Jump to content

Qual o melhor alojamento/Dominio em Portugal?


Recommended Posts

Bem vindo á nossa comunidade @samuel serra :)

 

A minha experiência diz que os tradicionais alojamentos partilhados, com preços baixos, tem muitas limitações nas configurações de php e extensões instaladas.

 

Os servidores deste alojamentos partilhados, ás vezes até são boas máquinas, só que muito sobrelotadas.

 

Neste momento estou a proceder á migração de um cliente www.corecosmetic.com, que está numa máquina que serve mais 3236 sites em simultâneo, mas conheço outros casos em que as máquinas alojam mais de 30000 sites.

 

Tudo isto condiciona e muito a performance da nossa loja online e cria até alguns erros que inicialmente julgamos ser um bug, mas depois verificamos que é apenas problemas de configuração do servidor.

 

O problema é que ás vezes passam-se horas ou dias até descobrir o que é, já para não falar de quando perdemos dados...

 

Lembro-me que quando me iniciei no Prestashop, tinha uma dessas contas de alojamento e após ter passado vários dias a traduzir o Prestashop para Português, quando na etapa final cliquei em gravar, perdi tudo o que tinha traduzido.

 

Isto aconteceu, porque o Prestashop ao gravar as traduções em todas os ficheiros, ultrapassou o limite de max_input_vars permitidas pelo servidor.

 

Levei muito tempo até descobrir que a culpa não era do Prestashop, mas sim do servidor :o

 

Portanto aconselho-o a testar o DNS reverse num site que saiba que está alojado no servidor que vai escolher.

 

Uma boa ferramenta para efectuar estes testes é www.domaintools.com .

 

Uma coisa muito importante a ter em consideração é que a sua futura loja online deverá ter uma média de carregamento da página inferior a 3 segundos, isto se não quiser que os visitantes a abandonem por causa do tempo de espera ;)

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia Samuel.

 

Como nosso amigo exadra37 disse, é muito importante que verifique as configurações de servidor bem como os recursos oferecidos pela empresa de hosting antes de tudo. Em se tratando de loja virtual, na hora de se contratar um serviço de hospedagem é essencial que tenha o plano de negócio da mesma bem definido e organizado, para ajuda-lo na escolha de um bom custo x benefício na escolha do plano de hosting, afinal, esta será a vitrine de seu comércio.

 

 

Atualmente existem 3 tipos mais comuns na "arquitetura" da empresa de hosting: Serviço compartilhado, VPS ou Servidor virtual, e Servidor Dedicado.

 

O serviço compartilhado é barato porém muito "estático" e fraco em recursos de personalização, sendo mais focado em sites institucionais, blogs e hotsites de poucos acessos, o público alvo são pessoas que não precisem de muitos recursos para rodar suas aplicações, elas procuram preço baixo e facilidade.

 

VPS são virtualizações parciais (ou não) de Sistemas Operacionais dentro de um único servidor físico. Como se você pegasse um servidor dedicado, instala-se 10 máquinas virtuais, personalizasse suas aplicações e oferecesse cada máquina virtual a um preço X. É mais atraente em aplicações maiores ou que recebem mais acessos porque possui maior poder de processamento, consegue receber mais acessos devido a seus recursos mais dedicados e consegue receber muito mais personalização em suas configurações, porém deve-se tomar cuidado porque existem inúmeras empresas que oferecem este serviço com baixa qualidade.

 

Já o Dedicado como o próprio nome diz, é uma máquina(não necessariamente um gabinete, muitas vezes são lâminas correspondentes, mas que possuem recursos dedicados da mesma forma, muito comum em servidores blades) reservada somente para aquele cliente, que pode instalar e configurar o que quiser, da forma que quiser(vamos desconsiderar qualquer ação de pirataria, ok?). Este tipo de serviço é o mais indicados em caso de grandes aplicações, porque seu poder de processamento é grande, consegue suportar softwares mais dinâmicos com sua memória e processador exclusivos e mais acessos por seu link de banda larga servir somente para suas próprias atividades.

 

No Geral, quando estiver escolhendo alguma hospedagem é importante que verifique tais aspectos:

- Tipo de serviço(como mencionado acima).

- Localização geográfica - Muito importante, a distância entre o servidor e seus clientes influencia bastante a velocidade de carregamento de uma página. Suponhando que um cliente acesse o servidor dentro do mesmo país, pode possuir latência de 60ms. Para um servidor alojado fora do país, pode possuir cerca de 240ms. Se imaginarmos 10 arquivos sendo transferidos nestas latências conseguimos no servidor local: 10x60 = 600 milissegundos somente de latência, contra 240x10 = 2400ms somente de latência. O simples fato de geolocalização, já influencia neste aspecto. Claro que existem serviços de fora que são de excelente custo e qualidade, mas digo que é algo a levar em consideração.

- Uptime - Nem é preciso comentar, não existe coisa pior que sua loja Presta fora do ar.

- Link - Velocidade de conexão com a internet do servidor, vital para a velocidade de acesso de seus clientes. Servidores compartilhados possuem um link mais rápido porém isto é divido entre milhares de sites, tornado-o ineficaz quando se trata de uma loja com vários acessos simultâneos, Dedicados possuem menor velocidade porém é destinada somente para seu serviço, e ainda como o link é full, consegue aguentar muitos acessos simultâneos.

 

Eu trabalho em uma agência web no Brasil, e por experiência própria eu posso te aconselhar em sua escolha. Em relação a loja virtual - Prestashop, procure evitar serviços compartilhados se pretende começar a vender de imediato, compartilhado não foi feito para este tipo de negócio, seu uptime não é eficiente e principalmente: sua banda larga é bem limitada e suas possibilidades de configuração mais ainda. Pense em um VPS ou Dedicado, se o orçamento não permitir um servidor dedicado procure saber mais sobre VPS, o que a empresa de hosting tem a oferecer, suporte online, uptime, referências. Uma loja virtual é mesmo uma empresa online, e tem que ter em mente que isso é um investimento com retorno financeiro, uptime e velocidade de acesso também passam uma certa credibilidade.

 

Vale salientar que o Prestashop é um sistema muito rápido, eficaz e produtivo - que o destaca em sua categoria. Se sua loja aparentar lentidão talvez seu negócio esteja recebendo um bom destaque ^_^ , e precise repensar seu plano de hospedagem.

Esta foi minha opinião em relação este assunto, é o que posso me expressar pelo que tenho de experiência. Desculpe qualquer equívoco, boa sorte!

 

Obs: Existe o serviço chamado "Cloud", semelhante ao dedicado, porém não o abordei por não conhecer alguma hospedagem que realmente trabalhe a verdadeira tecnologia nas nuvens de qualidade.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Estamos aqui para ajudar na medida do possível ;)

 

Quando encontrar informação que lhe seja útil num tópico ou post, por favor clique no botão "Like This", pois assim estará a incentivar o autor do mesmo a contribuir cada vez mais para o bem de toda a nossa comunidade :)

 

Obrigado

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...