Jump to content

Recommended Posts

EXEMPLO PARA TRANSPORTE POR PESO:

 

Aba "Envio" -> Transportadoras

 

Então você adiciona lá os seus fretistas.

 

Em cada fretista vc. seleciona

 

1) os países nos quais ele deve operar

2 ) seleciona os grupos de acesso (clientes).

3) A tradução "Estado" infelizmente é uma tradução mal feita. Tradução correta seria "status" (ativo) sim ou não = SIM

4) Aplicar custo de transporte = SIM (a não ser que seja fretista com transporte grátis)

5) seleciona o imposto

6) custo e manuseio - Se este fretista tiver um sob-preço, por ex. artigos caros, artigos pesados, etc. e vc quiser cobrar taxa extra, vc. ativa SIM.

7) Faturação - para envio por peso, vc. escolhe a opção por peso total (última opção).

8) MUITO IMPORTANTE: Comportamento fora do intervalo - Se vc. estiver enviando por vários fretistas com classes de peso por ex. até 2 kg fretista A e a partir de 2,01 kg somente fretista B, então tem de selecionar aqui "DESATIVAR TRANSPORTADORA". Se deixar a opção standard "aplica o custo ao maior limite definido" este fretista sempre poderá ser selecionado, mas vai dar erro no carrinho de compras, pois o máximo estipulado foi para 2 kg.

 

*****************************************************

Faixas de Preço/Faixas de peso:

 

Mesmo enviando somente por uma faixa, por ex. peso, vc. tem de adicionar tbm. a faixa de preço, para que o carrinho funcione corretamente, pois ele procura a paridade.

 

Faixa de preço: Vc. escolhe o fretista e acrescenta lá

DE: 0

Para 10000

 

Faixa de peso: Vc. escolhe o fretista e vai acrescentando as faixas com qual ele opera.

por ex.

De: 0

para: 2 kg

 

Salvar

Adicionar novo

 

Mesmo fretista

de 2.001

para 5 kg

 

salvar

adicionar novo, etc....

 

*********************************************************

Adicionar preços aos fretistas

 

Aba Envio -> Dashboard

 

1) Custos de envio. Aqui vc. pode colocar o preco extra que vai cobrar para artigos pesados, ou artigos de valor como já descrito mais acima.

2) Frete grátis - aqui pode colocar um valor por ex. acima de X para que todos os pedidos sejam calculados com frete grátis por peso our por preço do pedido

3) Faturação de acordo com: PESO TOTAL se for enviar por peso.

 

4) Taxas - aqui vc. acrescenta por transportista o preço que vai cobrar por faixa para o transporte. Todos preços aqui apresentados deverão ser sempre SEM imposto.

 

Desejo um bom proveito deste tutorial.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Esse foi um bom tutorial, porém PS 1.5.4 tem um bug de verdade.

Eu configurei uma transportadora cujo custo é grátis.

Ficou:

ABA ENVIO

 

CAMPOS ENTREGA

Todos marcados com 0

 

CAMPO FATURAMENTO (FATURAÇAO)

Segundo o preço total

 

CAMPOS TRANSPORTADORA

Empresa: E-TKT

Logotipo: file jpg ok

Tempo de Passagem: texto explicativo

Grade de Velocidade: 0

URL: em branco

Zona: marquei apenas South America

Grupo de acesso: marquei todos

Estado: marquei OK

Aplicar custo de transporte: Marquei NÃO

Demais campos deixei EM BRANCO

 

 

CAMPOS OPCAO TRANSPORTADORA

Principal: E-TKT

Ordenado por: preço

Ordenado por : Ascendente

 

ABAS FAIXAS DE PREÇOS e FAIXAS DE PESOS

Não são mostradas opções, já que somente existe uma transportadora grátis

 

Ao fazer um pedido e finaliza-lo, é mostrada a transportadora E-TKT como única disponível e sem impacto no preço.

Porém, avançando no processo, após a escolha do endereço de entrega (Brasil, Rio de Janeiro, CEP 22760-400), aparece as mensagens:

 

Existe 1 erro

  • Não há transportadoras disponíveis que entreguem para o endereço selecionado.

« Back

 

Choose your delivery method

 

 

No carriers available for the address "Meu endereço".

 

Já tentei de tudo para modificar, mas acredito que o PS 1.5.4 não funcione para lojas que operam no Brasil.

 

Alguma sugestão?

 

Obrigado!

Marcello

Link to comment
Share on other sites

Amigos, para aqueles que, como eu, encontrou erro no fechamento de vendas de transportadora sem custo de envio, fica a dica de como resolvi o problema.

 

Eu havia cadastrado uma transportadora para envio gratuito, mas mesmo selecionada no check-out, aparecia um erro de transportadora inexistente para o destino. A questão estava no handling. Não pode ter valor zero. Para mim é um erro de programação, com certeza, mas encontrei um caminho alternativo que, ainda que esse bug seja corrigido, não irá interferir nos processos de vendas ou na programação do PS.

 

ABA> ENVIO

 

Em Handling (entrega), campo Custo de Envio, coloque algum valor (ex: R$ 10,00)

No campo Frete Grátis começa em, coloque um valor insignificante (ex: R$ 1,00

 

Em Faturamente (faturação), selecione a opção "Segundo Preço total"

 

 

O erro irá desaparecer.

 

Boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Na verdade é um Bug sim. A configuração está correta. A Zona está configurada para o Brasil e, ainda que eu configure para atender a todas as regiões o erro se repete.

 

Provavelmente vocês não prestaram atenção no meu post original, exatamente na parte em que informo a Zona como sendo South America

 

"Zona: marquei apenas South America"

 

Porém identifiquei onde está o erro na programação: Handling.

 

Se você não inserir valor de Handling o sistema não encontra transportadora.

 

Façam os teste.

 

Minha solução foi colocar valor no campo Handling de R$ 10,00 e valor para frete grátis insignificante para minha loja, ou seja, R$ 1,00. Faturamento (faturação...) "Segundo o preço total"

 

Assim, como nenhuma venda no meu caso tem custo total menor que R$ 1,00, todas as vendas irão atender a esse critério.

 

Ainda que esse bug seja corrigido no futuro, não irá impactar nem na operação da loja, nem na programação do sistema.

 

Provavelmente a ordem das condicionais está mal definida ou o conceito de handling, mal compreendido.

 

O custo de handling não é obrigatório; pode existir ou não. Porém para o PS 1.5.4, quando ele inexiste E quando a transportadora não aplica custo de transporte, gera erro. Ela é acessada, mas no fechamento é ignorada.

 

Abs

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 months later...

Basicamente, você precisa ter uma tabela dos correios da sua cidade para PAC e SEDEX.

Como as opções e-SEDEX e SEDEX10 não são atendidas em todas as localidades, não é possível utilizá-las separando apenas por estados.

Pelo mesmo motivo, não é possível calcular a dimensão cúbica dos pacotes. Assim, caso tenha diferença em alguma entrega, deve ajustar o valor correspondente na tabela de tarifas.

 

Em seguida você deve:

  • 1. Cadastrar cada zona (Admin > Localização > Zonas), de acordo com a tabela dos correios da sua cidade (Recomendo utilizar apenas a tabela Capital - Interior, para não complicar o cadastro);
  • 2. Cadastrar as transportadoras (Admin > Envio > Transportadoras) e relacioná-las às zonas cadastradas;
  • 3. Cadastrar as faixas de peso (Admin > Envio > Faixas de Peso), de acordo com a tabela dos correios, para cada transportadora;
  • 4. Definir as tarifas de cada zona / faixa de peso, de acordo com a tabela dos correios (Admin > Envio > Frete). Como são muitas faixas de peso e zonas, acaba sendo uma tabela grande para preencher;

As traduções dos menus podem variar na sua loja, mas a ideia é essa.

 

Seguem os arquivos de PAC e SEDEX mais recentes que tenho (06/2013), mas não significa que estejam atualizados. O ideal é que consigam estas tabelas em uma agência dos correios da sua cidade.

 

Tabelas_Correios_201306.zip

 

Recomendo conferir todos os valores com os valores aplicados na sua cidade e ter muito cuidado para não errar os valores na tabela de tarifas, pois pode ter prejuízo no frete.

 

Bom trabalho a todos.

Edited by Daniel - PrestaBR (see edit history)
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Prezados colegas, encontrei outra questão que pode gerar esse erro:

 

Percebi o mesmo problema, quando os produtos são cadastrados com a opção "gerenciamento de estoque "ativada" sem ter criado antes o armazém (local de armazenamento), para vincular o produto.

 

Pois bem... Além de seguir o tutorial do nosso colega "CD2500"

 

Considere também: cadastrar o produto da seguinte forma:

(Catalogo > Produto > Editar ) no item "Quantidade"  desmarque a opção "Eu quero usar o sistema de gerenciamento avançado de estoque para este produto

 

Para utilizar a opção de gerenciamento de estoque, precisa cadastrar corretamente os armazéns, para vincular os produtos. Caso contrário vai dar erro na finalização do carrinho.

 

Cordiais Saudações a todos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O tutorial serve para todas as versoes Prestashop 1.5.X. Leia o tópico inicial. Se tiver dúvidas o Daniel especificou novamente com exemplo para uma tabela de correios (tópico #8).

E nao esqueca de desativar a opcao "sistema de gerenciamento avancado" se nao tiver usando estoque em mais de um armazém. Se estiver usando o estoque avancado entao deverá colocar estoque nos produtos na aba de estoque avancado. Sem isto Prestashop nao poderá fechar o carrinho por falta de dados no banco de dados.

A opcao "estoque avancado" trabalha completamente separado do resto do shop, pois foi programado para drop-shopping, ou seja estoque/entrega manuseado por terceiros.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

Comprovo o que nosso amigo Bitove disse sobre o cadastro do produto estar como gerenciamento de estoque. Todos os meus produtos estavam marcados para gerenciamento de produto automatico, fiz a alteração num produto e testei pra ver se a transportadora aparecia e apareceu normalmente e consegui terminar a compra. Agora vou ter de entrar em todos meus produtos para fazer essa alteração. 

Ajudou mto, obrigado..

Link to comment
Share on other sites

Acabei de adicionar o seguinte:


E nao esqueca de desativar a opcao "sistema de gerenciamento avancado" se nao tiver usando estoque em mais de um armazém. Se estiver usando o estoque avancado entao deverá colocar estoque nos produtos na aba de estoque avancado. Sem isto Prestashop nao poderá fechar o carrinho por falta de dados no banco de dados.

A opcao "estoque avancado" trabalha completamente separado do resto do shop, pois foi programado para drop-shopping, ou seja estoque/entrega manuseado por terceiros.

Link to comment
Share on other sites

Eu tambem estava com esse problema de frete gratis mesmo com cliente cadastrado ou sem cadastro. Eu nao tenho transporte de frete gratis, entao coloquei na aba envio frete gratis começa em R$ 10000,00 e frete gratis começa em 30,00 Kg. transportadora principal coloquei a minha cadastrada PAC e ordenado por posição. Acho que o Prestashop se nao tiver algumas configurações setados para ele, entao, ele pega por padrao a transportadora de frete mais baixo e no caso é o frete gratis. 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Caros Amigos preciso de uma ajuda se possível....

Tenho uma loja configurada certinha... versão 1.5.4.1, Transportadoras ( Correios ) e Pague Seguro UOL funcionando.
Porém somente quando cadastrado consigo os valores do PAC e SEDEX.
Quando Visitante, não consigo exibir Valores... na linha do valor exibe "Grátis!".

Isso quando em "Envio" deixo as seguintes opções:
- Custo de Envio " 10 " R$ (c/ imposto)
- Frete grátis começa em " 1 " R$
- Frete grátis começa em " 1 " Kg

Porém se altero para:
- Custo de Envio " 10 " R$ (c/ imposto)
- Frete grátis começa em " 10001 " R$
- Frete grátis começa em " 31 " Kg

Não exibe nem o PAC e o SEDEX

Podem me auxiliar? acho que estou pecando em alguma coisa...

Link to comment
Share on other sites

Caros Amigos preciso de uma ajuda se possível....

 

Tenho uma loja configurada certinha... versão 1.5.4.1, Transportadoras ( Correios ) e Pague Seguro UOL funcionando.

Porém somente quando cadastrado consigo os valores do PAC e SEDEX.

Quando Visitante, não consigo exibir Valores... na linha do valor exibe "Grátis!".

 

Isso quando em "Envio" deixo as seguintes opções:

- Custo de Envio " 10 " R$ (c/ imposto)

- Frete grátis começa em " 1 " R$

- Frete grátis começa em " 1 " Kg

 

Porém se altero para:

- Custo de Envio " 10 " R$ (c/ imposto)

- Frete grátis começa em " 10001 " R$

- Frete grátis começa em " 31 " Kg

 

Não exibe nem o PAC e o SEDEX

 

Podem me auxiliar? acho que estou pecando em alguma coisa...

 

 

Olá Alex, 

 

Neste forma que você esta usando para cálculo de frete que aliás é o mesmo que o meu, a loja mostra frete grátis para o seu primeiro ajuste pois está enquadrada dentro da faixa de peso e preço que vc inseriu, embora vc não tenha mencionado qual é, e ao fazer a alteração não é mostrado as transportadoras pois eles devem estar ficando fora da faixa de peso ou preço estipulados

 

Quanto ao checkout como visitante, não uso esse formato na minha, mas pelo que me recordo como visitante o comprador, cadastra Nome, email e senha apenas,  correto? DEPOIS se ele quiser insere o endereço.

 

Ela não vai mostrar frete mesmo, pois ela não sabe ainda qual o endereço no caso o Estado do Comprador. e por isso não mostra valores.

 

Sugestão desabilita o checkout como visitante, Prestashop e Correios do Brasil nunca se deram muito bem, a menos que algumas das diversas boas almas daqui te sugiram uma solução.

 

Desejo sucesso!

Link to comment
Share on other sites

Olá Refiz a instalação da minha loja do zero na V.1541

 

O sistema que uso para calculo e frete é como  o deste tópico, não uso módulos, cadastrei faixas de peso.

 

Minha questão está no seguinte na ABA Envio

 

Custo de envio R$ 2,00

 

Frete Grátis começa em R$ 200,00 (pois na minha frete grátis realmente a partir de R$ 200,00)

 

Faixa de preço:

 

PAC R$ 0.01 à R$ 10.000,00

SEDEX R$ 0.01 à 200,00 (isso para que o SEDEX seja desabilitado quando o valor da compra esteja fora dessa faixa)

 

Já na transportadora:

 

PAC: Comportamento fora do intervalo, APLICAR CUSTO AO MAIOR LIMITE DEFINIDO

SEDEX:  Comportamento fora do intervalo, DESATIVAR TRANSPORTADORA

 

 

Pois bem testando com um produto de exemplo, aqueles Ipod's funciona muito bem mostrando PAC de SEDEX qdo o valor do produto é inferior a R$ 200,00 e desabilitando o SEDEX qdo o valor do pedido é maior. MAS ao fazer o teste com um dos meus 2000 itens cadastrados qdo o valor é maior que R$ 200,00 o SEDEX permanece ativo.

 

Passei a tarde toda realizando testes e comparando produtos mas no produto de exemplo funciona bem, já nos que cadastrei o problema permanecesse.

 

Testei ainda duplicar um produto de exemplo pensando que pudesse ser algum com novos produtos mas funciona muito bem.

 

SE alguém tiver um caminho para que eu posso seguir, desde já agradeço!

 

Edú

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais nada, mas nao resolve o seu problema: Porque a configuracao 0.01 ? Nao tem lógica. Comece de 0.00. Qual o URL do seu domínio ?

Olá, desde já agradeço
 
o R$ 0.01 foi por convenção mesmo, mas já coloquei R$ 0.00
 
Há meu ver esse problema está atrelado a um outro que descobri.
 
O produto padrão onde o desabilitar do SEDEX funciona bem, tem um peso de 0.50000kg (estranho pois deveria ser apenas 0.500kg) quando altero MEU produto para esses mesmo peso, 
o frete começa cobrar errado, isso eu já havia percebido em outra versão então por convenção TODOS meus produtos tem o peso de 0.301
 
fazendo umas simulação para 01 peça cobra certo na faixa de .301 a 1kg
 
Já para 2 peças cobra minha faixa máxima cadastrada que é de de 27.001 à 30kg (mas simulando uma compra no BO Correios - Pac 1.000 kg R$ 46,90 esse valor deveria ser R$ 16,40)
 
Ao colocar 3 itens no carrinho de compras o valor cobrado é o da faixa de peso de 1.001 à 2kg ou seja aqui a loja entende que que são 1.5kg de produto e isso está correto.
 
Vejo que usando .500kg sempre que há um número par de itens no carrinho de comprar o valor de frete apresentado é errado.
 
 
 
 
Desde já agradeço a ajuda!
Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no front-office. Mesmo os produtos "exemplo" quando coloco no carrinho e o valor é menor do que 200 R, dá valor do frete grátis. Independente da quantidade que ou adiciono.

 

A configuracao nao está correta. Vc. já leu estes tópicos ?

 

http://www.prestashop.com/forums/topic/235830-tutorial-configuracao-fretistas-ps-15x/?do=findComment&comment=1445084

e

http://www.prestashop.com/forums/topic/235830-tutorial-configuracao-fretistas-ps-15x/?do=findComment&comment=1473100

 

Por favor siga o descrito.

 

 

Este tutorial propoe somente configuracao para módulos nativos. Para problemas com módulos nao nativos (pag seguro), ou módulos em si, vc. deve colocar os seus problemas aqui: http://www.prestashop.com/forums/forum/209-m%C3%B3dulos

Link to comment
Share on other sites

Dei uma olhada no front-office. Mesmo os produtos "exemplo" quando coloco no carrinho e o valor é menor do que 200 R, dá valor do frete grátis. Independente da quantidade que ou adiciono.

 

A configuracao nao está correta. Vc. já leu estes tópicos ?

 

http://www.prestashop.com/forums/topic/235830-tutorial-configuracao-fretistas-ps-15x/?do=findComment&comment=1445084

e

http://www.prestashop.com/forums/topic/235830-tutorial-configuracao-fretistas-ps-15x/?do=findComment&comment=1473100

 

Por favor siga o descrito.

 

 

Este tutorial propoe somente configuracao para módulos nativos. Para problemas com módulos nao nativos (pag seguro), ou módulos em si, vc. deve colocar os seus problemas aqui: http://www.prestashop.com/forums/forum/209-m%C3%B3dulos

 

Opa Mais uma vez agradeço.

 

Sim quando não se está logado ao add um ou mais produtos na loja no carrinho suspenso aparece FRETE GRÁTIS, na minha versão antiga mostrava apenas o valor de despesa de manuseio. De fato pelo comprador não estar logado ali nem deveria ser mostrado nada, não sei nas suas qual informação é mostrada. 

 

Já li sobre essa informação e falam para deixar na aba envio tudo preenchido, Despesa de envio, Frete Grátis a partir R$ e Frete Grátis a partir de kg, além de desabilitar a gestão avançada de estoque, na minha está tudo conforme assim mas aquela info permanece.

 

Quanto aos problemas que mencionei na postagem anterior, apenas o cliente logado pode observar, no meu caso não uso checkout visitante.

 

se quiser e puder testar:

 

user front: [email protected]

senha: teste1234

 

Quanto as configurações de BO, a princípio estão corretas sim, e revisei algumas vezes, a única coisa que acho estranho é realmente a questão que mencionei do peso ao invés de 0.500kg está 0.50000kg

 

onde colocando 2 produtos de 0.500kg a loja está cobrando como na faixa maior mas no BO em minhas vendas mostra que o peso é de 1.000kg 1kg mas também apresenta o valora da faixa mais alta.

 

Ou seja para efeito de cobrança de valor ela "lê" 10.000kg mas no BO em compras mostra que foi 1.000kg

 

SE vc puder e quiser dar uma olhada no BO me avisa crio um user e te passo.

 

Edú

Link to comment
Share on other sites

Mande dados log-in através de mensagem privada (PM) para eu dar uma olhada.

Selectshop, realmente agradeço muito sua participação e tentativa de ajuda com meu problema.

 

Depois de quase 3 dias de testes e pesquisas chegamos a conclusão que:

 

A versão em questão funciona bem o desabilitar a transportadora X pela faixa de peso por exemplo SE a opção frete grátis não estiver configurada para a partir de um determinado valor. Se for alimentado qualquer valor ao invés de desabilitar a transportadora X ela também para a ser Frete Grátis ao invés de ficar escondida e isso era justamente o que não queríamos.

 

O desabilitar por faixa de preço gera o mesmo problema se o frete grátis a partir de $ estiver com qualquer valor diferente de 0

 

Vou deixa a solução que usamos aqui pode ser útil a mais alguém.

 

Faixa de peso cadastrados de acordo com a sua necessidade

Faixa de Preço de R$ 200,00 à R$ 100.000,00 (pois no nosso caso o frete grátis começa em R$ 200,00)

 

Na aba envio

 

Manuseio o valor que achar conveniente

Frete grátis começa em $ deixe 0 (zero)

Frete Grátis começa em Kg deixe zero (zero)

Faturação padrão deixe como: peso.

 

Trasportadora para as 2 que vão trabalhar por faixas de peso

Regiões que elas vão atender

Estado:  Ativado 
Aplicar o custo de transporte:  Sim
Envios e Manuseio:  Ativado   
Faturação:  Comportamento padrão  
Comportamento fora do intervalo: aplicar custo ao maior limite definido
 
Em trasportadoras ainda criamos um 3ª chamada: FRETE GRÁTIS
 
nesta tem a seguinte configuração:
Regiões que elas vão atender
Estado:  Ativado   
Aplicar o custo de transporte:  Sim   
Envios e Manuseio: Desativado
Faturação: SEGUNDO O PREÇO TOTAL
Comportamento fora do intervalo: Desative a transportadora
 
Então desta forma o funcionamento é que se o valor do pedido for menor que R$ 200,00 são apresentadas apenas as 2 transportadoras que são que trabalham por faixa de peso, SE o valor do pedido for mais que R$ 200,00 é mostrada a terceira opção que é o frete grátis.

 

 

Mais uma vez agradeço e me coloco a disposição!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...