmo usuário na base de dados do Moodle, isto porque seria praticamente impossível unificar a base de dados. Todas as funcionalidades, relatórios são preparados para receber dados naquele formato que foi desenvolvido, se começar a inserir dados em uma única base de dados, o sistema secundário simplesmente não terá qualquer integridade de informação.

 

A sugestão que lhe dou é separar os ambientes, desenvolva interfaces que herdem métodos corretos para realizar a transação de dados com segurança sem comprometer tais arquivos originais. Utilizando esta "ponte" para ambos os sistemas trocarem informação, irá minimizar em muito o risco de erro ou falha de integridade.

 

Espero que tenha ajudado. Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...